Contingente Especial - Candidatos dos Açores

Carolinamsousa

Membro Caloiro
Matrícula
2 Agosto 2016
Boa tarde,
Ao usar o contingente Açores na minha primeira opção (que é um curso que nao há na universidade de cá), estou a concorrer apenas para os 3,5% das vagas reservadas a esse contingente? Ou seja, a concorrer apenas com as pessoas que usaram esse mesmo contingente, logo entra quem tiver a média mais alta? Ou então quem concorre em contingente especial poderá até entrar com média inferior ao ultimo colocado pelo contingente geral? Sendo esse o caso, concorrer com esse contingente especial só me trará vantagens e nunca desvantagens certo?
Penso que será desta última forma mas nao tenho 100% certeza.. Espero ter sido explícita o suficiente para alguem me esclarecer esta duvida! Muito obrigada desde já :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Carolinamsousa
Ao usar o contingente Açores na minha primeira opção (que é um curso que nao há na universidade de cá), estou a concorrer apenas para os 3,5% das vagas reservadas a esse contingente? Ou seja, a concorrer apenas com as pessoas que usaram esse mesmo contingente, logo entra quem tiver a média mais alta? Ou então quem concorre em contingente especial poderá até entrar com média inferior ao ultimo colocado pelo contingente geral? Sendo esse o caso, concorrer com esse contingente especial só me trará vantagens e nunca desvantagens certo?
Concorres em primeiro lugar a essas vagas, caso elas fiquem preenchidas passas a ser candidata às restantes vagas gerais. E sim, podes entrar com média inferior ao último colocado pelo contingente geral, só tem vantagens.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Kqkeke8

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2016
Olá! Sou dos Açores e vou concorrer para a Universidade agora, tenho certas dúvidas no uso do contigente. Quero ir estudar para Lisboa, para Arquitetura de Interiores ou Arquitetura de Reabilitação e existe o curso de Arquitetura cá, se usar o contingente para as duas arquiteturas que quero, havendo o curso de arquiteruta cá, mesmo não sendo o mesmo, interfere?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Kqkeke8
Olá! Sou dos Açores e vou concorrer para a Universidade agora, tenho certas dúvidas no uso do contigente. Quero ir estudar para Lisboa, para Arquitetura de Interiores ou Arquitetura de Reabilitação e existe o curso de Arquitetura cá, se usar o contingente para as duas arquiteturas que quero, havendo o curso de arquiteruta cá, mesmo não sendo o mesmo, interfere?
Tens de ver se esses cursos são considerados congéneres com o da universidade dos Açores. Caso sejam, e queiras ter o contingente, tens de colocar a opção dos Açores em primeiro lugar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Kqkeke8

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2016
Bom dia!!!
Fiz melhoria do exame de geometria do ano passado que obtive na segunda fase 125, e este ano 10,5 em primeira fase.
só posso usar para prova de ingresso o 10,5, certo,"? E não vale a pena ir a segunda fase pois nao me vai subir a nota interna?
Mais uma dúvida, onde posso ver a percentagem das provas de ingresso que pedem os curoso? E os preços requisitos, isso o que é?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Fiz melhoria do exame de geometria do ano passado que obtive na segunda fase 125, e este ano 10,5 em primeira fase.
só posso usar para prova de ingresso o 10,5, certo,"?
Na 1ª fase de candidaturas deste ano, certo.
E não vale a pena ir a segunda fase pois nao me vai subir a nota interna?
Se não pensas concorrer à 2ª fase de candidaturas, nem em próximos anos, não.
Mais uma dúvida, onde posso ver a percentagem das provas de ingresso que pedem os curoso?
Só para a semana quando sair o Guia da Candidatura 2017.
E os preços requisitos, isso o que é?
Pré-requisitos | Uniarea

Guionofr3

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2017
Boa noite.
Terminei agora o ensino secundário e tenho umas duvidas quanto ao uso do contingente Açores.
Por exemplo, quero candidatar me ao curso de ciências biomédicas laboratoriais, mas não existe o curso no região autónoma dos Açores, como uso o contingente para entrar neste curso? Obrigado

magi02

Membro
Matrícula
11 Março 2015
Hello :)

Para usufruir do contigente Açores na candidatura, tenho que colocar o código da preferência regional mesmo que não queira ter preferência regional?
É que mandei um e-mail para a faculdade a que vou concorrer e disseram-me que nenhum dos seus cursos tem preferência regional.
Como faço?? É que quero ter o contingente Açores mas não sei se diga "sim" á preferência regional pois a universidade não tem... Será que me excluem??

