Contingente Especial - Candidatos dos Açores

Boa tarde
Pretendo saber se os 3,5% das vagas disponíveis para aceder ao curso de Medicina, por exemplo, é o número que é disponibilizado por cada faculdade. Vivo nos Açores.
Obrigada
Sim, o cálculo é feito a partir desse número com arredondamento às unidades.

Boa tarde
Pretendo saber se os 3,5% das vagas disponíveis para aceder ao curso de Medicina, por exemplo, é o número que é disponibilizado por cada faculdade. Vivo nos Açores.
Obrigada
Vais candidatar-te a Med na UAç com contingente? :)
Post automatically merged:

Bom dia.
Tenho uma amiga minha que quer entrar em Medicina Veterinária. Ela é dos Açores e, por isso, pode usar o contingente açores. Se ela colocar a seguinte ordem de escolhas está a usar o contingente em alguma das opções?

1 - Med. Vet. ICBAS Porto
2- Preparatórios de med. Vet. FCCA Ilha Terceira (Açores)
3 - FMV Lisboa Med. Vet.
4 - UTAD Med. Vet.
5 - Évora Med. Vet.

Coloco esta dúvida pois, pelo que sei, ela só poderia usar contingente caso colocasse Med. Vet. nos Açores em 1° lugar, no entanto disseram-lhe que caso colocasse a ordem que mencionei acima ela estaria a usar o contingente na 3°, 4° e 5° opções, apenas concorrendo pelo geral na 1° e 2°. Isto é verdade?

Última edição:
Pode deixar a ordem das opções como tem, que está a utilizar o contingente dos Açores. Está a haver um mistura entre o conceito de preferência regional e contingente dos Açores. Se pretendesse utilizar preferência regional numa instituição que o possuísse é que teria colocar essas opções cimeiras para surtir efeito.
Ou seja, ela colocando as opções pela ordem que mencionei irá utilizar o contingente em que opções? O objetivo dela é mesmo entrar em Lisboa, mas com contingente pois pelo contingente geral não tem média para tal.

Ou seja, ela colocando as opções pela ordem que mencionei irá utilizar o contingente em que opções? O objetivo dela é mesmo entrar em Lisboa, mas com contingente pois pelo contingente geral não tem média para tal.
Tudo indica que nas opções de medicina veterinária abaixo da dos Açores. Não tem é preferências regional. E isto pode ajudar a explicar aquela nossa discussão de como é que havia alunos a entrar com o contingente dos Açores noutras universidades de Medicina, sem serem apanhados pelas vagas da preferência regional do ciclo básico dos Açores.

O que a DGES refere é que:

Apenas podem concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos professados na Universidade dos Açores desde que, na lista ordenada de opções de candidatura também concorram, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade.

O que dá a entender o que referi.

Tudo indica que nas opções de medicina veterinária abaixo da dos Açores. Não tem é preferências regional. E isto pode ajudar a explicar aquela nossa discussão de como é que havia alunos a entrar com o contingente dos Açores noutras universidades de Medicina, sem serem apanhados pelas vagas da preferência regional do ciclo básico dos Açores.

O que a DGES refere é que:

Apenas podem concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos professados na Universidade dos Açores desde que, na lista ordenada de opções de candidatura também concorram, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade.

O que dá a entender o que referi.
Ok. Já percebi a jogada que o pessoal faz para entrar nas do continente 😉

• Like
Reactions: davis
O contingente açores aumenta de alguma forma a pontuação final? Pelo que ouvi seria um aumento de 2 valores mas agora ja não tenho a certeza... HELPP

Ah, so para dizer também que ja vi o documento sobre os contingentes da UNIAREA e a minha dúvida prevalece... passei os dois ultimos anos a contar com essa tal "pontuação" e agora estou a stressar...

Última edição:
O contingente açores aumenta de alguma forma a pontuação final? Pelo que ouvi seria um aumento de 2 valores mas agora ja não tenho a certeza... HELPP

Ah, so para dizer também que ja vi o documento sobre os contingentes da UNIAREA e a minha dúvida prevalece... passei os dois ultimos anos a contar com essa tal "pontuação" e agora estou a stressar...
A tua média não é alterada pelo contingente. Ou seja, se acabas com uma média de x essa média não se altera só porque tens direito ao contingente. O que acontece é que ao usares o contingente candidatas-te a vagas reservadas e, na maioria dos cursos, consegues entrar com média mais baixas do que aqueles que se candidatam sem contingente pois ficas a “competir” apenas com os que também vão usufruir disso e não com todos os alunos do país, entendes? Isso de acrescentar valores à média é mito. Lê os artigos da uniarea, lê os tópicos no fórum sobre o assunto ou até a lei, mas informa-te!

