Covid-19: Exames Nacionais 2020

1) Se eu fizer exame de economia este ano e tirar 18 a minha nota interna de economia passa a ser 18? E se eu descer e tirar 15 no exame, a minha nota passa a ser 15?

Devido às regras em vigor devido à pandemia não altera, porém, em situações normais nunca desceria para 15, a pior hipótese numa melhoria é a nota manter igual ao que já estava.

2) Não me inscrevi no exame de economia, ainda posso fazê-lo? Há um nova "ronda" de inscrições, como procedo com esse exame?

Sei que estão a dar até 11 de maio para as pessoas fazerem alterações, inscrever diria que podes mas não sei se o prazo alargado permite que se inscrevam sem pagar a multa por atraso.

• Like
Reactions: 12345teste
Devido às regras em vigor devido à pandemia não altera, porém, em situações normais nunca desceria para 15, a pior hipótese numa melhoria é a nota manter igual ao que já estava.

Esta notícia não se aplica ao meu caso? Não a entendi a 100%

Esta notícia não se aplica ao meu caso? Não a entendi a 100%

Essa medida é referente aos 30% do valor dos exames na nota interna e aplica-se totalmente a ti, tanto para este ano como para o ano passado, dando um exemplo para melhor visualização, se fores a um exame com 15 de nota interna e tirares 12, descerias para 14, porém com esta medida o 15 volta.. já se tivesses ido ao mesmo exame com 15 e tirado 17, subindo assim para 16 esse 16 mantêm-se.

O que tu estavas a querer fazer de ir a exame e se tirares 18 ficas com 18 é o exame de melhoria que sempre existiu, no entanto as melhorias não estão permitidas este ano.

Essa medida é referente aos 30% do valor dos exames na nota interna e aplica-se totalmente a ti, tanto para este ano como para o ano passado, dando um exemplo para melhor visualização, se fores a um exame com 15 de nota interna e tirares 12, descerias para 14, porém com esta medida o 15 volta.. já se tivesses ido ao mesmo exame com 15 e tirado 17, subindo assim para 16 esse 16 mantêm-se.

O que tu estavas a querer fazer de ir a exame e se tirares 18 ficas com 18 é o exame de melhoria que sempre existiu, no entanto as melhorias não estão permitidas este ano.

Entendi, obrigado.
Ainda será possível o Estado recuar na decisão e permitir as melhorias? Já li que havia uma petição com milhares de assinaturas.

Entendi, obrigado.
Ainda será possível o Estado recuar na decisão e permitir as melhorias? Já li que havia uma petição com milhares de assinaturas.

Não sei quanto aos milhares mas havia algumas ainda, sim 😝
Possível é tudo possível neste momento, mas acho que não o farão dado a intenção de reduzir a quantidade de pessoas.

• Like
Reactions: 12345teste
Boa tarde.
Estou com dúvidas relativamente à minha classificação de Geografia do ano passado.
Eu tive de CIF 10. No exame tirei 6 valores o que faz com que eu tenha reprovado.
Este ano sou obrigada a fazer o exame para concluir a disciplina ou de acordo com as informações que estão no vosso site já tenho a disciplina feita?
Fico aguardar por uma resposta vossa.
Atenciosamente
Carolina Vaz

Boa tarde.
Estou com dúvidas relativamente à minha classificação de Geografia do ano passado.
Eu tive de CIF 10. No exame tirei 6 valores o que faz com que eu tenha reprovado.
Este ano sou obrigada a fazer o exame para concluir a disciplina ou de acordo com as informações que estão no vosso site já tenho a disciplina feita?
Fico aguardar por uma resposta vossa.
Atenciosamente
Carolina Vaz
Boa tarde, Carolina
Precisas fazer o exame, uma vez que ficaste com a disciplina por fazer.

Isso é uma injustiça porque os alunos deste ano que não queiram a disciplina como prova de ingresso têm a disciplina concluída.
Obrigada pela resposta
A diferença é que eles não sabem se chumbariam ou não depois do exame, infelizmente não tens alternativa... Boa sorte!

Neste artigo tens a resposta:

Visto que os 30% dos exames nacionais te levaram a ter um aumento de 1 valor na classificação final, vais ficar com 14 à disciplina.

Obrigada! Mas o meu DT disse-me que eu iria acabar a disciplina com a nota do exame, ou seja que ia ficar com 15. E eu só queria ter a certeza se fico com 14 ou 15 porque faz uma grande diferença na média...

Obrigada! Mas o meu DT disse-me que eu iria acabar a disciplina com a nota do exame, ou seja que ia ficar com 15. E eu só queria ter a certeza se fico com 14 ou 15 porque faz uma grande diferença na média...
Ficas com 14, que foi a nota para a qual subiste com os 30% do exame.

Boa noite
No ano letivo anterior concluí o 12ºano, mas gostaria de concorrer à universidade novamente este ano. Iria repetir o exame uma vez que foi inferior à classificação interna e é a minha prova de ingresso. Agora com as novas regras já não necessito de fazer exame e fico com a minha classificação interna?
Desde já obrigada

Boa noite
No ano letivo anterior concluí o 12ºano, mas gostaria de concorrer à universidade novamente este ano. Iria repetir o exame uma vez que foi inferior à classificação interna. Agora com as novas regras já não necessito de fazer exame e fico com a minha classificação interna?
Desde já obrigada
Podes repetir o exame, caso queiras uma prova de ingresso com melhor nota. A tua nota interna será a CIF que tinhas antes do exame, caso tenhas descido depois do exame nacional.

Podes repetir o exame, caso queiras uma prova de ingresso com melhor nota. A tua nota interna será a CIF que tinhas antes do exame, caso tenhas descido depois do exame nacional.
Não há problema mesmo que a nota que tenha tirado no exame da 1a fase tenha sido 9? (fiquei na mesma aprovada na disciplina)

Não há problema mesmo que a nota que tenha tirado no exame da 1a fase tenha sido 9? (fiquei na mesma aprovada na disciplina)
Certo, não há problema, uma vez que ficaste com a disciplina concluída na mesma. No entanto, se tiveste menos de 95 pontos e era o exame de prova de ingresso, precisas repetir para concorrer.

• Like
Reactions: beatrizmq
Certo, não há problema, uma vez que ficaste com a disciplina concluída na mesma. No entanto, se tiveste menos de 95 pontos e era o exame de prova de ingresso, precisas repetir para concorrer.
Mas tirei nota superior a 95 na segunda fase. Preciso então de fazer na mesma o exame para concorrer à primeira fase?
Desculpa pelo excesso de perguntas mas estou bastante confusa com estas mudanças todas ahaha

Mas tirei nota superior a 95 na segunda fase. Preciso então de fazer na mesma o exame para concorrer à primeira fase?
Desculpa pelo excesso de perguntas mas estou bastante confusa com estas mudanças todas ahaha
Sim, exames feitos na 2ª fase de exames, só podem ser usados como provas de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidatura.