Contingente Especial - Candidatos dos Açores

magi02

Membro
Matrícula
11 Março 2015
"Na candidatura ao ensino superior tens de ter em consideração que para teres acesso às vagas deste contingente:
♫ Apenas podes concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores desde que, na lista ordenada das tuas opções de candidatura também concorras, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade.
♫ Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura.
Por exemplo, no caso de Medicina, significa que para teres acesso às vagas do contingente nos cursos ministrados em Universidades fora dos Açores, deves primeiro colocar a opção do Ciclo Básico de Medicina na Universidade dos Açores por ser um curso congénere de Medicina."
(Info: Candidatos oriundos dos Açores | Uniarea)
Se as tuas duas primeiras opções forem diferentes da 3ª, ou seja, não disserem respeito ao mesmo curso, isso é possível. Se todas as opções forem de encontro ao mesmo curso (embora em universidades diferentes), não irás beneficiar das vagas do contingente se não colocares o curso na Universidade dos Açores em primeiro lugar.
Espero ter ajudado. :)

Peço desculpa mas não fiquei muito esclarecida. Significa que não é possível?

Creirwy

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Mestrado em Ensino de Física e Química
Instituição
FCUP
Peço desculpa mas não fiquei muito esclarecida. Significa que não é possível?
Imagina que queres Medicina. Para beneficiares do contingente, tens de colocar o curso na Universidade dos Açores em 1º lugar, a não ser que as provas de ingresso não permitam. Se colocares em 1º e 2º lugar Medicina em universidades aonde o contingente não se aplica (do continente), e em 3º lugar o mesmo curso na Universidade dos Açores, não vais ter direito ao benefício.
Nesse caso, a Universidade dos Açores tinha de estar em 1ª opção.
Se as opções disserem respeito a cursos diferentes, isso já não acontece.
Para beneficiares do contingente, tens de te certificar que o curso na Universidade dos Açores está numa opção mais acima do que o mesmo curso noutra instituição.

Ou seja, isso é possível, mas só se nenhum curso nas duas primeiras opções for igual ao da 3ª.

Última edição:

magi02

Membro
Matrícula
11 Março 2015
Imagina que queres Medicina. Para beneficiares do contingente, tens de colocar o curso na Universidade dos Açores em 1º lugar, a não ser que as provas de ingresso não permitam. Se colocares em 1º e 2º lugar Medicina em universidades aonde o contingente não se aplica (do continente), e em 3º lugar o mesmo curso na Universidade dos Açores, não vais ter direito ao benefício.
Nesse caso, a Universidade dos Açores tinha de estar em 1ª opção.
Se as opções disserem respeito a cursos diferentes, isso já não acontece.
Para beneficiares do contingente, tens de te certificar que o curso na Universidade dos Açores está numa opção mais acima do que o mesmo curso noutra instituição.

Ou seja, isso é possível, mas só se nenhum curso nas duas primeiras opções for igual ao da 3ª.

E caso não seja Medicina?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: Creirwy

Kqkeke8

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2016
Bom dia!
Já fiz a minha candidatura, mas tive certas dúvidas! Os cursos que escolhi, não são congéneres com os que existem na universidade dos Açores, ou seja tenho direito a usar o contigente sem ter que escolher um curso que haja cá? Como posso usufruir dele? O que tenho que selecionar?
Obrigada!!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Kqkeke8
Já fiz a minha candidatura, mas tive certas dúvidas! Os cursos que escolhi, não são congéneres com os que existem na universidade dos Açores, ou seja tenho direito a usar o contigente sem ter que escolher um curso que haja cá? Como posso usufruir dele? O que tenho que selecionar?
Nesse caso, sim. Na candidatura assinalas o contingente pelo qual estás a concorrer.

Sofia Azevedo

Membro
Matrícula
17 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boa noite!
Estou em CTs e irei para o 11º ano. Sou açoriana.
Farei exame a biologia e geologia e a física e química. Se um dos exames não me correr bem na primeira fase posso ir à segunda, mas deixo de ter direito ao contingente. Posso voltar a fazer o exame no 12º ano e
mesmo assim concorrer à universidade na primeira fase com o contingente?
Tenho algumas dúvidas relativas a este contingente e gostava de as esclarecer.
Obrigada desde já :kissingsmiling:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Filipa Pessoa

Membro Caloiro
Matrícula
30 Agosto 2017
Olá!
Queria saber se escolhermos usar contingente e não conseguirmos entrar na primeira opção (com o contingente dos Açores) a dges depois tenta colocar-nos na nossa primeira opção mas no contingente geral? (o mesmo para as restantes opções de cursos)

Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Filipa Pessoa
Queria saber se escolhermos usar contingente e não conseguirmos entrar na primeira opção (com o contingente dos Açores) a dges depois tenta colocar-nos na nossa primeira opção mas no contingente geral? (o mesmo para as restantes opções de cursos)
Sim, é exatamente dessa forma que funciona.

