Criminologia

 

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
Mensagens
46
ola, sou aluna de ciências, estou a pensar seguir criminologia, mas não fazem bons comentários acerca da área, dizem-me que é um "tiro no escuro" , quem souber algo sobre o curso fale cmg sff
 
Sou aluna do 3º ano de criminologia da FDUP e posso dizer que quem fala pior de criminologia é quem não faz ideia daquilo em que consiste. Mais do que isso, digo que, quem pensar em seguir criminologia tem que estar preparado para ouvir críticas de todo o lado e, falando por mim, de estar preparado para ter muito trabalho e, por isso, só deve ir por aí quem realmente se interessar pela àrea. Não é fácil enquadrar a nossa àrea num emprego pela falta de reconhecimento da àrea pelo nosso governo, mas vamos conquistando os nossos lugares com o tempo. Ainda há poucos meses conquistamos o nosso lugar no SEF, por exemplo. É uma àrea em expansão e não temos ainda muitas oportunidades, mas elas existem. Conheço casos de sucesso. Uma das coisas mais importantes é gostar do que se faz e ser insistente, seja em criminologia ou noutra qualquer àrea.
Espero ter ajudado, tal como gostava de ter sido ajudada quando estava na mesma situação.
 
Olá :) Sou aluna do 4º ano da Licenciatura em Criminologia pela FDUP e tal como tu também vim de Ciências e Tecnologias.
Desde já aproveito para dizer que concordo com o que foi dito pela Sofia Silva e embora o curso não tenha correspondido às minhas expetativas sei que este curso (da pública) é dos melhores que há na Europa e os criminólogos são efetivamente empregues (e bem pagos) noutros países.
Em primeiro lugar acho que deves esclarecer o porquê de escolheres Criminologia. Todos nós sabemos que vamos para cursos superiores procurando abrir as nossas possibilidades de trabalho e a menos que tenhas posses para "seguir aquilo que gostas" ao ponto de fazer Mestrados por essa Europa fora, considera que no mundo real a Licenciatura em Criminologia não tem todas as saídas que são descritas na página da faculdade. E sejamos realistas, a maioria das pessoas não tem dinheiro para estudar 4 anos mais 2 de Mestrado para conseguir ter trabalho.
Além disso, podes-te desiludir muito com o curso, já que vens de ciências, e normalmente procuramos sempre cursos igualmente científicos e práticos e na verdade não o vais encontrar. Este é um curso de "ciências humanas", por alguma razão está na Faculdade de Direito, e a disciplina mais parecida que deves ter tido no secundário à dinâmica das aulas/dos exames deste curso será algo como Psicologia ou Sociologia.
Eu, por exemplo, queria seguir a área Forense e achei que era a melhor via, o que não se verifica. Se o teu caso for semelhante ao meu recomendo-te que escolhas Biologia ou Bioquímica (que são cursos mais pequenos e te dão mais bases) e que depois tires Mestrado/Especialização em Ciências Forenses. Contudo, se quiseres parar mesmo no Instituto de Medicina Legal, isso só mesmo tirando especialização após o Mestrado Integrado em Medicina.
Se, por outro lado, vieres para o curso porque queres contactar com vitimas ou ofensores, nomeadamente trabalhar nas Prisões ou nos serviços de crianças (como as CPCJ, as EMAT), recomendo que procures o Mestrado Integrado em Psicologia na vertente de Psicologia Jurídica, é uma área bem mais reconhecida que te abre muitas mais possibilidades a obter trabalho, dando-te na mesma as bases de Direito necessárias para estas profissões.
Se quiseres ir para as Polícias recomendo que vejas a Escola de Polícia em Lisboa, será a melhor opção.
De referir, contudo, que o Criminólogo é capaz de trabalhar em todas estas áreas, mas como deves compreender o ser um curso recente não ajuda e emigrar nem sempre é a primeira opção de quem entra neste curso...

Nem tudo é mau, se quiseres seguir a área de segurança (especialmente segurança privada) ou de investigação científica acerca de todas as temáticas do curso esta é o melhor curso! Os professores preparam-te extremamente bem para a investigação e tens imensas cadeiras de segurança.

Acima de tudo não te esqueças que vindo de ciências tens muitos cursos que te garantem emprego futuro praticamente só por teres o diploma, analisa bem os cursos que tens ao teu dispor e faz a escolha que achares mais acertada :)

Se precisares de mais ajuda diz qualquer coisa! beijinhos!
 
Olá, sou aluno do 3ºano de Criminologia na UFP e posso dizer que quem fala mal do nosso curso, não consegue perceber o quanto ele é útil e necessário para um sociedade saudável. Como a Sofia disse e muito bem, é uma área em expansão e é difícil encontrar emprego na nossa área, mas não impossível. A uns anos atrás a psicologia encontrava-se na mesma situação e vemos agora a importância que esta tem . O nosso Curso tem a particularidade de juntar várias áreas como o direito, sociologia, vitimologia e até um pouco de biologia. Posso dizer que não estou arrependido de ter escolhido o curso, é bastante interessante e cativante. Como todos os outros cursos, é importante que estejas numa coisa que gostes de fazer. Qualquer dúvida estás a vontade de mandar mensagem que terei todo o gosto em tirar as tuas dúvidas. PS: Criminologia não é igual ao CSI e ao que se vê nas séries XD.
 
