Contingente Especial - Portadores de Deficiência Física ou Sensorial

SofiaPedro

Membro Caloiro
Matrícula
15 Abril 2015
Olá a todos, sou portadora de uma doença oncológica e estou no 12º ano.
A minha médica falou-me em condições de entrada especiais para casos como o meu, e fui pesquisar sobre isso, encontrei este contingente especial que está nos direitos do doente oncológico.
Mas a informação não é muito precisa.
Tenho algumas questões e gostava que alguém me ajudasse.
1. Será que tenho mesmo direito a este contingente especial?
2. Este contingente especial vai contra os pré-requisitos A e B (pelo próprio nome do contingente especial por ser dos portadores de deficiência física ou sensorial) mas visto que não tenho nenhuma doença física ou sensorial mesmo assim irá contra esses dois pré-requisitos?
Obrigada! ;)

Olá @SofiaPedro , bem-vinda ao fórum! :)
Realmente, no concurso nacional de acesso, além do contingente geral, existem 5 contingentes especiais onde se inclui este:
http://uniarea.com/acesso/contingentes/

1. Será que tenho mesmo direito a este contingente especial?
Sugeria que começasses por ler a informação referente a este contingente especial que podes encontrar aqui:
http://uniarea.com/acesso/contingentes/candidatos-portadores-de-deficiencia-fisica-ou-sensorial/
Teres ou não o contingente vai depender da tua situação atual, mas conheço um caso de alguém que teve uma doença similar poucos anos antes de concorrer que conseguiu beneficiar destas vagas.

2. Este contingente especial vai contra os pré-requisitos A e B (pelo próprio nome do contingente especial por ser dos portadores de deficiência física ou sensorial) mas visto que não tenho nenhuma doença física ou sensorial mesmo assim irá contra esses dois pré-requisitos?

Um dos requisitos continua a ser a realização dos pré-requisitos pedidos pelo curso, pelo que o acesso desta forma não dispensa os mesmos.

• Like
Reactions: AeroMarques
No ano passado entrei na faculdade por este contingente, sendo que entreguei todos os papeis e declarações necessários, e este ano vou recandidatar-me ao ensino superior: tenho de voltar a entregar todos os papeis ou não?
E quanto aos pré-requisitos (A), tenho de os voltar a fazer, certo?

Olá @Olysis
No ano passado entrei na faculdade por este contingente, sendo que entreguei todos os papeis e declarações necessários, e este ano vou recandidatar-me ao ensino superior: tenho de voltar a entregar todos os papeis ou não?
E quanto aos pré-requisitos (A), tenho de os voltar a fazer, certo?
Se já frequentaste o ensino superior não podes usar este contingente. Quando aos pré-requisitos, deves realizar novamente.

Olá @Olysis

Se já frequentaste o ensino superior não podes usar este contingente. Quando aos pré-requisitos, deves realizar novamente.

No ano passado quando liguei para a DGES disseram-me que sim...:confused:
Mas pronto, muito obrigada!

Olá!
Vou para o 12º ano e não tenho uma perna. Em principio vou concorrer através do contigente especial, no entanto tenho duas dúvidas:
1) Sou obrigada a tal, por ter uma deficiência?
2)É-me vantajoso?

Obrigada :)

Olá @Armdco
1) Sou obrigada a tal, por ter uma deficiência?
Não, é um opção tua.
2)É-me vantajoso?
Sim, muito. Neste contingente especial os alunos concorrem apenas entre eles a 2% das vagas de todos os cursos, pelo que é comum conseguires entrar com uma média muito mais baixa em muito cursos.
Tens aqui mais informação sobre este contingente:
http://uniarea.com/acesso/contingentes/candidatos-portadores-de-deficiencia-fisica-ou-sensorial/

• Like
Reactions: Armdco
Considerando isso, devo poder entrar em qualquer curso, mesmo com uma média baixa, certo? Porque imagino que terão em conta os dois contingentes.
Excepto caso estejas a concorrer a Medicina, sim, diria que tens uma entrada quase assegurada. Podes consultar as médias dos últimos dos vários contingentes nos diversos cursos aqui, para comparação: http://www.dges.mctes.pt/coloc/2014/

• Like
Reactions: davis
Uma coisa: Depois de fazermos a candidatura, onde temos que entregar os papéis que comprovam a deficiência?
No GAES que colocaste na candidatura.

Boa noite.
Eu estava interessado em entrar no curso de medicina mas infelizmente não consigo ter a média necessária para entrar em qualquer universidade de medicina porque tive vários problemas de saúde que me perseguiram( e ainda perseguem) pelo secundário.
Á cerca de 1 ano foi me diagnosticado a doença de Raynaud o que me incapacitou a mobilidade durante 6 meses e consequentemente a minha vida escolar. Eu não conseguia andar, dormir, estudar devido a intensidade da dor e do inchaço causado pela doença (algo que me vai acompanhar para o resto da vida). Consequentemente a minha desceu a pique e agora situa-se nos 14,5. Eu queria me candidatar pelo contingente especial para pessoas portadoras de uma deficiência física ou sensorial porque não consigo entrar pelo o concurso normal.
Tive também a ver as normas para concorrer a este concurso e a minha doença enquadra-se com o que é pedido.

Alguém pode me dar alguma ajuda?

A minha duvida e se consigo entrar em medicina com esta doença ou se me vão impedir logo a entrada por ter este problema. Se eu quiser entrar na NOVA medical school qual e a nota mínima que tenho de ter para me candidatar por este concurso?
Só a comissão de peritos que a DGES nomeia é que te pode dizer, sugiro que contactes a DGES para analisar o teu caso. De todas as formas tens de conseguir pré-requisito A para entrar em Medicina:
http://www.dges.mec.pt/guias/pdfs/preqs/Regul_Preq_A.pdf

Podes ver aqui a nota do último colocado através deste contingente em Medicina na NOVA:
Últimos Colocados por Etapa na 1ª Fase 2016