CT - Devo escolher Química no 12.º?

Vasco F Nunes

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2019
Bom dia,

Eu tenho 17 anos estou em ciências e tecnologia e vou para o 12.º ano. Sei que as aulas estão quase a começar mas ainda estou indeciso sobre as disciplinas opcionais. Eu escolhi Física (porque gosto muito e quero ter essa disciplina) e Inglês, mas na verdade eu nunca fui muito bom a inglês e o mais provável é que me baixe a média apesar da voz na minha cabeça dizer: “é desta que vou conseguir”. Sociologia e psicologia não me interessam, por isso, estou a pensar em mudar para Química, mas tenho receio que seja demasiado complicado ter estas duas disciplinas (Física e Química). Eu fui bom a Física e Química A (acabei com 19) mas tive alguma dificuldade na química do 11.º, e não sei se no 12.º vou conseguir sair-me melhor.

Alguém tem algum conselho para me dar?

Rafaela S

Membro
Matrícula
21 Agosto 2017
Curso
Ciências e Tecnologias - 12°
Olá! Eu também vou para o 12o este ano e escolhi ter biologia e aplicações informáticas. Biologia porque adoro e quero medicina, logo faz mais sentido, e aplicações porque nunca tive jeito para computadores e quero experimentar. Já sabes mais ou menos que curso queres seguir na universidade? Isso pode influenciar a tua decisão. Quanto à dificuldade não acho que te tenhas de preocupar por aí, em principio todas as opções do 12o ano são "fáceis" e se tiveste 19 no 11o, com mais ou menos trabalho consegues. O que quero dizer é, escolhe algo que gostes e te ajude na universidade.😉

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Bom dia,

Eu tenho 17 anos estou em ciências e tecnologia e vou para o 12.º ano. Sei que as aulas estão quase a começar mas ainda estou indeciso sobre as disciplinas opcionais. Eu escolhi Física (porque gosto muito e quero ter essa disciplina) e Inglês, mas na verdade eu nunca fui muito bom a inglês e o mais provável é que me baixe a média apesar da voz na minha cabeça dizer: “é desta que vou conseguir”. Sociologia e psicologia não me interessam, por isso, estou a pensar em mudar para Química, mas tenho receio que seja demasiado complicado ter estas duas disciplinas (Física e Química). Eu fui bom a Física e Química A (acabei com 19) mas tive alguma dificuldade na química do 11.º, e não sei se no 12.º vou conseguir sair-me melhor.

A Química de 12º é mais simples e mais interessante, tem pouco cálculo também.

Vasco F Nunes

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2019
Olá! Eu também vou para o 12o este ano e escolhi ter biologia e aplicações informáticas. Biologia porque adoro e quero medicina, logo faz mais sentido, e aplicações porque nunca tive jeito para computadores e quero experimentar. Já sabes mais ou menos que curso queres seguir na universidade? Isso pode influenciar a tua decisão. Quanto à dificuldade não acho que te tenhas de preocupar por aí, em principio todas as opções do 12o ano são "fáceis" e se tiveste 19 no 11o, com mais ou menos trabalho consegues. O que quero dizer é, escolhe algo que gostes e te ajude na universidade.😉
Eu também me matriculei em aplicações informáticas, adorava aprender programação, mas na minha escola a disciplina não vai abrir, acho que só um ou dois é que se inscreveram!
Bem, a área que eu mais gosto é física, acho que quero ir para alguma engenharia ou assim, não sei se química também pode dar jeito.

Muito obrigado pela resposta. 🙂
Mensagem fundida automaticamente:

A Química de 12º é mais simples e mais interessante, tem pouco cálculo também.
Ok 👍 Obrigado.

Ana_APinto

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2019
Curso
Química Tecnológica
Instituição
FCUL
Bom dia,

Olá! A Química de 12º ano é super interessante e foi a disciplina que me fez escolher com ainda mais convicção o curso em que ingressei. Tem uma parte mais sobre as moléculas (estrutura dos átomos, etc), mas depois tem uma parte em que mostra a aplicabilidade da Química. Se bem me lembro dizia respeito aos plásticos, combustíveis, vidro, etc.
Não é difícil, mas depende de como seja a avaliação na tua escola.

Qualquer coisa, dispõe :)

Marco Esperança

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Bom dia,

Olá, tive Química no 12º, sendo que terminei com 20 e posso te dizer que esta disciplina é bastante diferente da Química de 11º. A Química de 12º é muito mais teórica, enquanto a Química de 11º envolve muitos mais cálculos (coisa que em Química de 12º só usas quando deres reações ácido-base e gases ideais). Claro, que convém entenderes alguns conceitos fundamentais como o número de oxidação, par ácido-base, entre outros, mas com a nota que terminaste em FQ, não tenho dúvidas nenhumas que irás ter excelentes notas, talvez chegues mesmo ao 20 (eu terminei com 17 FQ). Se queres mesmo subir a média, esta é uma ótima disciplina para o fazeres 😃

Vasco F Nunes

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2019
Olá! A Química de 12º ano é super interessante e foi a disciplina que me fez escolher com ainda mais convicção o curso em que ingressei. Tem uma parte mais sobre as moléculas (estrutura dos átomos, etc), mas depois tem uma parte em que mostra a aplicabilidade da Química. Se bem me lembro dizia respeito aos plásticos, combustíveis, vidro, etc.
Não é difícil, mas depende de como seja a avaliação na tua escola.

Qualquer coisa, dispõe :)
Muito obrigado!
Mas infelizmente descobri hoje que Química não vai abrir na minha escola... vai ter de ser o Inglês.