Também sou do 3º ano e da mesma área, embora de uma instituição diferente e a única coisa que gostaria de alertar é que quem pensa que basta tirar esta licenciatura para fazerem parte da PJ não é suficiente. No entanto, é uma área bastante interessante porque não nos cingimos a uma área de estudo. Direito, Sociologia, Vitimologia, Psicologia são algumas das áreas que temos e realmente dão-nos ferramentas cruciais para as causas do crime e tudo o que o envolve. Outra coisa que é importante falar e como a Sofia já disse, não é fácil arranjar emprego na nossa área, mas a verdade é que muita gente não procura. O emprego não vem ter a casa, é necessário mostrar o que podemos fazer porque o que falta é saberem das nossas potencialidades. E há imensas coisas que podemos fazer e não fazemos porque não sabem que temos formação para isso. Agora é lutar pelo nosso reconhecimento.
 
Agradeço desde já a todos os que responderam.
Mas, se não for pedir muito, será que me podem dizer o que fazem no curso, se é fácil e se a faculdade é boa?
 
  • Like
Reactions: anabarros8
Ola :)Uma das minhas opções é ciências forenses, contudo em Portugal só uma universidade apresenta essa opção pelo que me inclinei para a criminologia, contudo tenho ouvido dizer que este se baseia mais na parte do direito /leis e não tanto na prática, é assim? Obrigada
 
  • Like
Reactions: anabarros8
Bom dia! Não sei se estás muito ciente sobre o que é o curso mas embora não seja da minha área vou-te dizer o que sei. Aqui no Porto Criminologia é um curso leccionado na faculdade de direito FDUP. Se calhar pensas que ser criminologista está relacionado com a investigação na PJ e algo do género que se vê nas séries CSI e assim não é propriamente isso. Bem, Criminologia está mais relacionado com o estudo do impacto que os crimes têm na sociedade. Esse curso abriu em 2006 no ano em que me candidatei ao ensino superior pelo menos aqui no Porto. Como é leccionado numa faculdade de direito tens de aprender muita coisa sobre leis, casos de estudo, e ler muita documentação. Espero ter dado algum contributo embora não seja expert na matéria que a minha área são mais as tecnologias.
 
  • Like
Reactions: Ana Teixeira
Boa Tarde, se não conseguir entrar em criminologia numa universidade pública vou ser obrigado a candidatar-me a uma privada. No Porto existem 3 privadas com estes curso, a Lúsiada, Fernando Pessoa e no ISMAI, alguém consegue me ajudar qual será a melhor destas 3 universidades para o curso em questão?
 
  • Like
Reactions: Rodrigoo
Entrei em Criminologia. Era a minha primeira opção, mas acho que me estou a desiludir com isto. O curso tem uma vasta área experimental que não me diz nada e as aulas que tive até agora relativas concretamente à área estão a tornar-se maçadoras e desinteressantes. Não sei o que fazer. Ainda não me sinto totalmente em casa na minha "nova casa" e tenho medo que esse sentimento esteja a condicionar-me. É que estou nas aulas e começo a pensar "isto agora vai ser sempre sempre assim!?; à volta do crime, e das questões da psicopatia, e dos desvios, e da investigação e de todas as questões à volta dos serviços prisionais e delinquência?". Começo a fartar-me. Pensei que ia gostar do curso. Mas começo a ficar com dúvidas.
A cadeira que mais me agrada é mesmo Introdução ao Direito (muito por culpa da professora é verdade).
Não sei mesmo o que fazer :(
Nunca tive 100% certezas da minha 1ª opção e isso está a levar-me a repensar as outras opções: Psicologia e Direito.
Posso fazer mudança de curso para outra universidade? Ou isso proibido definitivamente?
Estou mesmo a começar a sentir-me perdida
 
  • Like
Reactions: Madalena Gonçalves
Olá @flompinha. Acredita que é bastante normal tal acontecer. Os primeiros tempos são de adaptação e duros em (quase) toda a gente. Contudo, se de facto vês que não é o que imaginavas e não te sentes realizada, podes perfeitamente mudar de curso.

Quanto às perguntas, podes, de facto, pedir mudança de curso no final do primeiro ano (nunca antes: lê Mudar de curso deixa de ser possível no primeiro ano | Uniarea). Podes também concorrer pelo concurso nacional ao ensino superior no próximo ano. Para além disso, tens a 3ª fase deste ano.
 
