Contingente Especial - Candidatos dos Açores

Obrigado pela resposta! Achas que com a situação do COVID-19 haja alguma probabilidade de eu entrar com o tal contingente? Visto que a minha média não é propriamente alta, estou com receio de não conseguir
É muito incerto, mas vale a pena tentares. Só há uma vaga, pelo que estás muito dependente de haver outros candidatos dos Açores a concorrer.

Cada curso reserva no concurso nacional de acesso 3,5% das vagas para o contingente especial de alunos oriundos dos Açores, sendo esse valor no mínimo de 1 vaga.
Boa tarde!
Caso esses 3.5% correspondam um total de 2.765 das vagas isso é 3 vagas para alunos açorianos ou apenas 2...?
Como não é 3 "inteiro" e tamos a falar de vagas que não podem ser por assim dizer divididas como é?

Olá @bea_moniz123
Boa tarde!
Caso esses 3.5% correspondam um total de 2.765 das vagas isso é 3 vagas para alunos açorianos ou apenas 2...?
Como não é 3 "inteiro" e tamos a falar de vagas que não podem ser por assim dizer divididas como é?
Arredondas para o valor inteiro mais perto. Nesse caso são 3 vagas.

• Fabulous
Reactions: bea_moniz123
Tenho de concorrer a Psicologia nos Açores antes de concorrer a Psicologia no Porto para usar o Contingente Açores?
Olá! Tu tens sempre a opção de usufruíres ou não do contingente Açores. Caso o faças e se, o curso tiver na região (Neste caso seria Psicologia na UAç), és obrigada a meter essa mesma opção como a tua primeira preferência. Caso contrário, se achares que tens uma boa média e queres meter Psicologia na UP, não podes usar o contingente porque lá está, sempre que existir esse mesmo curso na região e queiras usar o contingente, estas precisam de ser a tua primeira opção.
Post automatically merged:

Sou açoriana e pretendo candidatar-me a um curso com média entre 13 e 14 (que não há nos Açores) e tenho média de 15,7 aproximadamente. Será vantajoso candidatar-me com o contingente Açores? Poderei ser prejudicada de alguma forma? Qual a melhor opção?
Não aconselho a usares o contingente porque podes ter outra pessoa da região a concorrer e a ficar com a tua vaga. Se tens média e estás segura acho que devias descartar a hipótese de usares o contingente.
Falo por experiência própria :)

Olá, sou do continente e queria candidatar me aos Açores para ciências farmacêuticas, mas estou cheia de receio por causa das médias, tenho media de 14,3
Alguém sabe como estão as médias por aí?

• Like
Reactions: Xavier Fernandes
Ouvi que caso a minha média seja superior à média geral do curso para que vou, o meu contingente açores perde o efeito. Aqui surge-me a seguinte dúvida:
Sendo eu da RAA, posso concorrer ao ensino superior com a ajuda do Contingente Açores mesmo que a minha média seja superior à média dos colocados com contingente geral registada no ano da minha candidatura?

Ouvi que caso a minha média seja superior à média geral do curso para que vou, o meu contingente açores perde o efeito. Aqui surge-me a seguinte dúvida:
Sendo eu da RAA, posso concorrer ao ensino superior com a ajuda do Contingente Açores mesmo que a minha média seja superior à média dos colocados com contingente geral registada no ano da minha candidatura?
Podes, porque isso não faz sentido. Só se saberá a nota do último candidato na altura das colocações.

Qual é a diferença?
O contingente especial existem em todos os cursos com 3,5% das vagas, e é exclusivo para alunos dos Açores. A preferência regional está associada a preferências de determinadas zonas, pondendo ser mais do que um distrito, e pode ter até 50% das vagas. São também comprovados de formas diferentes na ficha ENES e na candidatura:

O contingente especial existem em todos os cursos com 3,5% das vagas, e é exclusivo para alunos dos Açores. A preferência regional está associada a preferências de determinadas zonas, pondendo ser mais do que um distrito, e pode ter até 50% das vagas. São também comprovados de formas diferentes na ficha ENES e na candidatura:

Ok, então, por exemplo, no caso dos Açorianos podemos beneficiar tanto do contingente quanto da preferência regional na UAç simultaneamente? Por exemplo, no meu caso, quero entrar em Medicina e estou a pensar em colocar o Ciclo Básico de Med na UAç em 1ª opção e nas restantes colocar outras faculdades de medicina no país. Desta forma estou a beneficiar do contingente e da preferência regional?

