Contingente Especial - Candidatos dos Açores

Olá, tenho uma dúvida: Se eu me candidatar para um curso congénere nos açores na 2º opção, o contingente açores só se aplica a partir da 3º opção (e o curso que pus na 1ª opção é pelo contingente geral), não é?
Não necessariamente. Caso o curso que tens na primeira opção não tenha curso congénere na Universidade dos Açores, também teria direito à este contingente especial. Os seguintes teriam caso respeitasses a regra do curso congénere estar sempre a anteceder essa opção, caso ele exista.

• Like
Reactions: DianaMTC
Olá @Inêsfts
Como é que faço para colocar as primeiras duas opções com contigente Açores e as seguintes sem?
Basta que não respeites a ordem dos cursos congéneres. Se deres um exemplo pode ser mais fácil perceber a tua dúvida.

Olá @Inêsfts

Basta que não respeites a ordem dos cursos congéneres. Se deres um exemplo pode ser mais fácil perceber a tua dúvida.

Por exemplo:
1ª opção - ciências políticas e relações internacionais
2ª opção - ciências políticas
3ª opção - economia
4ª opção - gestão
5ª opção - psicologia

As duas primeiras opções não são leccionadas nos Açores, mas as restantes são. Eu queria utilizar o contigente, mas não queria ficar nos Açores....

Por exemplo:
1ª opção - ciências políticas e relações internacionais
2ª opção - ciências políticas
3ª opção - economia
4ª opção - gestão
5ª opção - psicologia

As duas primeiras opções não são leccionadas nos Açores, mas as restantes são. Eu queria utilizar o contigente, mas não queria ficar nos Açores....
Nas duas primeiras terias o contingente, já que essas opções não existem na UAçores. Nas outras, se estás a concorrer a instituições de ensino superior fora dos Açores, e como não colocas essa opção primeiro, estás a concorrer pelo contingente geral.

Nas duas primeiras terias o contingente, já que essas opções não existem na UAçores. Nas outras, se estás a concorrer a instituições de ensino superior fora dos Açores, e como não colocas essa opção primeiro, estás a concorrer pelo contingente geral.

Para utilizar o contigente como é que faço? Utilizo o código de preferência regional que se encontra na ficha Enes?

Para utilizar o contigente como é que faço? Utilizo o código de preferência regional que se encontra na ficha Enes?
Sim, é feito através da ficha ENES. Deves também entregar os documentos que comprovam que satisfazes as condições no GAES da tua área de residência, com é explicado aqui.

Boas!
Pretendo candidatar-me com o Contigente Açores, a um curso que também existe na Uaç, no entanto nos Açores pedem Matemática ou Economia e não tenho nenhum desses exames, entraria em Lisboa portanto apenas com Português!
A condição de colocar em primeira opção a Uaç mantém-se?
Obrigado

Boas! Imaginemos que pretendo candidatar-me a Psicologia em Lisboa, usando o contigente açores. Esse curso existe na região, e dado a minha média a probabilidade de ficar nos Açores seria bem elevada, o que não é do meu interesse, no entando esse mesmo curso com Mestrado Integrado não existe nos Açores. Posso candidatar-me a Psicologia com Mestrado Integrado usando o contingente sem pôr os Açores como opção em primeiro lugar?
Desculpe a confusão, obrigada

Olá @bmsf
Posso candidatar-me a Psicologia com Mestrado Integrado usando o contingente sem pôr os Açores como opção em primeiro lugar?
Sugiro que comeces por conferir esta lista dos cursos congéneres com os da Universidade dos Açores:
http://www.dges.mec.pt/Guias/pdfs/congen_RAA_2015.pdf

Caso o curso da UAçores seja congénere ao que tu queres concorrer, perdes o contingente ao colocar essa opção em primeiro.

