Contingente Especial - Emigrantes Portugueses e Familiares

Nency

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2015
Boa tarde eu vivo em Moçambique e pretendo-me candidatar ao ensino superior com este contingente.Como é que isto funciona em relação as provas de ingresso?

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa tarde eu vivo em Moçambique e pretendo-me candidatar ao ensino superior com este contingente.Como é que isto funciona em relação as provas de ingresso?
Boa tarde,

Terás de realizar as provas de ingresso pedidas ou requerer a substituição destas provas por exames estrangeiros.
Podes ver mais informações sobre isso aqui.

Joana

Nency

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2015
ola Joana
obrigada pela resposta
A realização das provas de ingresso para o curso que quero já estão realizadas mas oque eu queria mesmo concretamente saber é qual é a percentagem que é reduzida para nós que usamos este estatuto.
Por exemplo a nota de prova de ingresso para o curso de Gestão Bancária duma das disciplina em que escolhi MACS é de 17.
Contudo sei que se não tiver esta nota posso entrar mas com nota mais baixa.
É sobre isso que eu gostaria de saber.

Nency

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Mas não fala sobre isso porque isso não existe.

A única vantagem do contingente é teres 7% das vagas reservadas para pessoas que o utilizem.
De forma geral esta situação permite que haja gente a entrar com nota inferior à do último colocado do contingente geral, mas há casos em que isso não acontece. Estás sempre dependente das notas dos outros candidatos que usam o mesmo contingente que tu.

Eva Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2015
Bom Dia

Estou a acabar os exames do BAC em França, (equivalente aos exames de 12.°ano mas a todas as disciplinas) e pretendia candidatar-me a um curso de medecina em Portugal, sei que existem vagas para os filhos dos emigrantes.
Alguém me pode dizer quais os documentos necessarios, e o calendario das candidaturas?

Obrigado

Eva Pereira

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Eva Pereira
No acesso ao ensino superior em Portugal temos efetivamente um contingente especial para emigrantes portugueses e familiares. Tens aqui as regras que tens de cumprir: http://uniarea.com/acesso/contingentes/candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares/
Alguém me pode dizer quais os documentos necessarios, e o calendario das candidaturas?
Concorres ao mesmo tempo que os candidatos portugueses também através do concurso nacional de acesso. Deves pedir uma senha para o acesso à candidatura online como explicamos aqui: http://uniarea.com/senha-para-a-candidatura-online-ja-pode-ser-pedida/
E o calendário de acesso ao ensino superior é este: http://uniarea.com/acesso/calendario/

Eva Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2015
Numa pesquisa que fiz uma das condições para entrada na faculdade de medecina de Lisboa é uma classificação mínima de 16 valores na nota de candidatura e 14 valores nas provas de ingresso. Estes valores mantêm-se para os filhos de emigrantes?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Maria Claudia Teixeira

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2015
Boa noite Davis,
Somos uma familia de emigrantes portugueses no Brasil há 3 anos. O nosso filho concluiu o ensino secundário aqui no RJ, e concorreu através do ENEM para uma vaga na Universidade, e passou para as duas universidades públicas do RJ (UERJ e UFRJ), e optou pelo curso de Engenharia de Produção na UFRJ (terminando o 1º período em Julho) .
Neste momento estamos preparando o nosso retorno a Portugal, e pedi informações na Universidade do Minho sobre as candidaturas especiais para emigrantes, e fui informada que o curso secundário concluído no Brasil não seria aceite para a Candidatura especial, apenas para os concluídos dentro da Comunidade Européia.
Gostaria de orientação acerca desta situação.
Obrigada.

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa noite Davis,
Somos uma familia de emigrantes portugueses no Brasil há 3 anos. O nosso filho concluiu o ensino secundário aqui no RJ, e concorreu através do ENEM para uma vaga na Universidade, e passou para as duas universidades públicas do RJ (UERJ e UFRJ), e optou pelo curso de Engenharia de Produção na UFRJ (terminando o 1º período em Julho) .
Neste momento estamos preparando o nosso retorno a Portugal, e pedi informações na Universidade do Minho sobre as candidaturas especiais para emigrantes, e fui informada que o curso secundário concluído no Brasil não seria aceite para a Candidatura especial, apenas para os concluídos dentro da Comunidade Européia.
Gostaria de orientação acerca desta situação.
Obrigada.
Bom dia,

Para concorrer pelo contingente especial para emigrantes não é preciso ter sido emigrante na Europa, podem ter sido emigrantes noutros locais.

Contactar directamente as universidades nestes casos não é a melhor ideia porque geralmente elas não sabem bem as regras do Concurso Nacional de Acesso. Quem deve ser contactado nestas situações é a DGES ;)

Joana

marianamalagueira

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
Boa Tarde,
Eu vivi em Inglaterra durante 2 anos e acabei lá o ensino secundário. Voltei para Portugal em Julho do ano passado, já tenho as equivalências todas e queria concorrer à universidade mas disseram-me que para o fazer teria de realizar as provas de ingresso. No entanto, li no vosso site que existem 1 ou 2 vagas para pessoas que estudam no estrangeiro e que podem entrar de maneira diferente sem ser necessário a realização das provas de ingresso. Como é que isso funciona?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
No entanto, li no vosso site que existem 1 ou 2 vagas para pessoas que estudam no estrangeiro e que podem entrar de maneira diferente sem ser necessário a realização das provas de ingresso. Como é que isso funciona?
Podes colocar aqui o que leste no nosso site? Acho que estás a fazer confusão.

Precisas mesmo de realizar as provas de ingresso ou exames estrangeiros equivalentes para entrar através do concurso nacional de acesso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E quais são os procedimentos que devo fazer?
Deves reunir toda a documentação pedida e fazer a candidatura junto de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior onde deverás entregar a mesma.