Ok, então, por exemplo, no caso dos Açorianos podemos beneficiar tanto do contingente quanto da preferência regional na UAç simultaneamente? Por exemplo, no meu caso, quero entrar em Medicina e estou a pensar em colocar o Ciclo Básico de Med na UAç em 1ª opção e nas restantes colocar outras faculdades de medicina no país. Desta forma estou a beneficiar do contingente e da preferência regional?
Sim, é isso mesmo.

Convém que se perceba a distinção porque pode até se dar o caso de um curso ter contingente especial para alunos dos Açores, ao mesmo tempo que tem preferência regional abrangendo os Açores. É raro, mas existe. Um exemplo disso é Gestão de Empresas no politécnico de Santarém. A preferência regional deles, além de outros distritos, abrange a Madeira e os Açores.

• Like
Reactions: Sara Ferreira 1994
Posso perder o contingente ao realizar a candidatur e não me matricular?
Não. Só perdes direito ao contingente a partir do momento em que tiveres uma matrícula no ensino superior.

Boa noite, eu sou dos Açores ou seja tenho a possibilidade de concorrer com o contigente dos Açores. Como primeira opção vou colocar Engenharia Informática e de Computadores no Técnico, a minha nota de candidatura é de 191,5, ou seja, é praticamente certo que consiga entrar, por isso estou a pensar em concorrer com o contingente geral de modo a poder dar a "minha" vaga a outro aluno dos Açores, será que o devo fazer?

• Like
Reactions: Sara Ferreira 1994
Sim, é isso mesmo.

Convém que se perceba a distinção porque pode até se dar o caso de um curso ter contingente especial para alunos dos Açores, ao mesmo tempo que tem preferência regional abrangendo os Açores. É raro, mas existe. Um exemplo disso é Gestão de Empresas no politécnico de Santarém. A preferência regional deles, além de outros distritos, abrange a Madeira e os Açores.
Muito obrigada. Mais uma questão, é possível termos acesso às notas do último candidato que entraram através do Contingente Açoriano em medicina de anos anteriores a 2017? Na DGES só disponibilizam os "pdf's" de 2017, 2018 e 2019.

Olá @goncalo.m
Boa noite, eu sou dos Açores ou seja tenho a possibilidade de concorrer com o contigente dos Açores. Como primeira opção vou colocar Engenharia Informática e de Computadores no Técnico, a minha nota de candidatura é de 191,5, ou seja, é praticamente certo que consiga entrar, por isso estou a pensar em concorrer com o contingente geral de modo a poder dar a "minha" vaga a outro aluno dos Açores, será que o devo fazer?
Estás no teu direito de o fazer. Com essa média também me parece que é certo que entras.

Muito obrigada. Mais uma questão, é possível termos acesso às notas do último candidato que entraram através do Contingente Açoriano em medicina de anos anteriores a 2017? Na DGES só disponibilizam os "pdf's" de 2017, 2018 e 2019.
Quem costuma divulgar essa informação é a DGES na tal página dos cursos que viste.

Estava aqui a explorar, e consegues ter acesso aos ficheiros de 2014, 2015 e 2016, que continuam nos servidores da DGES, embora os links não estejam públicos. Para teres acesso faz isto:

Pega no link de um PDF da 1ª fase de 2019, por exemplo, Medicina na FMUL:
dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col19f1/ec19_15079813.pdf

No link muda aqueles números a vermelho para os anos que queres ver. Só funciona com 2014 a 2016. Os anos anteriores já devem ter removido do servidor.

Boa tarde
Pretendo saber se os 3,5% das vagas disponíveis para aceder ao curso de Medicina, por exemplo, é o número que é disponibilizado por cada faculdade. Vivo nos Açores.
Obrigada