Contingente Especial - Portadores de Deficiência Física ou Sensorial

Olá!
Sou estudante do 12° ano e quero ingressar ao ensino superior. Sou portadora de uma doença oncológica. A minha situação enquadra-se no regime de contingente especial para candidatos com deficiência física ou sensorial?
Obrigada

Olá @Maria Inês Rocha
Sou estudante do 12° ano e quero ingressar ao ensino superior. Sou portadora de uma doença oncológica. A minha situação enquadra-se no regime de contingente especial para candidatos com deficiência física ou sensorial?
Não há propriamente uma lista de situações incluídas neste contingente, já que dependerá da avaliação de um médico. Mas conheço um caso de uma aluna que teve este contingente especial, porque tinha passado pela mesma situação e até já se encontrava recuperada da mesma. No teu caso ainda mais sentido isto faz. As melhoras. :wink:

Sou portadora de deficiência física, tenho o atestado multiusos, contudo no site da DGES menciona a necessidade de uma declaração médica.
Alguém me sabe dizer onde encontro o formulário desta declaração? ou posso apresentar uma declaração médica "normal" (sem modelo/formulário)?

Tomei conta da existência de contingentes no ato de acesso ao ensino superior, pensei em candidatar-me pelo contingente de deficiência sensorial, pois vejo menos de 50% ( a contar com os dois olhos). Acham que dá para entrar?
Conhecem alguma historia de alguém que tenha entrado por este contingente e que "deficiência" tinha? Respondam pleaseee 👋

Olá @soraiamaral
Tomei conta da existência de contingentes no ato de acesso ao ensino superior, pensei em candidatar-me pelo contingente de deficiência sensorial, pois vejo menos de 50% ( a contar com os dois olhos). Acham que dá para entrar?
Conhecem alguma historia de alguém que tenha entrado por este contingente e que "deficiência" tinha? Respondam pleaseee 👋
Este contingente considera candidatos com deficiência sensorial, as pessoas com:

"Deficiência visual permanente bilateral (cegueira e baixa visão)

As pessoas que apresentem limitações significativas das funções visuais ou das funções das estruturas adjacentes do olho, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas na comunicação (leitura e escrita), na orientação e na mobilidade e na aprendizagem e aplicação de conhecimentos que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário."

Terás de ter uma declaração médica que confirme que te enquadras nisto.

Olá. Eu tenho uma dúvida. Eu no 10° ano fui operada a uma escoliose e faltei praticamente o terceiro período inteiro. A recuperação foi difícil e estive quase um ano a dormir cerca de 5 horas por noite por causa das dores e no 11° faltei muitas vezes porque as cadeiras provocavam ainda mais dores.Eu quero mesmo muito entrar em Medicina, mas o exame de matemática não me correu bem. Posso utilizar o facto de que fui operada como contingente especial? Na escola disseram que provavelmente não conseguia porque não estive inscrita no ensino especial.

Olá @Marta Vasco
Olá. Eu tenho uma dúvida. Eu no 10° ano fui operada a uma escoliose e faltei praticamente o terceiro período inteiro. A recuperação foi difícil e estive quase um ano a dormir cerca de 5 horas por noite por causa das dores e no 11° faltei muitas vezes porque as cadeiras provocavam ainda mais dores.Eu quero mesmo muito entrar em Medicina, mas o exame de matemática não me correu bem. Posso utilizar o facto de que fui operada como contingente especial? Na escola disseram que provavelmente não conseguia porque não estive inscrita no ensino especial.
Não tem a ver necessariamente com o ensino especial, pelo que sei. Sugiro que peças mais info à DGES. Conheço quem tenha tido este contingente porque tinha tido um cancro durante o secundário mas na altura da candidatura já estava tratado, por exemplo.

Boa noite,

Sou portadora de uma deficiência motora permanente e pretendo concorrer ao ensino superior através do contingente que abrange esta doença. Contudo, gostaria de saber se existe uma média mínima para que possa concorrer. Por exemplo, um aluno que tenha uma média abaixo de 17,50 valores tem alguma possibilidade de ser aceite numa faculdade cuja média ronda os 18.

