Contingente Especial - Candidatos dos Açores

E se eu não entrar nas vagas do contingente da 1 opção, passo para as da 2a ou ainda posso entrar na 1a, já sem os benefícios do contingente?
Na tua 1ª opção, caso não entres pelas vagas reservadas para o contingente especial, passas a candidata às vagas do contingente geral, só se não fores colocada em nenhum dos dois, é que o processo passa para a tua 2ª opção e faz o mesmo processo.

Boa noite, gostaria de saber se alguém tem conhecimento acerca da seguinte questão:
Supondo que um aluno concorre para a (única) vaga do contingente Açores do seu curso, e um outro, também dos Açores e com maior média, também concorre para essa mesma vaga (ficando portanto com ela), o primeiro aluno é admitido a concurso geral ou passa de vez para a segunda opção?
Ou seja, caso a vaga do contingente não seja sua, ele perde a oportunidade de entrar naquela opção? As respostas que obtenho para esta pergunta são todas contraditórias... :-/

Olá @juliaviveiros
Supondo que um aluno concorre para a (única) vaga do contingente Açores do seu curso, e um outro, também dos Açores e com maior média, também concorre para essa mesma vaga (ficando portanto com ela), o primeiro aluno é admitido a concurso geral ou passa de vez para a segunda opção?
Passa a ser candidato às restantes vagas do contingente geral.

Na candidatura não tenho a opção de escolher em que opções quero usar o contingente.. Ou seja, ele fica automaticamente aplicado a todas as 6 opções??
Sim, desde que cumpras as regras ele aplica automaticamente.

Supostamente um aluno não deveria poder escolher entre o Açores e o Geral?
Como assim? Se quiseres podes concorrer pelo contingente geral para todos os cursos.

Como assim? Se quiseres podes concorrer pelo contingente geral para todos os cursos.
Exatamente, mas no post anterior disseste que ele é aplicado automaticamente. Aquando da candidatura não deveríamos escolher quais os que queremos concorrer com contingente Açores? ;)

Exatamente, mas no post anterior disseste que ele é aplicado automaticamente. Aquando da candidatura não deveríamos escolher quais os que queremos concorrer com contingente Açores? ;)
Não escolhes. Ou pedes simplesmente para a tua ficha ENES não fazer qualquer referência que és dos Açores, e aí concorres pelo contingente geral a todas as opções. Ou então tratas da documentação toda para a contingente e o sistema escolhe automaticamente em que opções usas o contingente conforme respeites ou não a ordem de ordenação (de colocar sempre primeiro os cursos da UAçores).

• Like
Reactions: Andremp
Não escolhes. Ou pedes simplesmente para a tua ficha ENES não fazer qualquer referência que és dos Açores, e aí concorres pelo contingente geral a todas as opções. Ou então tratas da documentação toda para a contingente e o sistema escolhe automaticamente em que opções usas o contingente conforme respeites ou não a ordem de ordenação (de colocar sempre primeiro os cursos da UAçores).

Obrigado pela informação ;)

Se pretender utilizar o contigente Açores e se o curso que pretender não for lecionado na Universidade dos Açores, o contigente fica sem efeito? Li o documento sobre isso, mas não fiquei bem esclarecida.
Obrigada.

Olá @Inêsfts
Se pretender utilizar o contigente Açores e se o curso que pretender não for lecionado na Universidade dos Açores, o contigente fica sem efeito? Li o documento sobre isso, mas não fiquei bem esclarecida.
Continuas a ter o contingente, mas nesse caso não és obrigada a meter nenhuma opção em primeiro lugar, dado que não existe nenhuma equivalente na UAçores.

Boas,
Se fizer uso do Contingente Açores, num curso que não existe na UAç, como é que sou colocado? Estou a me candidatar em contingente geral em primeiro lugar, automaticamente, e só se não tiver nota para entrar é que é aplicado o Contingente Açores?
Obrigado

Olá @André Tavares
Se fizer uso do Contingente Açores, num curso que não existe na UAç, como é que sou colocado? Estou a me candidatar em contingente geral em primeiro lugar, automaticamente, e só se não tiver nota para entrar é que é aplicado o Contingente Açores?
Funciona ao contrário, és colocado primeiro pelo contingente dos Açores, e só se essas vagas ficarem esgotadas é que o sistema te tenta colocar pelas restantes vagas do contingente geral. Por isso em alguns cursos mais concorridos o último colocado pelo contingente especial pode ser mais alta do que o último colocado pelo contingente geral.

E se existir o curso na UAçores, mas eu não quiser lá ficar?
Podes não colocar o curso da UAçores, mas nas opções desse curso concorrerás apenas pelo continente geral.

Portanto, posso enviar a minha candidatura para uma universidade que tenha um curso não lecionado nos Açores e continuar a beneficiar do Contigente Açores? O curso tem de ser congénere de modo a que possa usufruir do contingente?
Podes, sim, este contingente existe em todos os cursos fora dos Açores. Só nos casos em que um curso congénere existe na Universidade dos Açores é que tens de ter o cuidado de colocar essa opção em primeiro lugar.

Olá, tenho uma dúvida: Se eu me candidatar para um curso congénere nos açores na 2º opção, o contingente açores só se aplica a partir da 3º opção (e o curso que pus na 1ª opção é pelo contingente geral), não é?