Contingente Especial - Candidatos dos Açores

Aconteceu-me exatamente o mesmo! Nas minhas primeiras opções candidatei-me para cursos que não são congéneres (só coloquei Medicina na FMUP na 5ª opção) e ativei o contigente Açores, no entanto pediam sempre para inserir o código da preferência regional quando tinha dito que não queria usufruir da mesma, sendo esse um campo obrigatório, e quando o fiz apareceu que era um código inválido. Mesmo selecionando que não queria utilizar a preferênca regional (não me candidatei a cursos na universidade dos açores) continuavam a pedir o código. Por isso também tive que ativar a preferência regional, não consegui ativar apenas o contigente tal como a @Joaninha1234 .
também sou dos açores e pretendo usar o contingente por isso também isto me deve acontecer. O que fazemos neste caso?

• Like
Reactions: Pedro Turambar
também sou dos açores e pretendo usar o contingente por isso também isto me deve acontecer. O que fazemos neste caso?
Eu prossegui com a candidatura ativando a preferência regional mesmo sabendo que não a poderia usar, porque era a única forma de ir para o passo seguinte. :confused: Eu suponho que isso não vá alterar nada na candidatura, porque a ativação da preferência regional não deverá ter qualquer efeito, mas não tenho a certeza.

Eu prossegui com a candidatura ativando a preferência regional mesmo sabendo que não a poderia usar, porque era a única forma de ir para o passo seguinte. :confused: Eu suponho que isso não vá alterar nada na candidatura, porque a ativação da preferência regional não deverá ter qualquer efeito, mas não tenho a certeza.
O que me parece é que o contingente especial deve ser ativado com o código da preferência regional, mas isso devia ser mais claro na candidatura.

• Like
O que me parece é que o contingente especial deve ser ativado com o código da preferência regional, mas isso devia ser mais claro na candidatura.
Também foi isso o que me pareceu, mas achei estranho porque realmente são duas coisas diferentes. Na informação que dão ao pé desse campo parece ser isso mesmo. De qualquer das formas não faz muito sentido obrigarem-nos a ativar a preferência regional...
1532296729839.png

• Like
Reactions: davis
Também foi isso o que me pareceu, mas achei estranho porque realmente são duas coisas diferentes. Na informação que dão ao pé desse campo parece ser isso mesmo. De qualquer das formas não faz muito sentido obrigarem-nos a ativar a preferência regional...
Ver anexo 4894
Ah, pronto, está aí referido mesmo isso. :sweatsmile:

• Like
Boa tarde,

Estava a fazer a candidatura à universidade e surgiu-me uma dúvida quanto às colocações através do Contingente Açores. Li o regulamento e diz o seguinte, relativamente à seriação dos candidatos:

"b) Colocação dos candidatos às vagas do contingente especial para a Região Autónoma dos Açores nas vagas da Universidade dos Açores ao abrigo da respetiva preferência regional;
c) Colocação dos candidatos às vagas do contingente especial para a Região Autónoma dos Açores não colocados na operação descrita na alínea b) nas respetivas vagas;"

Isto significa que os candidatos que concorram através do Contingente Açores passam por todo o processo de colocação pelas 6 opções e, só se não ficarem em nenhuma opção são adicionados aos candidatos do Contingente Geral, ou após não serem aceites na 1ª opção pelo Contingente Açores vão automaticamente para o Contingente Geral para as restantes opções (2ª a 6ª)?

Obrigada

Última edição:
Olá @BeatrizRocha00
Isto significa que os candidatos que concorram através do Contingente Açores passam por todo o processo de colocação pelas 6 opções e, só se não ficarem em nenhuma opção são adicionados aos candidatos do Contingente Geral, ou após não serem aceites na 1ª opção pelo Contingente Açores vão automaticamente para o Contingente Geral para as restantes opções (2ª a 6ª)?
O sistema tenta colocar-te primeiro na 1ª opção pelo contigente especial, se não der passa ao contingente geral dessa mesma opção. E assim sucessivamente na ordem dos cursos que colocares.

Olá @BeatrizRocha00

O sistema tenta colocar-te primeiro na 1ª opção pelo contigente especial, se não der passa ao contingente geral dessa mesma opção. E assim sucessivamente na ordem dos cursos que colocares.

E quanto às vagas para o contingente? Após passar a primeira opção, as vagas que não foram preenchidas ficam em "vazio" e são preenchidas nas restantes opções por candidatos dos Açores (se existirem) ou passam logo para o contingente geral?

Obrigada!

E quanto às vagas para o contingente? Após passar a primeira opção, as vagas que não foram preenchidas ficam em "vazio" e são preenchidas nas restantes opções por candidatos dos Açores (se existirem) ou passam logo para o contingente geral?
Explica isso melhor.

