Contingente Especial - Candidatos dos Açores

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E se eu não entrar nas vagas do contingente da 1 opção, passo para as da 2a ou ainda posso entrar na 1a, já sem os benefícios do contingente?
Na tua 1ª opção, caso não entres pelas vagas reservadas para o contingente especial, passas a candidata às vagas do contingente geral, só se não fores colocada em nenhum dos dois, é que o processo passa para a tua 2ª opção e faz o mesmo processo.

juliaviveiros

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2015
Boa noite, gostaria de saber se alguém tem conhecimento acerca da seguinte questão:
Supondo que um aluno concorre para a (única) vaga do contingente Açores do seu curso, e um outro, também dos Açores e com maior média, também concorre para essa mesma vaga (ficando portanto com ela), o primeiro aluno é admitido a concurso geral ou passa de vez para a segunda opção?
Ou seja, caso a vaga do contingente não seja sua, ele perde a oportunidade de entrar naquela opção? As respostas que obtenho para esta pergunta são todas contraditórias... :-/

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @juliaviveiros
Supondo que um aluno concorre para a (única) vaga do contingente Açores do seu curso, e um outro, também dos Açores e com maior média, também concorre para essa mesma vaga (ficando portanto com ela), o primeiro aluno é admitido a concurso geral ou passa de vez para a segunda opção?
Passa a ser candidato às restantes vagas do contingente geral.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Na candidatura não tenho a opção de escolher em que opções quero usar o contingente.. Ou seja, ele fica automaticamente aplicado a todas as 6 opções??
Sim, desde que cumpras as regras ele aplica automaticamente.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Supostamente um aluno não deveria poder escolher entre o Açores e o Geral?
Como assim? Se quiseres podes concorrer pelo contingente geral para todos os cursos.

Andremp

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2015
Como assim? Se quiseres podes concorrer pelo contingente geral para todos os cursos.
Exatamente, mas no post anterior disseste que ele é aplicado automaticamente. Aquando da candidatura não deveríamos escolher quais os que queremos concorrer com contingente Açores? ;)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Exatamente, mas no post anterior disseste que ele é aplicado automaticamente. Aquando da candidatura não deveríamos escolher quais os que queremos concorrer com contingente Açores? ;)
Não escolhes. Ou pedes simplesmente para a tua ficha ENES não fazer qualquer referência que és dos Açores, e aí concorres pelo contingente geral a todas as opções. Ou então tratas da documentação toda para a contingente e o sistema escolhe automaticamente em que opções usas o contingente conforme respeites ou não a ordem de ordenação (de colocar sempre primeiro os cursos da UAçores).

• Like
Reactions: Andremp

Andremp

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2015
Não escolhes. Ou pedes simplesmente para a tua ficha ENES não fazer qualquer referência que és dos Açores, e aí concorres pelo contingente geral a todas as opções. Ou então tratas da documentação toda para a contingente e o sistema escolhe automaticamente em que opções usas o contingente conforme respeites ou não a ordem de ordenação (de colocar sempre primeiro os cursos da UAçores).

Obrigado pela informação ;)

Inêsfts

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2015
Se pretender utilizar o contigente Açores e se o curso que pretender não for lecionado na Universidade dos Açores, o contigente fica sem efeito? Li o documento sobre isso, mas não fiquei bem esclarecida.
Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Inêsfts
Se pretender utilizar o contigente Açores e se o curso que pretender não for lecionado na Universidade dos Açores, o contigente fica sem efeito? Li o documento sobre isso, mas não fiquei bem esclarecida.
Continuas a ter o contingente, mas nesse caso não és obrigada a meter nenhuma opção em primeiro lugar, dado que não existe nenhuma equivalente na UAçores.

André Tavares

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2015
Boas,
Se fizer uso do Contingente Açores, num curso que não existe na UAç, como é que sou colocado? Estou a me candidatar em contingente geral em primeiro lugar, automaticamente, e só se não tiver nota para entrar é que é aplicado o Contingente Açores?
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @André Tavares
Se fizer uso do Contingente Açores, num curso que não existe na UAç, como é que sou colocado? Estou a me candidatar em contingente geral em primeiro lugar, automaticamente, e só se não tiver nota para entrar é que é aplicado o Contingente Açores?
Funciona ao contrário, és colocado primeiro pelo contingente dos Açores, e só se essas vagas ficarem esgotadas é que o sistema te tenta colocar pelas restantes vagas do contingente geral. Por isso em alguns cursos mais concorridos o último colocado pelo contingente especial pode ser mais alta do que o último colocado pelo contingente geral.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E se existir o curso na UAçores, mas eu não quiser lá ficar?
Podes não colocar o curso da UAçores, mas nas opções desse curso concorrerás apenas pelo continente geral.

B_20

Membro Caloiro
Matrícula
2 Agosto 2015

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Portanto, posso enviar a minha candidatura para uma universidade que tenha um curso não lecionado nos Açores e continuar a beneficiar do Contigente Açores? O curso tem de ser congénere de modo a que possa usufruir do contingente?
Podes, sim, este contingente existe em todos os cursos fora dos Açores. Só nos casos em que um curso congénere existe na Universidade dos Açores é que tens de ter o cuidado de colocar essa opção em primeiro lugar.

DianaMTC

Membro
Matrícula
17 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Olá, tenho uma dúvida: Se eu me candidatar para um curso congénere nos açores na 2º opção, o contingente açores só se aplica a partir da 3º opção (e o curso que pus na 1ª opção é pelo contingente geral), não é?