Contingente Especial - Emigrantes Portugueses e Familiares

Nency

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2015
Boa tarde eu vivo em Moçambique e pretendo-me candidatar ao ensino superior com este contingente.Como é que isto funciona em relação as provas de ingresso?

Boa tarde eu vivo em Moçambique e pretendo-me candidatar ao ensino superior com este contingente.Como é que isto funciona em relação as provas de ingresso?
Boa tarde,

Terás de realizar as provas de ingresso pedidas ou requerer a substituição destas provas por exames estrangeiros.
Podes ver mais informações sobre isso aqui.

Joana

ola Joana
obrigada pela resposta
A realização das provas de ingresso para o curso que quero já estão realizadas mas oque eu queria mesmo concretamente saber é qual é a percentagem que é reduzida para nós que usamos este estatuto.
Por exemplo a nota de prova de ingresso para o curso de Gestão Bancária duma das disciplina em que escolhi MACS é de 17.
Contudo sei que se não tiver esta nota posso entrar mas com nota mais baixa.
É sobre isso que eu gostaria de saber.

Nency

Mas não fala sobre isso porque isso não existe.

A única vantagem do contingente é teres 7% das vagas reservadas para pessoas que o utilizem.
De forma geral esta situação permite que haja gente a entrar com nota inferior à do último colocado do contingente geral, mas há casos em que isso não acontece. Estás sempre dependente das notas dos outros candidatos que usam o mesmo contingente que tu.

Bom Dia

Estou a acabar os exames do BAC em França, (equivalente aos exames de 12.°ano mas a todas as disciplinas) e pretendia candidatar-me a um curso de medecina em Portugal, sei que existem vagas para os filhos dos emigrantes.
Alguém me pode dizer quais os documentos necessarios, e o calendario das candidaturas?

Obrigado

Eva Pereira

Olá @Eva Pereira
No acesso ao ensino superior em Portugal temos efetivamente um contingente especial para emigrantes portugueses e familiares. Tens aqui as regras que tens de cumprir: http://uniarea.com/acesso/contingentes/candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares/
Alguém me pode dizer quais os documentos necessarios, e o calendario das candidaturas?
Concorres ao mesmo tempo que os candidatos portugueses também através do concurso nacional de acesso. Deves pedir uma senha para o acesso à candidatura online como explicamos aqui: http://uniarea.com/senha-para-a-candidatura-online-ja-pode-ser-pedida/
E o calendário de acesso ao ensino superior é este: http://uniarea.com/acesso/calendario/

Numa pesquisa que fiz uma das condições para entrada na faculdade de medecina de Lisboa é uma classificação mínima de 16 valores na nota de candidatura e 14 valores nas provas de ingresso. Estes valores mantêm-se para os filhos de emigrantes?

Boa noite Davis,
Somos uma familia de emigrantes portugueses no Brasil há 3 anos. O nosso filho concluiu o ensino secundário aqui no RJ, e concorreu através do ENEM para uma vaga na Universidade, e passou para as duas universidades públicas do RJ (UERJ e UFRJ), e optou pelo curso de Engenharia de Produção na UFRJ (terminando o 1º período em Julho) .
Neste momento estamos preparando o nosso retorno a Portugal, e pedi informações na Universidade do Minho sobre as candidaturas especiais para emigrantes, e fui informada que o curso secundário concluído no Brasil não seria aceite para a Candidatura especial, apenas para os concluídos dentro da Comunidade Européia.
Gostaria de orientação acerca desta situação.
Obrigada.

Boa noite Davis,
Somos uma familia de emigrantes portugueses no Brasil há 3 anos. O nosso filho concluiu o ensino secundário aqui no RJ, e concorreu através do ENEM para uma vaga na Universidade, e passou para as duas universidades públicas do RJ (UERJ e UFRJ), e optou pelo curso de Engenharia de Produção na UFRJ (terminando o 1º período em Julho) .
Neste momento estamos preparando o nosso retorno a Portugal, e pedi informações na Universidade do Minho sobre as candidaturas especiais para emigrantes, e fui informada que o curso secundário concluído no Brasil não seria aceite para a Candidatura especial, apenas para os concluídos dentro da Comunidade Européia.
Gostaria de orientação acerca desta situação.
Obrigada.
Bom dia,

Para concorrer pelo contingente especial para emigrantes não é preciso ter sido emigrante na Europa, podem ter sido emigrantes noutros locais.

Contactar directamente as universidades nestes casos não é a melhor ideia porque geralmente elas não sabem bem as regras do Concurso Nacional de Acesso. Quem deve ser contactado nestas situações é a DGES ;)

Joana

Boa Tarde,
Eu vivi em Inglaterra durante 2 anos e acabei lá o ensino secundário. Voltei para Portugal em Julho do ano passado, já tenho as equivalências todas e queria concorrer à universidade mas disseram-me que para o fazer teria de realizar as provas de ingresso. No entanto, li no vosso site que existem 1 ou 2 vagas para pessoas que estudam no estrangeiro e que podem entrar de maneira diferente sem ser necessário a realização das provas de ingresso. Como é que isso funciona?

No entanto, li no vosso site que existem 1 ou 2 vagas para pessoas que estudam no estrangeiro e que podem entrar de maneira diferente sem ser necessário a realização das provas de ingresso. Como é que isso funciona?
Podes colocar aqui o que leste no nosso site? Acho que estás a fazer confusão.

Precisas mesmo de realizar as provas de ingresso ou exames estrangeiros equivalentes para entrar através do concurso nacional de acesso.

E quais são os procedimentos que devo fazer?
Deves reunir toda a documentação pedida e fazer a candidatura junto de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior onde deverás entregar a mesma.