CPRI (FCSH) ou História (FLUC)

PG2001

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2019
Com o fim do 2º período e o início das férias da páscoa tem me vindo muito à cabeça as escolhas em relação à universidade. Desde muito pequeno que sempre adorei História e que tenho a ideia de ir estudar para Coimbra. Contudo, embora a minha paixão por esse curso e cidade, tenho começado a evidenciar certas preocupações em relação a seguir este caminho. Entretanto também me comecei a interessar imenso por política, daí ter pensado em Ciência Política como alternativa para História, em especial o curso de CPRI na Nova que é o que me parece melhor no país (muito embora não tenha muito interesse em Lisboa como cidade devido à confusão). Agora encontro-me bastante indeciso entre ambas as alternativas. Por um lado eu adoro História e também prefiro Coimbra a Lisboa. Mas por outro tal curso não me dá muita confiança quanto à sua utilidade no futuro, não que CPRI me dê tal coisa, também não dá muita, mas dá-me mais do que História.
(Se for para História em Coimbra o que eu tinha em mente fazer era depois da licenciatura tirar um mestrado em RI)
Enfim, gostava de perguntar-vos a vossa opinião sobre qual a melhor opção a escolher ou o que deveria tomar em consideração para fazer a escolha.

The Other Side

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2016
Olá! Olha, História é sempre importante, temos de olhar bem para a Historia para perceber o passado, o que nos trouxe ao presente e para não repetir os mesmos erros no futuro! Se andas em Humanidades (como eu), tens a disciplina de História A, que aborda imensos assuntos, desde a economia até à arte, passando pela política (que, pelo que vejo, é o que te interessa). História abre caminhos para imensas áreas: com um curso de História (e com um mestrado adequado) podes trabalhar no ensino, em investigação, em museus, em turismo (nomeadamente turismo cultural), na área da política (há pessoas que tiram a licenciatura em história e um mestrado em Ciência Política ou em Relações Internacionais, como desejas), conservação e reabilitação, entre outros. Se te interessa estudar em Coimbra, verás que a FLUC dispõe de uma oferta formativa que te permite ter um plano curricular flexível e diferente do habitual. Estando na licenciatura em História podes fazer um menor (5 cadeiras de outro curso) em Relações Internacionais ou em Estudos Europeus. Aliás, recomendo-te explorar a licenciatura em Estudos Europeus, dado que mistura historia e política e tambem um bocadinho de geografia, acho que se gostas de história e política, Estudos Europeus é um bom curso para ti. Caso não gostes de Estudos Europeus, penso que tanto História como CPRI são bons cursos pra ti e podes complementar qualquer um deles com o mestrado em Relações Internacionais :)
Mensagem fundida automaticamente:

Com o fim do 2º período e o início das férias da páscoa tem me vindo muito à cabeça as escolhas em relação à universidade. Desde muito pequeno que sempre adorei História e que tenho a ideia de ir estudar para Coimbra. Contudo, embora a minha paixão por esse curso e cidade, tenho começado a evidenciar certas preocupações em relação a seguir este caminho. Entretanto também me comecei a interessar imenso por política, daí ter pensado em Ciência Política como alternativa para História, em especial o curso de CPRI na Nova que é o que me parece melhor no país (muito embora não tenha muito interesse em Lisboa como cidade devido à confusão). Agora encontro-me bastante indeciso entre ambas as alternativas. Por um lado eu adoro História e também prefiro Coimbra a Lisboa. Mas por outro tal curso não me dá muita confiança quanto à sua utilidade no futuro, não que CPRI me dê tal coisa, também não dá muita, mas dá-me mais do que História.
(Se for para História em Coimbra o que eu tinha em mente fazer era depois da licenciatura tirar um mestrado em RI)
Enfim, gostava de perguntar-vos a vossa opinião sobre qual a melhor opção a escolher ou o que deveria tomar em consideração para fazer a escolha.