CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Edit: @davis estas mudanças(Cursos Técnicos Superiores Profissionais só com 12.º ano completo | Uniarea) ja estao confirmadas certo? como será depois o acesso daqueles que tem CTeSP e querem tirar licenciatura?
Tudo indica que sim. Ainda na 6ª feira na conferência de imprensa em que estive com o ministro ele confirmou a aposta nesta oferta, e na facilitação do acesso destes alunos à licenciatura. Pelo que percebi a ideia é remover as provas de ingresso exigidas agora no concurso especial de acesso.

F.cruz

Membro
Matrícula
5 Setembro 2016
Axo que nao. As vagas á partida devem ser as mesmas. A diferenças é que deixam de existir as provas. Se calhar, e consequentemente os critérios sao mais exigentes. :)
--- Post atualizado ---
Asc e tu para onde vais?

DarkDroid

Membro Veterano
Matrícula
6 Julho 2015
As mesmas vagas de acesso especial?
Edit: Asc?? Vou para Tecnologias e programaçao de sistemas de informaçao no ipmaia.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

MárcioG

Membro
Matrícula
4 Agosto 2015
Sim, tal como já é agora. É definido um número limitado para o concurso especial:
Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional | Uniarea

Boa Tarde Davis.

Mas existem exceções, certo?
Digo isto porque li no Regulamento dos TESP que o presidente do estabelecimento tem a total liberdade para abrir mais vagas caso não sejam preenchidas pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Por exemplo:
A Licenciatura em que quero entrar tem 48 vagas, mas só ficaram colocados 28. As restantes 20 vagas podem ser disponibilizadas aos alunos dos TESP?

1 — O número de vagas para cada par/concurso, é fixado anualmente pelo Presidente do IPG, sob proposta dos Diretores das Escolas que ministram os cursos, ouvidos os respetivos Conselhos Técnico- -Científicos.

3 — As vagas fixadas nos termos do número anterior são: a) Divulgadas através do Edital de Abertura a afixar na Escola que ministra o(s) curso(s), nos Serviços Académicos do IPG, publicado na página da Internet da Escola que ministra os cursos e no portal do IPG. b) Comunicadas à Direção -Geral do Ensino Superior pelo Presidente do IPG.

4 — Por despacho do Ministro da tutela, proferido sobre proposta fundamentada do Presidente do IPG, pode ser autorizado que seja excedido o limite constante do n.º 2 do presente artigo.

5 — As vagas não ocupadas num par contingente/curso revertem para os restantes cursos dentro do mesmo contingente, fazendo -se a repartição, quando necessário, proporcionalmente ao número de candidatos de cada curso;

6 — As vagas sobrantes após a aplicação das regras de reversão do número anterior, transitarão para os restantes contingentes dos concursos especiais, sendo repartidas proporcionalmente ao número de vagas inicialmente fixado.

7 — As vagas eventualmente sobrantes do regime geral de acesso ao ensino superior podem reverter para outros contingentes nos termos previstos no diploma que aprova anualmente o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Segundo esta declaração, eu pressupus isso mesmo. Mas será que estou errado?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Segundo esta declaração, eu pressupus isso mesmo. Mas será que estou errado?
Podem, desde que o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior desse ano o permita. No entanto, considerando que a 3ª fase de candidaturas vai até Outubro, só se vos colocarem só nessa altura...

suka

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2016
Boas,

Não tendo o 12º ano de escolaridade completo, queria inscrever-me no Ano Zero até descobrir que não tenho direito a bolsa de estudo. Não podendo sustentar, estou agora a olhar para CTeSPs.

Tenho várias dúvidas relativamente a estes cursos técnicos.

- Posso candidatar-me na 2ª fase, mesmo que não o tenha feito na 1ª?
- O concurso à bolsa depende se estudamos perto/longe de casa ou só dos rendimentos?
- Se acabar o curso técnico, poderei candidatar-me a qualquer instituição ou só a instituição que me formou é que me aceita (tendo em atenção que o ctesp dá entrada para licenciatura sem ter que ir a concurso nacional)?

Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @suka
- Posso candidatar-me na 2ª fase, mesmo que não o tenha feito na 1ª?
Podes.
- O concurso à bolsa depende se estudamos perto/longe de casa ou só dos rendimentos?
Tem como base os rendimentos.
- Se acabar o curso técnico, poderei candidatar-me a qualquer instituição ou só a instituição que me formou é que me aceita (tendo em atenção que o ctesp dá entrada para licenciatura sem ter que ir a concurso nacional)?
Teoricamente qualquer instituição, embora a entrada na mesma possa ser mais facilitada e haver espaço para teres equivalências.

• Like
Reactions: suka

PedroCampos2016

Membro Caloiro
Matrícula
3 Outubro 2016
Olá !
Estou a acabar este ano o CTSP de "Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia" num estabelecimento privado, visto que para o ano acabo este curso, gostaria de saber se me posso candidatar a alguma licenciatura em algum estabelecimento em Coimbra? E terei que realizar provas de ingresso ou qualquer outro tipo de provas para o conseguir?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @PedroCampos2016
Estou a acabar este ano o CTSP de "Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia" num estabelecimento privado, visto que para o ano acabo este curso, gostaria de saber se me posso candidatar a alguma licenciatura em algum estabelecimento em Coimbra? E terei que realizar provas de ingresso ou qualquer outro tipo de provas para o conseguir?
Para acederes ao ensino superior tens o concurso especial focado nos alunos que fazes o teu tipo de curso:
Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional | Uniarea

Tens de ver na instituição em causa as datas do concurso de acesso, sendo que é provável que se acabas só no fim do ano já só consigas concorrer ao próximo ano lectivo. Por agora ainda são exigidas provas de ingresso, no entanto, pelo que consta, no próximo ano deixa de ser necessário:
http://uniarea.com/cursos-tecnicos-superiores-profissionais-so-12-ano-completo/

Mariana Barata

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2016
Olá tenho uma dúvida e não sei bem onde esclarecer... Pretendo me candidatar para o ano a um curso superior técnico profissional e queria saber se existe diferença entre ser caloira num curso destes ou noutro (ex: por exemplo trajar e assim) ...
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Mariana Barata
Olá tenho uma dúvida e não sei bem onde esclarecer... Pretendo me candidatar para o ano a um curso superior técnico profissional e queria saber se existe diferença entre ser caloira num curso destes ou noutro (ex: por exemplo trajar e assim) ...
Obrigada
Isso depende da academia em causa. Como está aqui em causa uma nova oferta do ensino superior, em cada universidade se está a tomar uma abordagem diferente.