Correu-me muito mal o exame e agora??

• Thread starter Thread starter Ska
  • Data de Início Data de Início

Ska

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2023
Bom dia, terminei o 12° ano, mas deixei 3 anos de Mat A por for fazer, fui tentar por exame, mas correu muuuito mal, apesar de tudo este ano ainda vou tentar a 2° fase, mas sei que não vai ser fácil, por isso, gostava que alguém me ajudasse com umas dúvidas, neste momento não estou interessado em seguir os estudos, só quero terminar o 12 °ano e enveredar pela vida militar...
No meu caso para terminar o 12° ano será melhor o ensino recorrente ou o EFA??? É que sei que por exame vai ser quase impossível.

• Like
Reactions: soraiarftorres
Upvote 0
Obrigado pelo apoio.... Confesso que estou desiludido pq só preciso mesmo do 12°ano feito.... Hoje disseram-me que o ensino recorrente que já não existe é verdade????
Também me disseram que como é só Matemática que me falta que em 3 meses nun curso EFA que fico com o 12°ano feito..... Será???
Post automatically merged:

Não te dês por derrotado antes de acabares. Ainda podes ter sorte na 2ª fase.
Recomendo-te estes dois canais para auxiliar o teu estudo:
Explicamat: https://www.youtube.com/user/Explicamat
@Ricardo A. Ferreira: https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
Podes também utilizar o "Estudo em Casa" da RTP, com aulas gravadas Estudo em Casa - RTP

Se estás assim tão mal preparado, o melhor é capaz de ser arranjares explicações, se tiveres dinheiro para tal.
Obrigado pelo teu apoio!

Upvote 0
Hoje disseram-me que o ensino recorrente que já não existe é verdade????
Quem é que disse isso? Não vi semelhante coisa no website do ministério da educação, continua tudo igual lá.
Também me disseram que como é só Matemática que me falta que em 3 meses nun curso EFA que fico com o 12°ano feito
Podes fazer um curso EFA para obter equivalência ao 12º ano, mas, como só te falta uma disciplina, acho que mais vale usares o Ensino Recorrente. Isto se não conseguires aprovação na 2ª fase, já que ainda podes ter positiva se te esforçares para tal e tiveres um bocadinho de sorte.

Upvote 0
Quem é que disse isso? Não vi semelhante coisa no website do ministério da educação, continua tudo igual lá.
???? Vou ter de perguntar aqui na secretaria da escola , porque a informação que corre entre os alunos é que já não existe.....
Sendo 3 anos de matemática que me faltam, sabes quanto tempo eu teria de andar a fazer matemática pelo recorrente ???

Upvote 0
Segundo o meu entendimento, demora o tempo que tu demorares.
Estudas por conta própria e fazes um teste por módulo quando estiveres pronto.
Em alternativa, também há uma modalidade presencial, que é aquela cuja duração não te sei dizer, e que até deve variar conforme a instituição de ensino.

Última edição:
Upvote 0
Segundo o meu entendimento, demora o tempo que tu demorares.
Estudas por conta própria e fazes um teste por módulo quando estiveres pronto.
Em alternativa, também há uma modalidade presencial, que é aquela cuja duração não te sei dizer, e que até deve variar conforme a instituição de ensino.
Ah... O. K.... Obrigado.... Vou procurar escolas que tenham essa modalidade à distância.... Pq aqui na minha zona não me safo.

Upvote 0
Tenho notas baixas em físico-química e geometria no exame nacional, mas minhas notas na escola são boas e quero me candidatar a uma especialização relacionada à matemática na universidade porque tenho uma boa nota em matemática. As notas de físico-química e geometria no exame nacional Isso afetará minhas admissões na faculdade?

Upvote 0
As notas de físico-química e geometria no exame nacional Isso afetará minhas admissões na faculdade?
Não.
Contam a tua média final do secundário (composta pelas médias finais das várias disciplinas) e a(s) média(s) do(s) exame(s) que o curso a que te candidatas exige.

