Contingente Especial - Candidatos Militares em Regime de Contrato

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Bruno Frade

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2015
boas obrigado
sim e isso que refiro me, sou militar a mais de 2 anos em regime de contrato , uma das minhas duvidas é, a media, e um fator importante nestes casos?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
sim e isso que refiro me, sou militar a mais de 2 anos em regime de contrato , uma das minhas duvidas é, a media, e um fator importante nestes casos?
Sim, a tua média de candidatura será considerada. A diferença é que tu tens vagas reservadas em que só estás a concorrer contra outros militares, o que te possibilita entrar em muitos cursos com uma média de candidatura mais baixa.

Bruno Frade

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2015
entao se por exemplo para o curso que pretendo, não existir militares a concorrer, eu entro?
mais uma duvida na candidatura online, aparece essa opção para se colocar certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Ricardo Loução

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2016
Boas , tenho um amigo meu que é militar, e esta a pensar tirar uma licenciatura em desporto na cidade onde ele ficou destacado, mas suas horas vagas fora de serviço , o que eu gostaria de saber é se ele tem algum tipo de regalia visto que é militar ? não fará exames ? algo assim

obrigado

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Boas , tenho um amigo meu que é militar, e esta a pensar tirar uma licenciatura em desporto na cidade onde ele ficou destacado, mas suas horas vagas fora de serviço , o que eu gostaria de saber é se ele tem algum tipo de regalia visto que é militar ? não fará exames ? algo assim

obrigado
Olá!
Desconheço a hipótese de se puderem prosseguir estudos superiores ao mesmo tempo que se presta serviço militar em RC/RV.
Quanto a isso, apenas te posso adiantar que se o teu amigo prestar no mínimo dois anos de serviço militar em Regime de Contrato terá direito a concorrer ao ensino superior no Contingente Especial reservado a Militares, não ficando, no entanto, isento das necessárias provas de ingresso para o mesmo.

• Like
Reactions: davis

Hélder Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2016
Boa tarde! Preciso de ajuda.
Sou licenciado em Desporto, candidato a oficial de exército com o respetivo curso. 21 Anos, fazendo 22 em novembro dia 7 (incorporações previstas para 24 de outubro).
Imaginemos que consigo entrar. A minha pretensão é ingressar no RC, passando a ser militar, incorporando-me com 21 anos ainda, (entretanto a idade congela).

Sendo o meu principal objetivo o ingresso na Academia Militar, para posteriormente tirar mestrado dentro da mesma, quando posso candidatar-me e quais as "diferenças" que irei ter em relação a concorrentes civis? Os exames serão os mesmos?

Atenciosamente, agradecendo já qualquer feedback da vossa parte, Hélder.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Hélder Pinto
Sendo o meu principal objetivo o ingresso na Academia Militar, para posteriormente tirar mestrado dentro da mesma, quando posso candidatar-me e quais as "diferenças" que irei ter em relação a concorrentes civis? Os exames serão os mesmos?
Nos mestrados não existe qualquer privilégio tipicamente, sendo os critérios de acesso definidos pela instituição em causa. Não é exigida tipicamente a realização de exames, sendo avaliadas coisas como o curso de base e a experiência profissional do candidato (caso exista).

• Like
Reactions: Hélder Pinto

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mas posso concorrer logo após 1 ano de serviço ou apenas depois de 2 anos?
Se o mestrado em causa é da Academia Militar, sugiro que vejas com eles quais são as condições exigidas. :wink:

Nita

Membro Caloiro
Matrícula
27 Dezembro 2016
Boa tarde,

Tenho um aluno que quer ingressar no ensino superior no próximo ano. Está actualmente na Força Aérea, com um contrato de 6 anos.
Ele pode candidatar-se por regime normal e por regime para militar, ou somente por um deles?

Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Nita
Tenho um aluno que quer ingressar no ensino superior no próximo ano. Está actualmente na Força Aérea, com um contrato de 6 anos.
Ele pode candidatar-se por regime normal e por regime para militar, ou somente por um deles?
Pode sim, e ao concorrer pelo contingente especial é ao mesmo tempo candidato pelo contingente geral, caso as vagas do primeiro esgotem.

SimãoGVM

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2017
Boa tarde, sou militar no meu segundo ano de serviço, e entrei com um contrato de 1 ano só ( o chamado regime voluntariado) a minha questão é se esse meu primeiro ano de contrato já é contabilizado para efeitos das vagas militares?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @SimãoGVM
Boa tarde, sou militar no meu segundo ano de serviço, e entrei com um contrato de 1 ano só ( o chamado regime voluntariado) a minha questão é se esse meu primeiro ano de contrato já é contabilizado para efeitos das vagas militares?
O que está definido é que tens de ter prestado, no mínimo, dois anos de serviço efetivo em regime de contrato (RC).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então resumindo e baralhando o meu primeiro ano não conta?
Diria que não, porque do que percebi não é regime de contrato. Mas se quiseres ter 100% de certezas diria para contactares a DGES que é quem valida estes contingentes especiais.

SimãoGVM

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2017
Diria que não, porque do que percebi não é regime de contrato. Mas se quiseres ter 100% de certezas diria para contactares a DGES que é quem valida estes contingentes especiais.
Ok é o que vou fazer então, já agora podes só dizer-me qual a melhor maneira ou local para eu lhes expor este assunto?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: SimãoGVM