Boas!
Imaginemos que pretendo candidatar-me ao curso de Psicologia (Mestrado Integrado) na Universidade de Coimbra com o contingente Açores, cujo curso não consta na lista de cursos congéneres da UAçores. Preciso de, para usufriu do contingente, pôr o curso de Psicologia (apenas licenciatura) que a UAçores oferece, como opção anterior à de Coimbra?
Obrigada!

Olá @mariacf
Preciso de, para usufriu do contingente, pôr o curso de Psicologia (apenas licenciatura) que a UAçores oferece, como opção anterior à de Coimbra?
Se o curso não for congénere com o da Universidade dos Açores não precisas de colocar essa opção para ter o contingente.

Boas!
Quando faço a minha candidatura, coloco o contingente com o qual quero concorrer (Açores) e na preferência regional coloco que não pretendo beneficiar da mesma, assim, o código de comprovação de preferência regional/contingente não é aceite! Se puser que pretendo beneficiar da preferência regional, mantendo o contingente Açores, o código funciona.
É normal?
Obrigado

Boas!
Quando faço a minha candidatura, coloco o contingente com o qual quero concorrer (Açores) e na preferência regional coloco que não pretendo beneficiar da mesma, assim, o código de comprovação de preferência regional/contingente não é aceite! Se puser que pretendo beneficiar da preferência regional, mantendo o contingente Açores, o código funciona.
É normal?
Obrigado
Sim é. Também candidatei-me com o contingente Açores e de forma a usufruir do contingente foi necessário colocar a preferência regional. Foi uma dúvida que também tive mas no gabinete de acesso ao ensino superior explicaram-me isso. Não te preocupes :wink:

• Like
Reactions: mariacf
Boas!
É normal?
Obrigado
Acho que sim, quando fiz a minha candidatura fui à escola e disseram para pôr contingente e preferência regional porque caso contrário o código não dava certo, mas que não havia problema se não quisesse beneficiar do mesmo porque isso estava dependente da ordem das minhas opções. Se puseres numa ordem que não te permite beneficiar do contingente Açores concorres normalmente pelo contingente geral, não é por isso que irás ficar nos Açores :)

• Like
Reactions: mariacf
Olá!
Pretendo candidatar-me a Gestão no Iscal (Lisboa) através do contingente açores com o exame de Português.
Esse curso é lecionado nos Açores, no entanto pedem Matemática/Economia! E eu não tenho nenhum deles.
Li um artigo da Uniarea que diz: "Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura."

No entanto, fui hoje à secretaria da minha escola e deram-me certezas que isso não é válido!
Gostava mesmo de saber se é possível ou não, uma vez que se perder o contingente como me informaram na escola, mais vale substituir aquela opção por outra.

Obrigado pela atenção

Olá @ribeiro97
Li um artigo da Uniarea que diz: "Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura."
Considerando que fui eu que escrevi isso, acho que sou a pessoa ideal para te responder. :tonguewink:

No entanto, fui hoje à secretaria da minha escola e deram-me certezas que isso não é válido!
Gostava mesmo de saber se é possível ou não, uma vez que se perder o contingente como me informaram na escola, mais vale substituir aquela opção por outra.
Não sei se percebeste bem o que está ali escrito, mas o que aquilo refere, aplicando ao teu caso, é que, excepcionalmente, não precisas de colocar a opção congénere da universidade dos açores, dado que não estás habilitado a concorrer à mesma (no teu caso, não tens prova de ingresso válidas). Mesmo que ate colocasses a opção da UAçores em primeiro lugar, o que vai acontecer é que nessa opção serás automaticamente excluído. Logo escusas de estar a desperdiçar uma opção...

Já agora, só para que não existam dúvidas, o que eu escrevi na parte que me citas está definido no nº 5 (para o contingente Açores) e no nº 7 (para o contingente Madeira), do artigo 11.º do "Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no ano letivo de 2015-2016" que consta da Portaria n.º 197-B/2015 de 3 de julho.

• Like
Reactions: ribeiro97