Contingente especial para candidatos com deficiência

• Thread starter Thread starter leti_
  • Data de Início Data de Início

leti_

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2025
Olá! Deparei me há pouco tempo com esta modalidade de acesso ao ensino superior. Alguém me poderia explicar como funciona e se tenho vantagens em candidatar me desta forma? Para além disso, sendo aluna com necessidades educativas especiais, tenho prioridade em residências universitárias, certo? Seria uma mais valia para mim.
Obrigada

Olá.
Alguém me poderia explicar como funciona e se tenho vantagens em candidatar me desta forma?
Se cumprires os requisitos de acesso, tens. Ao concorrer por esse contingente, competes apenas com candidatos do próprio contingente (que são poucos), o que torna possível entrar com médias inferiores às do último colocado do contingente geral.
Não te consigo esclarecer a questão das residências, mas, se tiveres mais alguma questão, dispõe.

• Like
Reactions: soraiarftorres
Sendo assim, se tiver nota de candidatura superior à do último candidato, tenho grandes probabilidades de entrar no curso pelo contingente, certo?

Sendo assim, se tiver nota de candidatura superior à do último candidato, tenho grandes probabilidades de entrar no curso pelo contingente, certo?
Sim. Se, por acaso, houvesse uma grande afluência a este contingente e não entrasses pelo contingente (que já em si é improvável), passarias a competir no contingente geral, e, tendo melhor nota do que o último candidato do ano anterior, seria provável entrares mesmo no contingente geral.

Olá! Deparei me há pouco tempo com esta modalidade de acesso ao ensino superior. Alguém me poderia explicar como funciona e se tenho vantagens em candidatar me desta forma? Para além disso, sendo aluna com necessidades educativas especiais, tenho prioridade em residências universitárias, certo? Seria uma mais valia para mim.
Obrigada
Olá @leti_
Só mais algumas informações, se tens o testado de incapacidade multiúso, que avalie incapacidade igual ou superior a 60 % tens a candidatura um pouco mais facilitada. Caso não tenhas, e mesmo assim aches que tens direito a este contingente especial, tens de fazer o pedido até 31 de maio. Tens mais detalhes neste nosso artigo do ano passado que iremos atualizar em breve:

• Like
Reactions: leti_ and sigis
Olá @leti_
Só mais algumas informações, se tens o testado de incapacidade multiúso, que avalie incapacidade igual ou superior a 60 % tens a candidatura um pouco mais facilitada. Caso não tenhas, e mesmo assim aches que tens direito a este contingente especial, tens de fazer o pedido até 31 de maio. Tens mais detalhes neste nosso artigo do ano passado que iremos atualizar em breve:
Tenho o atestado, mas obrigada!

• Like
Reactions: davis