• Like
Reactions: Beatriz Domanoski
A tua média não é alterada pelo contingente. Ou seja, se acabas com uma média de x essa média não se altera só porque tens direito ao contingente. O que acontece é que ao usares o contingente candidatas-te a vagas reservadas e, na maioria dos cursos, consegues entrar com média mais baixas do que aqueles que se candidatam sem contingente pois ficas a “competir” apenas com os que também vão usufruir disso e não com todos os alunos do país, entendes? Isso de acrescentar valores à média é mito. Lê os artigos da uniarea, lê os tópicos no fórum sobre o assunto ou até a lei, mas informa-te!
Olá Sara! Obrigado pelo exclarecimento. a questão é ter levado com essa informação desde o inicio do secundario... deixou me altamente confuso!
Pretendo entrar para Criminologia na faculade de Direito do Porto, pelo que sei, a minima de candidatura é 12 tanto no secundario como na prova de ingresso. Com tudo isto do Covid ja vi que não vou conseguir fazer melhoria interna, portanto a minha media sera provavelmente 14,3. no entanto a nota do ultimo colovcado em 2019 no curso pelo contingente geral foi 16,4 (sim a dges nao atualizou os dados e nao faço ideia onde encontrar os dados do ano passado...). com isto, estou preocupado porque estou a ver esta nota, para o numero muito reduzido de vagas do curso, a ser, apesar de superior á minima pedida, algo "escassa" :( Desculpa pelo texto excessivo, mas com isto tudo, de um momento para o outro tudo isto se tornou extremamente confuso...

Olá Sara! Obrigado pelo exclarecimento. a questão é ter levado com essa informação desde o inicio do secundario... deixou me altamente confuso!
Pretendo entrar para Criminologia na faculade de Direito do Porto, pelo que sei, a minima de candidatura é 12 tanto no secundario como na prova de ingresso. Com tudo isto do Covid ja vi que não vou conseguir fazer melhoria interna, portanto a minha media sera provavelmente 14,3. no entanto a nota do ultimo colovcado em 2019 no curso pelo contingente geral foi 16,4 (sim a dges nao atualizou os dados e nao faço ideia onde encontrar os dados do ano passado...). com isto, estou preocupado porque estou a ver esta nota, para o numero muito reduzido de vagas do curso, a ser, apesar de superior á minima pedida, algo "escassa" :( Desculpa pelo texto excessivo, mas com isto tudo, de um momento para o outro tudo isto se tornou extremamente confuso...
A mínima de entrada tens sempre de cumprir quer tenhas contingente ou não, por isso desde que cumpras os mínimos podes candidatar-te. Sim, a dges ainda não publicou os dados das médias de 2020 (demoram sempre imenso..) mas o que te aconselho é ires a essa mesma página onde viste essa média e clicares num botão onde diz “PDF”. Vai-te abrir uma folha mais pormenorizada e vai especificar lá quantas pessoas entraram nesse curso em 2019 pelos diferentes contingentes e as médias dos últimos colocados, pois a média que tu estás a ver é a nota do último candidato a entrar pelo geral e não por outro contingente. Já agora, que contingente irás usar?

Olá! Ia-te responder mas a Sara foi super explicita em relação a este assunto que é o contingente. A verdade é que as pessoa costumam ter informações muito erradas sobre este tópico mas a Uniarea e até mesmo a dges têm informações sobre o contingente. Em relação às médias dos últimos colocados, deixo-te aqui o link das colocações 2020/2021 onde tens acesso a TUDO e de todos os cursos: Colocações 2020 - Concurso Nacional de Acesso

O contingente Açores não te aumenta a média mas sim dá-te acesso a um número de vagas que estão reservadas para este meio no curso ao qual concorres. É também, preciso ter em atenção uma coisa: o contingente diz apenas respeito a 3,5% (se não estou em erro) do número de vagas GERAL do curso, ou seja, um curso que admite 100 pessoas terá mais vagas dirigidas ao contingente do que um curso que apenas aceita 50 pessoas. Outra questão é que, não poderás usar o contingente caso o curso exista na RAA e também se, o curso de criminologia para o qual estás a pensar concorrer, hipoteticamente, disponibilizar apenas 2 vagas para as quais concorrem 3 alunos oriundos da RAA, apenas os 2 que concorrerem com a média mais alta dos 3 é que ficam com a vaga.
Para terminar, deixo-te também aqui este link: Preferência Regional e Contingente Açores | Portal da Educação
Espero que tenha sido esclarecedor :)

Última edição:
Olá,
Estas são as minhas opções:
1. Eng. Aeronáutica UBI
2. Eng. Mecânica UA
3. Eng. Mecânica UM
4. Eng. Mecânica UC
5. Eng.Mecânica Universidade dos Açores

Eu candidatei-me pelo contingente açores, mas como coloquei a UAc como 6.° opção, não posso usufruir do contingente açores na 2.°, 3.° e 4.° opções. Isto significa que concorro pelo contingente geral nestas opções?

Olá @Henrique__Pacheco
Olá,
Estas são as minhas opções:
1. Eng. Aeronáutica UBI
2. Eng. Mecânica UA
3. Eng. Mecânica UM
4. Eng. Mecânica UC
5. Eng.Mecânica Universidade dos Açores

Eu candidatei-me pelo contingente açores, mas como coloquei a UAc como 6.° opção, não posso usufruir do contingente açores na 2.°, 3.° e 4.° opções. Isto significa que concorro pelo contingente geral nestas opções?
Sim.

• Like
Reactions: Henrique__Pacheco