Contingente especial por deficiência

Fagundes76

Membro
Matrícula
20 Julho 2021
Boa tarde, podiam me esclarecer por favor uma dúvida.
A minha filha tem um problema congénito, fez uma operação a escoliose há 7 anos, onde tem 21 parafusos e duas hastes na coluna vertebral, a médica dela falou que se calhar podia entrar pelo contingente especial, será verdade, alguém tem esse problema é tenha conseguido vaga?
Ela faz a vida normal.

A minha filha tem um problema congénito, fez uma operação a escoliose há 7 anos, onde tem 21 parafusos e duas hastes na coluna vertebral, a médica dela falou que se calhar podia entrar pelo contingente especial, será verdade, alguém tem esse problema é tenha conseguido vaga?
Ela faz a vida normal.
Tentei aceder ao site da DGES mas parece estar com problemas, no entanto acho que consegui a norma na mesma.
"
  • Candidatos com deficiência física: as pessoas com deficiência motora permanente congénita ou adquirida que apresentem limitações significativas das funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas com o movimento, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas nas funções das articulações e da estrutura óssea, musculares e do movimento, na autonomia pessoal e na mobilidade e que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário;
"

Ou seja, a meu ver, se a sua filha tem problemas causados pela escoliose que prejudiquem um desempenho a 100%, sim, pode pedir por esse contingente, desde que devidamente justificado pelo médico.

Coisas "pequenas" como cansaço na escrita, dificuldade em acessos (subir e descer muitas escadas), tempos prolongados sentada causarem desconforto, deverão ser motivo suficiente para ser aprovada nesse contingente. Não sou muito entendido nestas regulamentações, mas se realmente até a médica aconselha tal rota, é porque deverá ser justificável.

• Like
Reactions: Fagundes76
Ela faz a vida normal.
Boa noite.

Importa referir que a percentagem de deficiência tem de ser igual ou superior a 60% para que a sua filha possa usufruir do contingente especial. Vou deixar aqui o link onde também constam os documentos que devem ser entregues no momento em que ela fizer a candidatura (Ponto 4). Contingente Especial para Candidatos com Deficiência | DGES

• Like
Reactions: Porungda
Boa noite.

Importa referir que a percentagem de deficiência tem de ser igual ou superior a 60% para que a sua filha possa usufruir do contingente especial. Vou deixar aqui o link onde também constam os documentos que devem ser entregues no momento em que ela fizer a candidatura (Ponto 4). Contingente Especial para Candidatos com Deficiência | DGES

Boa noite.
Pelo que entendi com a DGES é quem tiver um atestado multiusos de 60% fica logo automático, pra quem não o tem, tem de preencher os papéis que estão disponíveis no site da dges, e aguardar que eles digam ou peçam mais detalhes sobre o problema.
Soube já de situações que entraram por ter tido problemas oncológicos e não tinham atestado multiusos de 60%.
Já tenho tudo preenchido quer pela escola quer pelo médico, vou tentar.
Obrigada.

• Like
Reactions: Alexandra S.