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Guionofr3
Boa noite.
Terminei agora o ensino secundário e tenho umas duvidas quanto ao uso do contingente Açores.
Por exemplo, quero candidatar me ao curso de ciências biomédicas laboratoriais, mas não existe o curso no região autónoma dos Açores, como uso o contingente para entrar neste curso? Obrigado
Nesse caso não tens de te preocupar em colocar uma opção da universidade dos Açores em primeiro.
--- Post atualizado ---
Olá @magi02
Hello :)

Para usufruir do contigente Açores na candidatura, tenho que colocar o código da preferência regional mesmo que não queira ter preferência regional?
É que mandei um e-mail para a faculdade a que vou concorrer e disseram-me que nenhum dos seus cursos tem preferência regional.
Como faço?? É que quero ter o contingente Açores mas não sei se diga "sim" á preferência regional pois a universidade não tem... Será que me excluem??
A preferência regional e o contingente especial para açoreanos são coisas diferentes.

magi02

Membro
Matrícula
11 Março 2015
Olá @Guionofr3

Nesse caso não tens de te preocupar em colocar uma opção da universidade dos Açores em primeiro.
--- Post atualizado ---
Olá @magi02

A preferência regional e o contingente especial para açoreanos são coisas diferentes.
Então posso colocar contingente Açores na candidatura e não colocar preferência regional?

Mayza

Membro
Matrícula
16 Junho 2016
Curso
Informática - Redes e Multimédia (IRM)
Instituição
UAç
Boas.

Frequentei, no passado ano letivo, o curso de Direito, na FDUP, e candidatei-me com o contingente Açores. Este ano, porém, vou mudar de curso, pelo que não cancelei a minha inscrição na FDUP, vou simplesmente não me voltar a inscrever no próximo ano. Acontece que fui pedir a ficha ENES e o contingente Açores não consta da ficha (o que não me permite usufruir do contingente em questão, no processo de candidatura). A minha dúvida é se terá sido um erro apenas (e se devo efetivamente dirigir-me à escola, a fim de pedir nova ficha ENES), ou se não tenho direito ao contingente Açores, dado que já estou inscrita noutro curso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então posso colocar contingente Açores na candidatura e não colocar preferência regional?
Podes.

Olá @Mayza
Boas.

Frequentei, no passado ano letivo, o curso de Direito, na FDUP, e candidatei-me com o contingente Açores. Este ano, porém, vou mudar de curso, pelo que não cancelei a minha inscrição na FDUP, vou simplesmente não me voltar a inscrever no próximo ano. Acontece que fui pedir a ficha ENES e o contingente Açores não consta da ficha (o que não me permite usufruir do contingente em questão, no processo de candidatura). A minha dúvida é se terá sido um erro apenas (e se devo efetivamente dirigir-me à escola, a fim de pedir nova ficha ENES), ou se não tenho direito ao contingente Açores, dado que já estou inscrita noutro curso.
Como já te matriculaste no ensino superior não podes usar o contingente especial novamente.

• Like
Reactions: Mayza

Guionofr3

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2017
Ola
Pré-requisitos | Uniarea[/QUOTE]
Boa noite.
Então basta me colocar em primeiro lugar o referido curso e estarei automaticamente abrangido pelo contingente? Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

magi02

Membro
Matrícula
11 Março 2015
É possível fazer isto na minha candidatura a cursos que não existem nos Açores?

1-sem contingente Açores
2-sem contingente Açores
3-com contigente
4- "
5- "
6- "

Creirwy

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Mestrado em Ensino de Física e Química
Instituição
FCUP
É possível fazer isto na minha candidatura a cursos que não existem nos Açores?

1-sem contingente Açores
2-sem contingente Açores
3-com contigente
4- "
5- "
6- "
"Na candidatura ao ensino superior tens de ter em consideração que para teres acesso às vagas deste contingente:
♫ Apenas podes concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores desde que, na lista ordenada das tuas opções de candidatura também concorras, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade.
♫ Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura.
Por exemplo, no caso de Medicina, significa que para teres acesso às vagas do contingente nos cursos ministrados em Universidades fora dos Açores, deves primeiro colocar a opção do Ciclo Básico de Medicina na Universidade dos Açores por ser um curso congénere de Medicina."
(Info: Candidatos oriundos dos Açores | Uniarea)
Se as tuas duas primeiras opções forem diferentes da 3ª, ou seja, não disserem respeito ao mesmo curso, isso é possível. Se todas as opções forem de encontro ao mesmo curso (embora em universidades diferentes), não irás beneficiar das vagas do contingente se não colocares o curso na Universidade dos Açores em primeiro lugar (a não ser que as tuas provas de ingresso ou nota de candidatura não te permitam concorrer ao curso na Universidade dos Açores).
Espero ter ajudado. :)

Última edição:
  • Like
Reactions: davis