Explica isso melhor.

Por exemplo, se a minha primeira opção fosse Lisboa e não ficasse colocada, passaria para a segunda opção, Porto. Imaginemos que ficaram colocados em primeira opção 2 candidatos, dos Açores, de 5 possíveis, no Porto. As 3 vagas que restaram ficam ainda disponíveis para o Contingente Açores (para quem concorre em 2ª opção) ou passam a ser vagas do Contingente Geral?

Obrigada!

Por exemplo, se a minha primeira opção fosse Lisboa e não ficasse colocada, passaria para a segunda opção, Porto. Imaginemos que ficaram colocados em primeira opção 2 candidatos, dos Açores, de 5 possíveis, no Porto. As 3 vagas que restaram ficam ainda disponíveis para o Contingente Açores (para quem concorre em 2ª opção) ou passam a ser vagas do Contingente Geral?
Passam para os candidatos em segunda opção em que o contingente esteja ativo nessa mesma opção.

Media de 13,3 do secundário se meter contigente açores tenho mais oportunidade de entrar numa universidade com media de 15? Ouvi dizer que é como se subisse 2 valores

Olá! Não sou açoriana, já vivi aqui muitos anos mas entretanto voltei para a minha terra natal no continente em 2012. Voltei agora, em 2018, aos Açores, ou seja vai fazer um ano que estou a residir aqui. Sendo filha de militar tive que estar sempre a mudar-me, mas agora pergunto: eu não tenho direito a esta preferência pois não? É uma dúvida que não consigo esclarecer muito bem apesar de já ter lido as condições da dges. Se alguém me conseguisse ajudar ficava mesmo agradecida, obrigada!

Olá! Não sou açoriana, já vivi aqui muitos anos mas entretanto voltei para a minha terra natal no continente em 2012. Voltei agora, em 2018, aos Açores, ou seja vai fazer um ano que estou a residir aqui. Sendo filha de militar tive que estar sempre a mudar-me, mas agora pergunto: eu não tenho direito a esta preferência pois não? É uma dúvida que não consigo esclarecer muito bem apesar de já ter lido as condições da dges. Se alguém me conseguisse ajudar ficava mesmo agradecida, obrigada!
De acordo com os requisitos necessários, de entre eles: "À data da candidatura resides permanentemente na Região Autónoma dos Açores há pelo menos três anos.", julgo que não. Podes verificar os requisitos aqui: Candidatos oriundos dos Açores | Uniarea
No entanto, se te quiseres informar melhor, dirige-te a uma instituição de ensino superior para te esclareceres.

• Like
Reactions: davis
Olá, eu sou dos Açores e gostava de saber mais acerca do contingente Açores. Alguém sabe mais ou menos para que 'serve' e que benefícios dá? Eu tenho uma noção e já pesquisei sobre tal, mas talvez por experiência própria ou conhecimento pormenorizado me possam ajudar a entender de forma mais simples e direta. Por exemplo: Quantas vagas dá o contingente a uma universidade, caso hajam candidatos Açorianos para uma X universidade e um X curso? Eu quero ir para Geografia na universidade de Évora, mas a minha média não é de todo alta. Tenho 12 valores e tal com contingente, qual será a probabilidade...? Será que mesmo com esta média devido ao contingente consigo entrar? Obrigado.

Última edição:
Olá @cersux
Quantas vagas dá o contingente a uma universidade, caso hajam candidatos Açorianos para uma X universidade e um X curso?
Cada curso reserva no concurso nacional de acesso 3,5% das vagas para o contingente especial de alunos oriundos dos Açores, sendo esse valor no mínimo de 1 vaga.
Eu quero ir para Geografia na universidade de Évora, mas a minha média não é de todo alta. Tenho 12 valores e tal com contingente, qual será a probabilidade...?
Consegues ver no site da DGES qual é a nota do último colocado por cada um dos contingentes especiais. Por exemplo, em Geografia da UÉvora vens aqui:

Onde tens as notas dos últimos colocados, por baixo tens um "PDF". Abres esse documento e podes ver que na 1ª fase do ano passado concorreram apenas 2 alunos para a vaga disponível para este contingente, tenho o aluno colocado nota de último colocado de 120,9. Podes também ver que o aluno colocado pelo contingente da Madeira tinha 111,5. O último colocado pelo contingente geral tinha 113,2 , o que significa que se havia algum aluno açoriano a concorrer com o contingente entre 113,2 e 120,9 foi colocado pelo contingente geral.

Obrigado pela resposta! Achas que com a situação do COVID-19 haja alguma probabilidade de eu entrar com o tal contingente? Visto que a minha média não é propriamente alta, estou com receio de não conseguir