Covid-19: Exames Nacionais 2020

Matrícula
1 Junho 2018
Bom dia,
No ano letivo passado frequentei o 12ºano. No entando, acabei por chumbar a Matemática A, não tendo, assim, concluído o respetivo ano.
No presente ano letivo, 2019-2020, ponderei inscrever-me apenas a Matemática, mas acabei por não fazê-lo. Posto isto, decidi repetir apenas o exame, não frequentando a disciplina. Portando, terei de ter pelo menos 10, para passar à disciplina e concluir o secundário.

A minha questão é: Se suspenderem os exames, devido ao covid-19, em que situação fico? Não me poderei candidatar ao ensino superior? Passo com 10? Bem sei que o governo ainda não foi claro em relação a estas questões, mas se me puderem ajudar a perceber melhor esta situação, agradecia.

Muito obrigado.

Olá @Manuelsantos11011817
A minha questão é: Se suspenderem os exames, devido ao covid-19, em que situação fico? Não me poderei candidatar ao ensino superior? Passo com 10? Bem sei que o governo ainda não foi claro em relação a estas questões, mas se me puderem ajudar a perceber melhor esta situação, agradecia.
Os exames não vão ser suspensos, exatamente pelas questões que coloca como as que tens aqui. O mais provável é que sejam adiados. Vamos esperar pela decisão que será tomada hoje.

Alguém me esclarece sobre se os alunos do 12º irão realizar todos os exames requeridos, ou só os que necessitam como prova de Ingresso?
Só os de prova de ingresso, mas estou confusa com uma coisa. Tipo na secretaria da minha escola aconselham nos sempre a pôr todos os exames como prova de ingresso, caso venhamos a precisar, por exemplo matemática e português como eram obrigatórios para aprovação do secundário assinalamos também de ingresso mesmo que não venham a ser necessários para ingresso. E agora não sei se vou ter de faser todos ou se vão disponibilizar outro boletim de inscrição nos exames, agora com as novas condições. Isso seria o mais sensato

Boa tarde,

Sei que em princípio não, mas só por segurança, este adiamento dos exames nacionais e tudo o resto, põe em causa qualquer melhoria de nota final através dos exames nacionais? Digo isto porque pretendia fazer melhoria de nota de candidatura, pelo que vou repetir os exames de Filosofia e História A.

Obrigado.

Olá! Eu inscrevi-me como aluna externa para a repetição de exames que realizei o ano passado ( História e Português) mas também os que realizei à 2 anos atrás ( MACS e Geografia). Os quatro assinalei para prova de ingresso e também, serviria para aumento da média. Assim, gostaria de saber após este comunicado do governo se vou poder continuar a realizar os quatro exames e se ainda vai contar para essas duas coisas ou existe alguma alteração em relação a isso? E se já sabe sobre o pagamento dos exames para os alunos externos como se vai realizar?

Olá pessoal !
Bem, eu fiz a inscrição dos exames de história A e português antes das aulas serem suspensas. Como tenho visto, só há necessidade de fazer o exame com o qual vamos concorrer para o ensino superior (?) Eu em princípio só vou usar o de história. Alguém me sabe dizer se, tendo feito a inscrição é obrigatório na mesma a realização do exame de português ? Obrigada !

Estou com uma dúvida, como agora só vamos fazer exame às disciplinas que precisamos para acesso ao ensino superior, acham que os exames que já fizemos no 11° ano também contam para a média? Porque, por exemplo, no meu como só preciso de matemática e tenho os exames do ano passado a baixar a média, e os alunos que já têm os exames que precisam já não fazem exame este ano, de certa forma acho um bocado injusto, com isto não estou a meter em causa a decisão porque é um assunto muito complicado e acho que até estão a fazer um bom trabalho.

• Like
Reactions: Beatriz_Teixeira
Estou com uma dúvida, como agora só vamos fazer exame às disciplinas que precisamos para acesso ao ensino superior, acham que os exames que já fizemos no 11° ano também contam para a média? Porque, por exemplo, no meu como só preciso de matemática e tenho os exames do ano passado a baixar a média, e os alunos que já têm os exames que precisam já não fazem exame este ano, de certa forma acho um bocado injusto, com isto não estou a meter em causa a decisão porque é um assunto muito complicado e acho que até estão a fazer um bom trabalho.
O que já está completado, não deve ser para mexer, isto é uma situação excecional, que não deve ser para manter futuramente.

O que já está completado, não deve ser para mexer, isto é uma situação excecional, que não deve ser para manter futuramente.

e para os alunos externos tudo se manterá como dantes? Poderemos melhorar a nossa CFD através dos exames caso conseguirmos melhorar a nossa classificação e assim a nota tirada no exame substituirá a nota da disciplina se for superior?

Olá pessoal !
Bem, eu fiz a inscrição dos exames de história A e português antes das aulas serem suspensas. Como tenho visto, só há necessidade de fazer o exame com o qual vamos concorrer para o ensino superior (?) Eu em princípio só vou usar o de história. Alguém me sabe dizer se, tendo feito a inscrição é obrigatório na mesma a realização do exame de português ? Obrigada !
Se só tens de fazer o de História A, não precisas de ir ao de Português. Podem ir, no entanto, para melhoria de nota.

• Like
Reactions: sasembrina
e para os alunos externos tudo se manterá como dantes? Poderemos melhorar a nossa CFD através dos exames caso conseguirmos melhorar a nossa classificação e assim a nota tirada no exame substituirá a nota da disciplina se for superior?
Que eu saiba, isso não está em causa.

• Like
Reactions: joanasantos88
Boa tarde,

Sei que em princípio não, mas só por segurança, este adiamento dos exames nacionais e tudo o resto, põe em causa qualquer melhoria de nota final através dos exames nacionais? Digo isto porque pretendia fazer melhoria de nota de candidatura, pelo que vou repetir os exames de Filosofia e História A.

Obrigado.
Não acredito que afete, até porque foi dito que os alunos podem fazer melhoria aos exames que já se inscreveram e que não precisam.

Só os de prova de ingresso, mas estou confusa com uma coisa. Tipo na secretaria da minha escola aconselham nos sempre a pôr todos os exames como prova de ingresso, caso venhamos a precisar, por exemplo matemática e português como eram obrigatórios para aprovação do secundário assinalamos também de ingresso mesmo que não venham a ser necessários para ingresso. E agora não sei se vou ter de faser todos ou se vão disponibilizar outro boletim de inscrição nos exames, agora com as novas condições. Isso seria o mais sensato
Se fizeste a inscrição online, já terias de ir lá preencher um boletim fisicamente. Com estas novas informações, podes não fazer os exames que não precisas, aparentemente sem consequências, mas, também, podes ir para fazeres melhoria.

Nada indicar que as melhorias sejam afetadas.
O pagamento será feito quando se puder ir às escolas.

Tendo em conta a nova situação, é necessário realizar o exame de português para medicina? O problema é que já me tinha inscrito nesse exame antes do encerramento das escolas e assumi como prova de ingresso. Ainda assim tenho que o realizar?

• Like
Reactions: Sofiasantos23