Upvote 0
Tenho notas baixas em físico-química e geometria no exame nacional, mas minhas notas na escola são boas e quero me candidatar a uma especialização relacionada à matemática na universidade porque tenho uma boa nota em matemática. As notas de físico-química e geometria no exame nacional Isso afetará minhas admissões na faculdade?
Boas, se o curso a que te quiseres candidatar for matemática pura/aplicada e afins só precisas do exame de matemática A. Portanto se esse fosse o caso estes dois exames nem precisarias de usar (na verdade acho que nem o de geometria descritiva podias usar, mas poderias usar o de FQ juntamente com o de matemática).
Se tiveres a falar de áreas como engenharias aí é que podes vir a precisar obrigatoriamente do de FQ. E portanto sim, as notas do exame iriam afetar a tua admissão na faculdade. No entanto, vale apena considerar que tens outras oportunidades, como fazer o exame na 2º fase ou repetir para o ano.
Quanto a geometria não sei a que te podes candidatar visto que não tive a desciplina.
Qualquer dúvida diz.

Upvote 0
Boas, se o curso a que te quiseres candidatar for matemática pura/aplicada e afins só precisas do exame de matemática A. Portanto se esse fosse o caso estes dois exames nem precisarias de usar (na verdade acho que nem o de geometria descritiva podias usar, mas poderias usar o de FQ juntamente com o de matemática).
Se tiveres a falar de áreas como engenharias aí é que podes vir a precisar obrigatoriamente do de FQ. E portanto sim, as notas do exame iriam afetar a tua admissão na faculdade. No entanto, vale apena considerar que tens outras oportunidades, como fazer o exame na 2º fase ou repetir para o ano.
Quanto a geometria não sei a que te podes candidatar visto que não tive a desciplina.
Qualquer dúvida diz.
O curso universitário ao qual quero me candidatar é na área de matemática pura, e apenas os resultados de matemática são exigidos, mas os resultados de outras disciplinas no exame nacional afetarão minha inscrição?

Upvote 0
Se queres matemática pura podes ficar tranquilo, podes só usar o exame de matemática A quando o realizares. Esses dois exames que fizeste não são obrigatórios de usar, portanto não te afetará. A única coisa que se terá em conta é as tuas notas na escola e a nota do exame de matemática A quando o realizares.

Upvote 0
Se queres matemática pura podes ficar tranquilo, podes só usar o exame de matemática A quando o realizares. Esses dois exames que fizeste não são obrigatórios de usar, portanto não te afetará. A única coisa que se terá em conta é as tuas notas na escola e a nota do exame de matemática A quando o realizares.
Obrigado, porque fui mal em físico-química e geometria no exame nacional, mal consigo dormir

Eu tenho outra pergunta, qual é a diferença entre os exames 1fase e 2fase

Última edição:
Upvote 0
Obrigado, porque fui mal em físico-química e geometria no exame nacional, mal consigo dormir

Na estrutura do exame não há diferença só as perguntas é que obviamente são diferentes.

Upvote 0

Os conteúdos são os mesmos, o teste vai ser diferente, naturalmente e os exames de segunda fase só podes usar na segunda fase do concurso.

Upvote 0
Cá estou eu novamente, espalhei-me em grande nos exames... A minha escola não tem ensino recorrente..... Alguém me pode ajudar??? Como posso concluir o 12° ano faltando-me 3 anos de matemática???? Tenho todas as outra disciplinas feitas... Desde já vos agradeço

Upvote 0
Cá estou eu novamente, espalhei-me em grande nos exames... A minha escola não tem ensino recorrente..... Alguém me pode ajudar??? Como posso concluir o 12° ano faltando-me 3 anos de matemática???? Tenho todas as outra disciplinas feitas... Desde já vos agradeço
Podes fazer o exame nacional de matemática no proximo ano letivo e daqui até lá estudar a matéria e talvez investir em explicações se tiveres hipóteses. Sempre podes pedir a alguma professora para assistires às suas aulas se não se importar.

Upvote 0
Além da via dos exames, se não tens opção de recorrente podes procurar também um curso EFA ou frequentar o recorrente noutra escola.

Upvote 0