• Like
Reactions: Filipa Pessoa

BeatrizRibeiro2000

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2018
Olá, estou quase a candidatar-me ao ensinou superior e ando em dúvida acerca de como posso beneficiar do contingente Açores!
Considerando que pretendo ingressar na univerdade do Algarve no curso de ciências farmacêuticas (que também há nos Açores) usando apenas a prova de ingresso de biologia e geologia, dado que foi o exame que consegui obter 9,5 de classificação, posso concorrer a esta opção com estes parâmetros usando o contigente? Nos Açores são exigidas as provas de biologia e geologia em conjunto com física e química, ao contrário da universidade do Algarve, o que me deixa com algumas dúvidas.
Lembrando que na prova de física e química não tenho a nota mínima de classificação. Existe maneira de entrar com o contigente Açores? Gostava que me pudessem ajudar e desculpem a confusão!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @BeatrizRibeiro2000
Considerando que pretendo ingressar na univerdade do Algarve no curso de ciências farmacêuticas (que também há nos Açores) usando apenas a prova de ingresso de biologia e geologia, dado que foi o exame que consegui obter 9,5 de classificação, posso concorrer a esta opção com estes parâmetros usando o contigente? Nos Açores são exigidas as provas de biologia e geologia em conjunto com física e química, ao contrário da universidade do Algarve, o que me deixa com algumas dúvidas.
Tens é de respeitar as condições da instituição que queres concorrer, neste caso a UAlg. Se não tiveres condições para concorrer a UAçores, por não teres provas de ingresso válidas, até nem precisas de colocar essa opção em primeiro na candidatura, como exige o contingente.

• Like
Reactions: BeatrizRibeiro2000

Andreia P

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2017
Curso
Medicina
Bem mesmo após ter lido o documento não estou esclarecida. Tendo eu terminado o secundário à um ano mas tendo ficado a estudar e a assistir a aulas a fim de melhorar uma prova de ingresso, tenho ou não direito ao contingente?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ana Resendes
Bem mesmo após ter lido o documento não estou esclarecida. Tendo eu terminado o secundário à um ano mas tendo ficado a estudar e a assistir a aulas a fim de melhorar uma prova de ingresso, tenho ou não direito ao contingente?
Se não estiveste matriculada no ensino superior, sim, tens.

• Like
Reactions: Andreia P

Joaninha1234

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2017
Curso
Engenharia Informática e Computadores
Instituição
Instituto Superior Técnico
Olá, terminei este ano o secundário e estou com algumas dúvidas na candidatura... Sou açoriana e prentendo concorrer para Engenharia Informática e tambem tenho como opção Matemática Aplicada (Ambos cursos não congéneres à Universidade dos Açores) . Selecionei a opção de contigente Açores, e coloquei o código de ativação, mas dizia sempre "código inválido" e então também selecionei a opção de preferencia regional (porém não tenho preferência em ficar nos Açores, tanto que não existem os cursos que pretendo candidatar-me...) Vai alterar alguma coisa?

• Like
Reactions: Pedro Turambar

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Joaninha1234
Olá, terminei este ano o secundário e estou com algumas dúvidas na candidatura... Sou açoriana e prentendo concorrer para Engenharia Informática e tambem tenho como opção Matemática Aplicada (Ambos cursos não congéneres à Universidade dos Açores) . Selecionei a opção de contigente Açores, e coloquei o código de ativação, mas dizia sempre "código inválido" e então também selecionei a opção de preferencia regional (porém não tenho preferência em ficar nos Açores, tanto que não existem os cursos que pretendo candidatar-me...) Vai alterar alguma coisa?
A preferência regional e o contingente especial são coisas diferentes. A tua ficha ENES foi emitida com o contingente?

Joaninha1234

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2017
Curso
Engenharia Informática e Computadores
Instituição
Supostamente acho que sim... não pedi nem referi nada sobre o contigente ao pedir a ficha ENES. Só sei que o codigo não funcionava, cliquei que queria beneficar da preferência regional e passou a ser válido... Na minha ficha tenho no ponto 9 "Distristos das escolas de frequência e conclusão dos 11º e 12º anos, para efeitos de preferência regional: " e depoiss diz mesmo Contigente: R.A. Açores
Eu sei que contigente e preferência regional são coisas diferentes, mas estou confusa porque não consegui selecionar somente o contigente...
Só tenho 2 códigos na minha ficha, 1 do código de ativação da candidatura e o outro de comprovação pref. regional, era suposto ter um terceiro que eu não saiba?

• Like
Reactions: Pedro Turambar

Pedro Turambar

Membro Veterano
Matrícula
25 Junho 2017
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Olá @Joaninha1234

A preferência regional e o contingente especial são coisas diferentes. A tua ficha ENES foi emitida com o contingente?
Aconteceu-me exatamente o mesmo! Nas minhas primeiras opções candidatei-me para cursos que não são congéneres (só coloquei Medicina na FMUP na 5ª opção) e ativei o contigente Açores, no entanto pediam sempre para inserir o código da preferência regional quando tinha dito que não queria usufruir da mesma, sendo esse um campo obrigatório, e quando o fiz apareceu que era um código inválido. Mesmo selecionando que não queria utilizar a preferênca regional (não me candidatei a cursos na universidade dos açores) continuavam a pedir o código. Por isso também tive que ativar a preferência regional, não consegui ativar apenas o contigente tal como a @Joaninha1234 .