  • Like
Reactions: Jonanthan Galvão
Estava a pensar seguir criminolgoia para mais tarde tirar um mestrado em profiling, sera que existe algum mestrado do genero por ca ou pela europa ? e que pelo o que tive a ver so no FBI nos EUA. Obrigada
 
Estava a pensar seguir criminolgoia para mais tarde tirar um mestrado em profiling, sera que existe algum mestrado do genero por ca ou pela europa ? e que pelo o que tive a ver so no FBI nos EUA. Obrigada
Ola. Tou em criminologia e vou tirar mestrado em Londres. É assim, profilling mesmo com esse nome acho que so nos EUA ou entao como pos graduacao. Tambem e uma area que me interessa. Mas é assim, tirando mestrado em psicologia forense, ja entras nessa vertente. A maioria dos profillins vem de psicologia forense. E dps podes sempre tirar pos graduacao ou outra especializacao para ainda te aprofundar mais nessa questao de perfil.
 
  • Like
Reactions: Vania Rodrigues
Ola. Tou em criminologia e vou tirar mestrado em Londres. É assim, profilling mesmo com esse nome acho que so nos EUA ou entao como pos graduacao. Tambem e uma area que me interessa. Mas é assim, tirando mestrado em psicologia forense, ja entras nessa vertente. A maioria dos profillins vem de psicologia forense. E dps podes sempre tirar pos graduacao ou outra especializacao para ainda te aprofundar mais nessa questao de perfil.
o que estas a achar do curso e ja agora em que universidade estas?
 
o que estas a achar do curso e ja agora em que universidade estas?
É assim a maioria das pessoas desilude-se muito com o curso, mas isso acontece em quase todos porque nos vamos para a faculdade a achar que vai ser tudo prático e tudo muito fixe. O que nao corresponde à verdade. O que acontece com muita gente que vem para criminologia é que vem a pensar que é CSI, e depois cai redondo no chão ao ver que de CSI não tem nada. No meu caso eu não me desiludi porque já sabia para o que vinha. É o quarto ano que frequento este curso e se voltasse atrás tomava a mesma decisão. O curso fundamennta-se em 3 vertentes: direito, psicologia, sociologia. O que aprendes é historia, teorias, vitimologia, metodos e intervencoes em populacoes de risco, direito... Se quiseres perceber melhor vê as cadeiras do curso. Eu estou na faculdade de direito da universidade do Porto, que como já te tinha dito é a unica publica do país, sendo que mesmo as privadas só existem no Porto. Já tive experiencia numa privada porque nao consegui entrar no primeiro ano na FDUP mas depois no segundo ano entrei por regime de transferencia, e como tal posso te afirmar que curso a sério é na FDUP. Não é à toa que aqui são 4 anos e nas privadas são 3. A difiuldade é mt maior mas a FDUP mas recompensa em prestigio. A FDUP conhecida lá fora na Europa, as restantes não. Prova disso é que quando fui falar com uma faculdade em Londres eles so conheciam a FDUP em Portugal. E na FDUP tens estagio, coisa que nao acontece nas outras.
 
É assim a maioria das pessoas desilude-se muito com o curso, mas isso acontece em quase todos porque nos vamos para a faculdade a achar que vai ser tudo prático e tudo muito fixe. O que nao corresponde à verdade. O que acontece com muita gente que vem para criminologia é que vem a pensar que é CSI, e depois cai redondo no chão ao ver que de CSI não tem nada. No meu caso eu não me desiludi porque já sabia para o que vinha. É o quarto ano que frequento este curso e se voltasse atrás tomava a mesma decisão. O curso fundamennta-se em 3 vertentes: direito, psicologia, sociologia. O que aprendes é historia, teorias, vitimologia, metodos e intervencoes em populacoes de risco, direito... Se quiseres perceber melhor vê as cadeiras do curso. Eu estou na faculdade de direito da universidade do Porto, que como já te tinha dito é a unica publica do país, sendo que mesmo as privadas só existem no Porto. Já tive experiencia numa privada porque nao consegui entrar no primeiro ano na FDUP mas depois no segundo ano entrei por regime de transferencia, e como tal posso te afirmar que curso a sério é na FDUP. Não é à toa que aqui são 4 anos e nas privadas são 3. A difiuldade é mt maior mas a FDUP mas recompensa em prestigio. A FDUP conhecida lá fora na Europa, as restantes não. Prova disso é que quando fui falar com uma faculdade em Londres eles so conheciam a FDUP em Portugal. E na FDUP tens estagio, coisa que nao acontece nas outras.

gostava bastante de entrar na FDUP so que nao tenho media suficiente e pelo o que dizes as privsdas nao sao "a serio"
 
gostava bastante de entrar na FDUP so que nao tenho media suficiente e pelo o que dizes as privsdas nao sao "a serio"
Opa se é mesmo o que queres, vai para a privada. Eu tambem fui e depois se ainda tiveres paciencia e gosto, tenta trocar como eu fiz. A questao das privadas é que nao sao valorizadas como as universidades publicas, mas isso em qualquer area acontece.. A media este ano desceu, pode ser que ainda consigas..