Obrigada

Olá @Sofia Almeidaa
Sou portadora de uma deficiência motora permanente e pretendo concorrer ao ensino superior através do contingente que abrange esta doença. Contudo, gostaria de saber se existe uma média mínima para que possa concorrer. Por exemplo, um aluno que tenha uma média abaixo de 17,50 valores tem alguma possibilidade de ser aceite numa faculdade cuja média ronda os 18.
Só tens de cumprir os mínimos que sejam exigidos quer na nota dos exames pedidos como prova de ingresso, quer na nota de candidatura. O que referes é possível, sim. Pegando num exemplo random, Medicina na FMUP na 1ª fase do ano passado:
Média geral: 183,3
Nota no último colocado por este contingente: 157,3

Dica: se fores ao guia dos cursos da DGES, quando escontrares os cursos do teu interesse, nas colunas de cada candidatura no fim tens um "PDF". Entra nesse documento e lá dentro tens as notas dos últimos colocados de cada um dos contingentes especiais.
Acesso ao Ensino Superior 2018 - Índices de Cursos (introdução)

Olá, sou uma aluna com Surdez profunda bilateral, vou concorrer pelo contingente especial, e tenho uma dúvida quanto aos formulários:
Os formulários (Declaração média e informação escolar) devem ser entregues no gabinete de acesso do respectivo distrito? Ou basta anexar na minha candidatura online?
-

Olá @Sofia303
Olá, sou uma aluna com Surdez profunda bilateral, vou concorrer pelo contingente especial, e tenho uma dúvida quanto aos formulários:
Os formulários (Declaração média e informação escolar) devem ser entregues no gabinete de acesso do respectivo distrito? Ou basta anexar na minha candidatura online?
-
Do que vi no regulamento basta que anexes tudo na candidatura.

Olá , eu como tenho alguns problemas de saúde , irei beneficiar do contingente especial de deficiência fisica e sensorial e por isso irei utilizá lo na candidatura na faculdade.Fui informada no gaes mais próximo de que nesta 1 fase , podia concorrer com o contingente e sem ele, além disso, disseram me que para beneficiar do contingente tinha apenas de mandar a documentação apenas online e apenas no gaes se for preciso. Estarei correta ou não?

Olá @saraploe
Olá , eu como tenho alguns problemas de saúde , irei beneficiar do contingente especial de deficiência fisica e sensorial e por isso irei utilizá lo na candidatura na faculdade.Fui informada no gaes mais próximo de que nesta 1 fase , podia concorrer com o contingente e sem ele, além disso, disseram me que para beneficiar do contingente tinha apenas de mandar a documentação apenas online e apenas no gaes se for preciso. Estarei correta ou não?
Sim, é isso.

• Like
Reactions: saraploe
olá tenho um filho que teve um problema oncológico mas ainda sobre vigia médica será que ele tem direito a este contigente especial ? obrigada

Olá @fernandab
olá tenho um filho que teve um problema oncológico mas ainda sobre vigia médica será que ele tem direito a este contigente especial ? obrigada
Pode ter, sim. Conheço um caso de uma aluna que conseguiu ter o contingente numa situação simular, estando na altura da candidatura resolvido.

Boa noite, eu sou portadora de uma doença física congênita e gostaria de saber o que tenho de fazer para poder-me candidatar ao contingente especial..se é preciso algum papel ou algo para que me possa candidatar. Obrigada

• Like
Reactions: InesConstanca
Boa tarde, tenho algumas dúvidas sobre o contingente especial e agradecia que alguém me pudesse ajudar.

1) Posso-me candidatar em dois contingentes na 1 fase (ex: especial e geral)
2) Após ser aceite o modo de ensino é igual ou tem alterações?
3) Como funciona os critérios de avaliação e se existe nota mínima para entrar num estabelecimento

Olá @InesConstanca
1) Posso-me candidatar em dois contingentes na 1 fase (ex: especial e geral)
Não só podes, como é isso que acontece automaticamente. Ao não ficares colocada pelo contingente especial, passas a ser candidata às vagas restantes do contingente geral.
2) Após ser aceite o modo de ensino é igual ou tem alterações?
A partida será igual, mas poderás ter algum tipo de apoio, dependendo da instituição em causa.
3) Como funciona os critérios de avaliação e se existe nota mínima para entrar num estabelecimento
Se estás a falar do acesso, tens de cumprir os mesmos critérios dos restantes candidatos em termos de provas de ingresso pedidas e notas mínimas. Só tens é vagas reservadas.