Controlador de Tráfego Aéreo: que licenciatura escolher?

CarolinaPisica

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2018
Olá!
Estou atualmente no 12º ano e tenho este grande sonho de ser controladora de tráfego aéreo. Para tal sei que tenho de tirar um licenciatura que pode ser uma qualquer, porém o mais prudente seria tirar uma que estivesse relacionada o mais possível com esta área. Estou interessada em engenharia, porque gosto bastante de matemática e de física, mas não me consigo decidir qual. Por outro lado, sei que é muito difícil conseguir ser CTA e, por isso, tenho que ter os pés bem assentes na terra e escolher uma licenciatura que me consiga dar frutos no futuro, caso eu não consiga seguir o meu sonho. Deste modo, gostaria que me aconselhassem a melhor opção, mesmo que não seja engenharia.
p.s tenho media de 17.
Obrigada!

Olá!
Estou atualmente no 12º ano e tenho este grande sonho de ser controladora de tráfego aéreo. Para tal sei que tenho de tirar um licenciatura que pode ser uma qualquer, porém o mais prudente seria tirar uma que estivesse relacionada o mais possível com esta área. Estou interessada em engenharia, porque gosto bastante de matemática e de física, mas não me consigo decidir qual. Por outro lado, sei que é muito difícil conseguir ser CTA e, por isso, tenho que ter os pés bem assentes na terra e escolher uma licenciatura que me consiga dar frutos no futuro, caso eu não consiga seguir o meu sonho. Deste modo, gostaria que me aconselhassem a melhor opção, mesmo que não seja engenharia.
p.s tenho media de 17.
Obrigada!

Eu não tenho a certeza, mas já ponderaste Engenharia Aeroespacial ou Eng. Aeronáutica? Não sei se a média chega, mas podes consultá-las aqui no site :) espero ter ajudado ;)

Eu só sei que esses senhores ganham bem mas mesmo muito bem (10000 euros mês) kkkkk

Olá!
p.s tenho media de 17.
Obrigada!

Boa noite Carolina,
Talvez Eng. Aeronautica ou Eng. Informática.
Sei de alguns projetos de final de curso de Eng. Informática que tratavam de sistemas para performance e fluidez de redes tráfego automovel e eram extremamente complexos. No entanto não sei dizer no caso de controlo de tráfego aéreo :( apenas que os informáticos estão enfiados em todo o lado, desde de como estão distribuidos os produtos nos supermercados a deep neural networks que estudam os teus comportamentos para te direcionarem a públicidade que melhor se enquadra no teu perfil para aumentar eficiência, para não falar do obvio (apps, web, hardware, etc..) por isso não me surpreenderia se fosse o precedente para o que procuras :)
Convém sempre investigar a fundo e não contar apenas com as nossas opiniões no forúm! Boa sorte.

Posso estar enganado, mas pelo que sei há cursos mas não é de ensino superior. Se estiver ligado a alguma licenciatura provavelmente será engenharia aeronáutica, como já disseram. Mas acho que é algo que se faz sem ter o requisito de licenciatura.

Olha eu tou a pensar em ser piloto de aviao (via tirar ATPLA, é muito dificil via forca aerea) e vou tirar engenharia civil (no Porto nao ha engenharia aeronautica) e, se nao conseguir, posso sempre fazer manutencao de aeroportos com engenharia civil. Eles tem PREFERENCIAS num curso na area das exatas, por isso qualquer engenharia da, mas nao e obrigatorio. Mas digote isso e uma coisa que vai ser muito mas mesmo muito dificil de la chegares (probabilidade 1%), sao muitos candidatos e ficam muito poucos. Mas se conseguires, tens o melhor emprego do pais, ganhas para ai 10k euros, segundo alguns estudos.
Boa Sorte...

PS: O curso que tao a falar tiras na NAV, a beira do aeroporto de LX.

• Like
Reactions: AeroMarques
Olá!
p.s tenho media de 17.
Obrigada!
olá!!
bem, já se passaram 3 anos desde a tua publicação.
o que é certo, é que tal como tu, sempre tive o sonho de me tornar CTA.
gostaria de saber se chegaste a tomar alguma decisão, não me querendo, como é obvio, intrometer eheh :)
obrigada

Última edição:
É preciso de ter uma licenciatura com um mínimo de 180 ECTS mas não importa qual. Até pode ser em Filosofia.

O curso de CTA em si é ministrado pelo NAV.