CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Rui123
Se uma pessoa tiver 8 no 10º ano, 10 no 11º, e 11 no 12º, mas não passar no exame , pode candidatar-se a um TESP/CTSP
Não, porque se considera que o aluno não tem o 10º e 11º concluídos.

Ramalho94

Membro
Matrícula
13 Março 2016
Desculpa lá "roubar" o tópico para esta questão, mas cá vai xD
A divulgação dos resultados da colocação nos CTEsP's da primeira fase é a mesma que a do ensino "normal"? Ou seja, dia 12 de Setembro.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Desculpa lá "roubar" o tópico para esta questão, mas cá vai xD
A divulgação dos resultados da colocação nos CTEsP's da primeira fase é a mesma que a do ensino "normal"? Ou seja, dia 12 de Setembro.
Não necessariamente, cada instituição tem o seu próprio calendário.

MárcioG

Membro
Matrícula
4 Agosto 2015
Não necessariamente, cada instituição tem o seu próprio calendário.

Boa noite Davis, podia ajudar-me?

Já fui colocado num TESP, mas estou cheio de dúvidas quanto à candidatura à Bolsa. No meu caso, processa-se também no site da DGES? Se sim, como obtenho o código de acesso? Eu não concorri pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, como é normal nestes cursos.

Boa noite e obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @MárcioG
Já fui colocado num TESP, mas estou cheio de dúvidas quanto à candidatura à Bolsa. No meu caso, processa-se também no site da DGES? Se sim, como obtenho o código de acesso? Eu não concorri pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, como é normal nestes cursos.
Sim, mas a faculdade devia ter-te dado um acesso. Chegaste a lhes colocar esta questão na matrícula?

• Like
Reactions: MárcioG

MárcioG

Membro
Matrícula
4 Agosto 2015
Olá @MárcioG

Sim, mas a faculdade devia ter-te dado um acesso. Chegaste a lhes colocar esta questão na matrícula?

Obrigado, pela resposta.

Sim coloquei, e a resposta que eles me deram foi para deixar o ano letivo começar e só entretanto isso, é que eles começam a tratar de tudo.

Mas o problema surgiu quando cheguei a casa e percebi que as aulas começam dia 26 de Setembro. Acho que o limite de candidatura é dia 30 de Setembro.

Eu não sei, mas estou com muito medo de não ter tempo suficiente para me candidatar à Bolsa, e digo isto porque nunca me candidatei e estou completamente ás escuras sobre o que é necessário.

Por outro lado eles consideram que o ano letivo começa 1 de Setembro, no calendário, e já não me lembro bem se ela me disse para eu deixar primeiro começar o ano letivo ou as aulas.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Por outro lado eles consideram que o ano letivo começa 1 de Setembro, no calendário, e já não me lembro bem se ela me disse para eu deixar primeiro começar o ano letivo ou as aulas.
Nesse caso o melhor é entrares em contacto com eles para esclareceres isso.

DarkDroid

Membro Veterano
Matrícula
6 Julho 2015
Tambem entrei num CTeSP, quando fui fazer a matricula fui la ao SAS e deram me a pass e o utilizador para me candidatar a bolsa...

MárcioG

Membro
Matrícula
4 Agosto 2015
Tambem entrei num CTeSP, quando fui fazer a matricula fui la ao SAS e deram me a pass e o utilizador para me candidatar a bolsa...

Obrigado. Isso foi quando? Agora em Setembro ou ainda foi em Agosto?

E foste pedi-la aos Serviços Socias do teu Instituto em causa, não foi? É que eu cheguei apenas a pedi-la aos Serviços Administrativos que trataram da minha matrícula. Se calhar eu devia ir ao SAS. :\

F.cruz

Membro
Matrícula
5 Setembro 2016
Bom dia. Visto que sou novo no forum e que ja acompanhava o vosso site decidi,entrar, porque axo que é muito bom, está muito completo e cm informações pertinentes.Parabéns a que ministra o forum e todo o site/uniarea.
Adiante colei-me a este tópico pois como é a primeira vez nao sabia onde postar e peço dsculpa por isso.
Este ano vou ingressar pela primeira vez no ensino superior através tesp.
A minha questao é: também irá haver praxe? Obrigado desde ja pelas respostas :)

• Like
Reactions: MárcioG

MárcioG

Membro
Matrícula
4 Agosto 2015
Bom dia. Visto que sou novo no forum e que ja acompanhava o vosso site decidi,entrar, porque axo que é muito bom, está muito completo e cm informações pertinentes.Parabéns a que ministra o forum e todo o site/uniarea.
Adiante colei-me a este tópico pois como é a primeira vez nao sabia onde postar e peço dsculpa por isso.
Este ano vou ingressar pela primeira vez no ensino superior através tesp.
A minha questao é: também irá haver praxe? Obrigado desde ja pelas respostas :)

