Contingente Especial - Portadores de Deficiência Física ou Sensorial

Olá @Isa12

Não há propriamente uma lista detalhada de situações que dão acesso ao contingente. O contingente caracteriza deficiência como "Considera-se pessoa com deficiência aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo, incluindo as funções psicológicas, apresente dificuldades específicas suscetíveis de, em conjugação com os fatores do meio, lhe limitar ou dificultar a atividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas."

Não considero que ser asmático com rinite alérgica se encaixe nisso.

Muito obrigada pelo esclarecimento, @davis. Também me parecia pouco provável, ms já deu para tirar a dúvida.

• Like
Reactions: davis
Bom Dia!!! Acabei agora o 12º ano e estou a candidatar-me ao ensino superior. Sou portador de um deficiência de 60% de incapacidade e queria concorrer por contingente especial.
A minha dúvida é, se ao concorrer por contingente especial, se não entrar, passo para o contingente normal ou só concorro com pessoas que também fizeram a candidatura pelo mesmo contingente que eu?

Olá @Pedro André Gomes
Bom Dia!!! Acabei agora o 12º ano e estou a candidatar-me ao ensino superior. Sou portador de um deficiência de 60% de incapacidade e queria concorrer por contingente especial.
A minha dúvida é, se ao concorrer por contingente especial, se não entrar, passo para o contingente normal ou só concorro com pessoas que também fizeram a candidatura pelo mesmo contingente que eu?
Passas, sim, nunca és prejudicado.

Boa tarde! Eu tenho uma questão, se alguém me conseguir responder...
Perturbações do foro psiquiátrico como ansiedade e depressão podem ser consideradas para este concurso especial?
Obrigada.

Olá @Annaa123
Boa tarde! Eu tenho uma questão, se alguém me conseguir responder...
Perturbações do foro psiquiátrico como ansiedade e depressão podem ser consideradas para este concurso especial?
Obrigada.
Não há propriamente uma lista de patologias que dão acesso ao concurso especial, já que dependerá da gravidade das mesmas e da incapacidade associada. Tem de ser feita uma avaliação médica.

Boa Tarde.
Tenho uma dúvida em relação a este contingente, não sei se me conseguem ajudar. A minha situação é a seguinte: a minha deficiência encaixa-se na descrição deste contingente(deficiência por anomalia, congénita, de estrutura anatómica e é permanente).
A minha dúvida é em relação à situação escolar, pois eu sempre pertenci ao ensino regular e não necessitei de qualquer apoio adicional.
A minha candidatura por esta via pode ser indeferida visto que não necessitei de qualquer apoio por parte da escola?
Obrigada

Boa Tarde.
Tenho uma dúvida em relação a este contingente, não sei se me conseguem ajudar. A minha situação é a seguinte: a minha deficiência encaixa-se na descrição deste contingente(deficiência por anomalia, congénita, de estrutura anatómica e é permanente).
A minha dúvida é em relação à situação escolar, pois eu sempre pertenci ao ensino regular e não necessitei de qualquer apoio adicional.
A minha candidatura por esta via pode ser indeferida visto que não necessitei de qualquer apoio por parte da escola?
Obrigada
Olá.
Eu não tenho a certeza de como o contingente funciona e por isso não te quero passar informações erradas. O @davis e o @Edgar H conseguem explicar melhor como isso funciona.

• Like
Reactions: davis
Olá @MargaridaC25
Boa Tarde.
Obrigada
A avaliação que é feita não tem em conta isso, pelo que isso não será impedimento.

• Like
Reactions: MargaridaC25
Olá @Annaa123

Não há propriamente uma lista de patologias que dão acesso ao concurso especial, já que dependerá da gravidade das mesmas e da incapacidade associada. Tem de ser feita uma avaliação médica.
Então as vagas são preenchidas pela ordem de gravidade de doença ou tem tudo a ver com a média na mesma? Nunca cheguei a entender isso…

Então as vagas são preenchidas pela ordem de gravidade de doença ou tem tudo a ver com a média na mesma? Nunca cheguei a entender isso…
Olá.
Não, continua a ser pela nota de candidatura.

• Like
Reactions: Wraak
Olá, o meu filho terminou agora o 12 ano durante o secundário teve direito a mais meia hora nos testes e nos exames porque é hiperativo com défice de atenção, ataques de ansiedade e pânico e já teve depressão no 10 ano. Recebe bonificação por deficiencia pela ssocial desde os 6 anos, tem relatórios médicos actualizados pela pedopsquiatra que atestam o problema, a psicologa da escola foi que fez o pedido do tempo extra para o exame e foi autorizado. Sabem me dizer se terá direito a esse tal contigente especial? Não tem atestado multiúsos.

Olá, o meu filho terminou agora o 12 ano durante o secundário teve direito a mais meia hora nos testes e nos exames porque é hiperativo com défice de atenção, ataques de ansiedade e pânico e já teve depressão no 10 ano. Recebe bonificação por deficiencia pela ssocial desde os 6 anos, tem relatórios médicos actualizados pela pedopsquiatra que atestam o problema, a psicologa da escola foi que fez o pedido do tempo extra para o exame e foi autorizado. Sabem me dizer se terá direito a esse tal contigente especial? Não tem atestado multiúsos.
Olá.
Como pode ver, aqui, não está incluído no conjunto de deficiências abrangidas.

Não consigo perceber bem o que abrange, mas fala da parte sensorial e há um défice cognitivo. Se um aluno com dislexia tem direito o caso do meu filho é identico mas mais grave.
Poderá tentar fazer a candidatura e ver se é aceite, usando a declaração média própria da DGES já que não tem o certificado multiusos:

A candidatura será depois apreciada nos termos estabelecidos no anexo II, do Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público.

• Like
Reactions: Edgar H
Obrigada, e quando tem de ser feita essa candidatura?
A candidatura é feita na mesma altura que os restantes alunos: