Credenciais de acesso para concorrer a bolsa de estudo

Gabriel5105

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2017
Boa noite, eu pesquisei sobre isto e, de acordo, com a minha situação:
"Caso esteja a concorrer ao ingresso no ensino superior através do concurso nacional de acesso e seja a primeira vez que pretende concorrer à atribuição de uma bolsa de estudos, poderá solicitar as suas credenciais aquando da candidatura ao ensino superior.", diz que poderei pedir as credenciais quando me candidatar ao ensino superior. Ora, segundo DGES, as candidaturas começam a 19 de julho (espero não estar enganado), e nessa altura o que vou ter que fazer (onde e como) para obter então as tais credenciais necessárias para poder entrar no site e me candidatar?

Boa noite, eu pesquisei sobre isto e, de acordo, com a minha situação:
"Caso esteja a concorrer ao ingresso no ensino superior através do concurso nacional de acesso e seja a primeira vez que pretende concorrer à atribuição de uma bolsa de estudos, poderá solicitar as suas credenciais aquando da candidatura ao ensino superior.", diz que poderei pedir as credenciais quando me candidatar ao ensino superior. Ora, segundo DGES, as candidaturas começam a 19 de julho (espero não estar enganado), e nessa altura o que vou ter que fazer (onde e como) para obter então as tais credenciais necessárias para poder entrar no site e me candidatar?
Quando te candidatares, no formulário tem uma opção para assinalares se queres concorrer, ou não, a bolsa de estudo. Caso assinalares a opção "sim", receberás uma SMS com as tuas credenciais, que podes usar no site da DGES para dar início à tua candidatura.

Eu estou a planear candidatar-me a Linguas Modernas na fluc mas o exame de ingles correu-me mal, por isso provavelmente tenho que o repetir e so me posso candidatar à universidade na segunda fase... A minha dúvida prende-se em saber se isso afeta alguma coisa na atribuição da bolsa, tendo em conta que eu vou pedir bolsa de estudos? Porque eu vou-me candidatar na primeira mas se o exame de inglês me correr bem em julho, vou tentar a minha sorte para LM em Coimbra. Tenho que pedir bolsa logo na primeira candidatura? E mais importante, será que isso implica algo no que toca a arranjar um quarto numa residência e atrasa a atribuição de bolsa?
Obrigada mais uma vez

Olá @Joanaics
A minha dúvida prende-se em saber se isso afeta alguma coisa na atribuição da bolsa, tendo em conta que eu vou pedir bolsa de estudos? Porque eu vou-me candidatar na primeira mas se o exame de inglês me correr bem em julho, vou tentar a minha sorte para LM em Coimbra. Tenho que pedir bolsa logo na primeira candidatura? E mais importante, será que isso implica algo no que toca a arranjar um quarto numa residência e atrasa a atribuição de bolsa?
Não afecta. Podes pedir a bolsa só depois da segunda fase. Se só ficares colocada na 2ª fase é possível que isso afecte, sim, já que o número de quartos disponível será certamente menor.

Boa noite!

Eu estava a tentar informar-me sobre a Bolsa de Estudos e apareceu-me esta mensagem, na zona de Log In.
"Por favor insira as suas credenciais acesso."

Onde é que eu posso obter estas credenciais ?!?

Olá @Rui Dias
Boa noite!

Eu estava a tentar informar-me sobre a Bolsa de Estudos e apareceu-me esta mensagem, na zona de Log In.
"Por favor insira as suas credenciais acesso."

Onde é que eu posso obter estas credenciais ?!?
Vais concorrer ao ensino superior este ano? Se sim não é suposto que faças a candidatura agora, só depois da candidatura ao ensino superior.

Sim, eu já concorri no ano passado, mas penso que não pedi bolsa. Não entrei onde queria e optei por não ingressar.

Olá @Joanaics

Não afecta. Podes pedir a bolsa só depois da segunda fase. Se só ficares colocada na 2ª fase é possível que isso afecte, sim, já que o número de quartos disponível será certamente menor.
Eu vou pedira bolsa logo na primeira candidatura, por isso eventualmente nao ira afetar nada nao é? Mesmo que depois mude de curso na segunda? Ate porqueé na mesma faculdade

Sim, eu já concorri no ano passado, mas penso que não pedi bolsa. Não entrei onde queria e optei por não ingressar.
Nesse caso depois de voltares a concorrer tratas disso. Depois da candidatura aparecerá uma notificação nesse sentido.
Eu vou pedira bolsa logo na primeira candidatura, por isso eventualmente nao ira afetar nada nao é? Mesmo que depois mude de curso na segunda? Ate porqueé na mesma faculdade
É indiferente.

Boa tarde, não sei se me podem ajudar.. quais o requisitos para ter direito a bolsa de estudo? O ano passado eu tive descontos porque trabalhei num parte time e estágio emprego, mas a minha mãe é desemprego e o meu padrasto recebe o ordenado mínimo.. se não tiver direito à bolsa é provável que não consiga ir para a faculdade

Olá @Iphilipa
Boa tarde, não sei se me podem ajudar.. quais o requisitos para ter direito a bolsa de estudo? O ano passado eu tive descontos porque trabalhei num parte time e estágio emprego, mas a minha mãe é desemprego e o meu padrasto recebe o ordenado mínimo.. se não tiver direito à bolsa é provável que não consiga ir para a faculdade
Sugiro que comeces por ler isto:
http://uniarea.com/estes-sao-os-apoios-disponiveis-aos-estudantes-do-ensino-superior/

Olá! eu tenho uma dúvida!
eu gostava de me candidatar a Psicologia em Coimbra, só que os exames na 1ª fase me correram um pouco mal por isso já não devo conseguir entrar na primeira. a minha dúvida é, imaginando que eu entro no Minho na 1ª fase, tenho que me candidatar também à bolsa de estudo na primeira fase? e se só entrar onde quero na 2ª fase? candidato-me à bolsa na mesma? como é que faço? espero pela segunda fase para me candidatar?
alguém me pode esclarecer? obrigada desde já!

Olá! eu tenho uma dúvida!
eu gostava de me candidatar a Psicologia em Coimbra, só que os exames na 1ª fase me correram um pouco mal por isso já não devo conseguir entrar na primeira. a minha dúvida é, imaginando que eu entro no Minho na 1ª fase, tenho que me candidatar também à bolsa de estudo na primeira fase? e se só entrar onde quero na 2ª fase? candidato-me à bolsa na mesma? como é que faço? espero pela segunda fase para me candidatar?
alguém me pode esclarecer? obrigada desde já!
Candidatas-te antes de sber onde ficas colocada. Logo após concorreres para o ensino superior, podes preencher o formulário da bolsa. O facto de mudares de universidades entre fases não alterará o resultado. O resultado demora mais a sair do que o tempo entre as fases, por isso não te preocupes :)

Candidatas-te antes de sber onde ficas colocada. Logo após concorreres para o ensino superior, podes preencher o formulário da bolsa. O facto de mudares de universidades entre fases não alterará o resultado. O resultado demora mais a sair do que o tempo entre as fases, por isso não te preocupes :)
então preencho o formulário logo depois de ter as credenciais recebidas por SMS pela DGES e depois de submeter a candidatura?

e quanto às residências? haverá alguma espécie de problema? sei que na segunda fase já há poucos lugares certamente, mas, se houver algum disponível, já estarei a receber a bolsa para poder pagar as propinas e o respetivo quarto?

Ola! Percebi que a password que me dão para a candidatura online não é a mesma que eu posso utilizar na candidatura para a bolsa de estudo. Li também que esses dados chegam até nós na altura que nos candidatamos para a universidade, no entanto eu vou para uma universidade privada, vou-me lá inscrever e não vou fazê-lo online mas sim na universidade onde vou estudar. Dessa forma, como é que vou obter esse tipo de dados para me conseguir candidatar?

Olá @luistiago011
Ola! Percebi que a password que me dão para a candidatura online não é a mesma que eu posso utilizar na candidatura para a bolsa de estudo. Li também que esses dados chegam até nós na altura que nos candidatamos para a universidade, no entanto eu vou para uma universidade privada, vou-me lá inscrever e não vou fazê-lo online mas sim na universidade onde vou estudar. Dessa forma, como é que vou obter esse tipo de dados para me conseguir candidatar?
Nesse caso é a instituição privada que te dá os acessos para concorreres à bolsa.

Até que dia é que eu posso apresentar online os documentos que me serão pedidos,pela mensagem no telemovel, para atribuiçao da bolsa? É o mesmo prazo em que acabam as candidaturas (8 de agosto)?