Praxe depende muito.
Para onde vais?
Segundo informações que obtive de alunos do Estabelecimento de Ensino Superior que vou entrar este ano, no ano passado não houve, mas como os TESP estão a atrair cada vez mais alunos, estão a planear integrar os alunos dos TESP nas praxes. (Mas só ainda são rumores)

foi na semana passada, fiz a matricula e fui ao sas pedir senha e utilizador
Obrigado. Fui mesmo ao SAS e lá me ajudaram, porque pela vontade dos serviços académicos eu só tinha acesso dia 24 quando as candidaturas terminam a 30 de Setembro. (No SAS até me disseram que eu já devia ter começado a tratar disso, lol)

• Like
Reactions: DarkDroid

Kaka22

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Bom dia se eu me escrever num curso tecnológico superior politécnico este ano mas para o ano candidatar me ao ensino superior às cadeias que eu fizer este ano contam mesmo não tendo acabado o ct sp?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Kaka22
Bom dia se eu me escrever num curso tecnológico superior politécnico este ano mas para o ano candidatar me ao ensino superior às cadeias que eu fizer este ano contam mesmo não tendo acabado o ct sp?
A instituição pode ou não dar-te equivalências, é uma escolha da mesma.

DarkDroid

Membro Veterano
Matrícula
6 Julho 2015
Afinal como sera a partir do proximo ano para aqueles que fizeram um CTeSP?
Ou melhor, como sera o ingresso nos politecnicos? sei que este ano ainda pode se entrar no mesmo politecnico sem realizaçao da prova(exame) mas li algures(penso que foi na uniarea) que estao a pensar em mudar essas formas de acesso de maneira a facilitar um pouco aqueles que tiraram um CTeSP, estou errado??

MárcioG

Membro
Matrícula
4 Agosto 2015
Afinal como sera a partir do proximo ano para aqueles que fizeram um CTeSP?
Ou melhor, como sera o ingresso nos politecnicos? sei que este ano ainda pode se entrar no mesmo politecnico sem realizaçao da prova(exame) mas li algures(penso que foi na uniarea) que estao a pensar em mudar essas formas de acesso de maneira a facilitar um pouco aqueles que tiraram um CTeSP, estou errado??

Tenho a mesma dúvida.
Mas vão mesmo facilitar? Estão a dar a entender que quem fez os CTeSP já não vão ser dispensados das provas, mesmo que esteja estipulado isso. Eles podem alterar as "regras do jogo" desta forma? No site, está bem explicito que somos dispensados das provas. Eles não podem mudar de ideias na altura em que nos formos a candidatar (daqui a 2 anos).

Última edição:
  • Like
Reactions: Bruna Costa

DarkDroid

Membro Veterano
Matrícula
6 Julho 2015
Eu sei, pq diz no site do CTeSP onde vou entrar(ipmaia) que se quiser entrar no mesmo politecnico(ipmaia) nao preciso de realizar prova.
Agora nos outros politecnicos n sei mas tenho a certeza que vi uma noticia na uniarea(tem 2 meses no maximo acho eu) que falava sobre isso e em que estavam a pensar em mudar a forma de acesso a aqueles que tem CTeSP. Dificultar nao conseguem entao deduzo que querem facilitar nem que seja um pouco.
--- Post atualizado ---
Eu sei, pq diz no site do CTeSP onde vou entrar(ipmaia) que se quiser entrar no mesmo politecnico(ipmaia) nao preciso de realizar prova.
Agora nos outros politecnicos n sei mas tenho a certeza que vi uma noticia na uniarea(tem 2 meses no maximo acho eu) que falava sobre isso e em que estavam a pensar em mudar a forma de acesso a aqueles que tem CTeSP. Dificultar nao conseguem entao deduzo que querem facilitar nem que seja um pouco.

F.cruz

Membro
Matrícula
5 Setembro 2016
Vou para ipsantarem
--- Post atualizado ---
Praxe depende muito.
Para onde vais?
Segundo informações que obtive de alunos do Estabelecimento de Ensino Superior que vou entrar este ano, no ano passado não houve, mas como os TESP estão a atrair cada vez mais alunos, estão a planear integrar os alunos dos TESP nas praxes. (Mas só ainda são rumores)
Vou para santarem
--- Post atualizado ---
normalmente inscreves-te na plataforma da DGES BE ON....