Contingente Especial - Emigrantes Portugueses e Familiares

Luiz Machado

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2019
Boa noite!

Consultei alguns "PDFs" e percebi que o percentual de emigrantes aprovados nunca chega a 7%, que é o contingente designado para este grupo.
Será que muitos emigrantes não estão a atingir a nota mínima e por isso a nunca é utilizado os 7% para eles?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Luiz Machado
Consultei alguns "PDFs" e percebi que o percentual de emigrantes aprovados nunca chega a 7%, que é o contingente designado para este grupo.
Será que muitos emigrantes não estão a atingir a nota mínima e por isso a nunca é utilizado os 7% para eles?
No ano passado só foram ocupadas 9% das vagas reservadas, e já foi o valor mais alto dos últimos anos. Diria que o principal motivo é falta de divulgação lá fora e não há assim tantos candidatos. Não esquecer que precisas na mesma de ter os exames nacionais pedidos como prova de ingresso com positiva.

Nezzy

Membro Caloiro
Matrícula
1 Março 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Usufruindo do contigente especial de emigrantes, quais os documentos que devem ser feitos no país estrangeiro?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Matrícula
3 Abril 2018
Olá, apenas por curiosidade, vais
Boa tarde, este ano pretendo candidatar-me ao ensino superior através do contingente especial para emigrantes. Já tenho todos os documentos e agora só aguardo a ficha ENES. Para acalmar os nervos queria fazer a simulação no site da DGES, mas quando prossigo não consigo escolher o contingente, diz-me “nesta fase da candidatura não é possível mudar contingentes”. Alguém pode ajudar-me? Obrigado
Post automatically merged:

Penso que parte do meu problema é o fato da minha escola (EPM-CELP) não encontrar-se como uma “escola emissora” da ficha ENES, mas não sei como resolver isto
Boa tarde, este ano pretendo candidatar-me ao ensino superior através do contingente especial para emigrantes. Já tenho todos os documentos e agora só aguardo a ficha ENES. Para acalmar os nervos queria fazer a simulação no site da DGES, mas quando prossigo não consigo escolher o contingente, diz-me “nesta fase da candidatura não é possível mudar contingentes”. Alguém pode ajudar-me? Obrigado
Post automatically merged:

Penso que parte do meu problema é o fato da minha escola (EPM-CELP) não encontrar-se como uma “escola emissora” da ficha ENES, mas não sei como resolver isto
Olá, apenas por curiosidade, está concorrendo à qual curso?

Rafaelacost12

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2017
Olá @Felipe Brasil , bem-vindo ao forum,

Queres concorrer a qual contingente especial?
Eu também gostava de saber isso no caso do contingente dos emigrantes. E se se me candidata-se este ano pelo contingente dos emigrantes e frequenta-se o 1° ano do curso de farmácia ainda poderia candidatar-me a medicina pelo contingente dos emigrantes no ano que vem.

Nota: Terminei o secundário o ano passado e frequentei em Portugal 1 semestre e meio de farmácia numa privada ( também me candidatei para uma universidade pública em Lisboa pelo contingente geral mas acabei por desistir de frequentá-la)

Desde já, obrigada por qualquer ajuda

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Rafaelacost12
E se se me candidata-se este ano pelo contingente dos emigrantes e frequenta-se o 1° ano do curso de farmácia ainda poderia candidatar-me a medicina pelo contingente dos emigrantes no ano que vem.
Desde que ainda estivesses no período em que o contingente especial é válido, podes.

• Like
Reactions: Rafaelacost12

Angela52

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
Boa tarde,
Passo a explicar a minha situação: os meus pais são emigrantes a 23 anos numa ilha francesa e eu nasci e vivi nessa mesma ilha 16 anos. Tive que vir fazer o secundário(10° à 12°) para Portugal e a minha dúvida é se posso concorrer na mesma ao contigente emigrante para a candidatura?
Obrigada, espero pela uma resposta rápida. Angela Pinheiro

JoaoLeal89

Membro
Matrícula
17 Julho 2019
Boa tarde,
Passo a explicar a minha situação: os meus pais são emigrantes a 23 anos numa ilha francesa e eu nasci e vivi nessa mesma ilha 16 anos. Tive que vir fazer o secundário(10° à 12°) para Portugal e a minha dúvida é se posso concorrer na mesma ao contigente emigrante para a candidatura?
Obrigada, espero pela uma resposta rápida. Angela Pinheiro
creio que não, logicamente, mas podes sempre te informar no site da dges

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Angela52
Se fizeste cá o secundário todo não dá.

DMMatias

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2019
Boa tarde,

Gostaria de saber se existe alguma estatística ou informação publicada em algum site, que mostre quantos alunos entraram, nos anos anteriores, num determinado curso, pelo Contingente Especial Emigrante. Nos sites (DGES e Universidades/Institutos) encontrei apenas informação sobre os colocados pelo Contingente Geral e pelo Contingente Internacional.

Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @DMMatias
Gostaria de saber se existe alguma estatística ou informação publicada em algum site, que mostre quantos alunos entraram, nos anos anteriores, num determinado curso, pelo Contingente Especial Emigrante. Nos sites (DGES e Universidades/Institutos) encontrei apenas informação sobre os colocados pelo Contingente Geral e pelo Contingente Internacional.
Tens essa informação para cada curso no site da DGES. Vais a página de cada curso e em baixo da nota do último colocado de cada fase tens um PDF com o número de candidatos/colocados em cada contingente especial.

Mas de forma geral são poucos. O ano passado foi o melhor dos últimos 10 anos, e só foram preenchidas 9% das vagas reservadas para esse contingente especial, acabando as restantes por ser atribuídas a contingente geral.

JoãoMG

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2017
Boa tarde!
Sabem se é possível concorrer uma segunda vez ao concurso nacional através do Contingente Especial para Candidatos Emigrantes Portugueses já que concluí o secundário no estrangeiro?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @JoãoMG
Sabem se é possível concorrer uma segunda vez ao concurso nacional através do Contingente Especial para Candidatos Emigrantes Portugueses já que concluí o secundário no estrangeiro?
Se ainda tiveres dentro do prazo definido para voltar ao país, sim, é possível.