CTeSP vs CET vs Ano Zero

leandrex

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2017
Boas,
Tenho procurado várias informações acerca deste três métodos de entrar na faculdade mas continuo sem saber ao certo umas coisas.
Queria entrar sem exames nacionais
Portanto vamos por partes.
Corrijam-me se estiver errado.

Ano Zero: Aluno Externo num Curso que quero seguir. Disciplinas a Avulso. No fim do ano tenho equivalência a essas cadeiras/disciplinas mas depois tenho que fazer exames nacionais na mesma.

CET: Era algo que agora não é falado porque supostamente desde 2014 se passou a chamar CTeSP
Tinha de efetuar provas de ingresso.
As provas é que variavam:
Universitário: realizava os exames nacionais.
Politécnico: realizava os exames da própria instituição.

CTeSP: Antigo CET mas não sei o que mudou porque não sei o que é. Só sei que não precisas de exames nacionais (só precisas do 12º) e que há poucas universidades or wtv a ter esses cursos. (via DGES)

Este curso pelo que vi por aí, há algumas universidades que com os ECTS no final dos 2 anos podes usar os mesmos para te candidatares a um curso superior da mesma instituição sem o uso de exames nacionais?!

Para quem quer seguir Informática (Programação), o que aconselham?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @leandrex
Ano Zero: Aluno Externo num Curso que quero seguir. Disciplinas a Avulso. No fim do ano tenho equivalência a essas cadeiras/disciplinas mas depois tenho que fazer exames nacionais na mesma.
Exacto, serve apenas para adiantar disciplinas. De resto o processo de acesso é igual aos outros alunos.
CET: Era algo que agora não é falado porque supostamente desde 2014 se passou a chamar CTeSP
Tinha de efetuar provas de ingresso.
As provas é que variavam:
Universitário: realizava os exames nacionais.
Politécnico: realizava os exames da própria instituição.
Já não existem no ensino superior, pelo que nem é opção.
CTeSP: Antigo CET mas não sei o que mudou porque não sei o que é. Só sei que não precisas de exames nacionais (só precisas do 12º) e que há poucas universidades or wtv a ter esses cursos. (via DGES)

Este curso pelo que vi por aí, há algumas universidades que com os ECTS no final dos 2 anos podes usar os mesmos para te candidatares a um curso superior da mesma instituição sem o uso de exames nacionais?!
Sugiro que leias isto:
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim? | Uniarea

leandrex

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2017
O problema é que na minha área, em Lisboa só há uma instituição que tem o curso que eu quero
NSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE LISBOA

E tenho pessoas que estão lá e aquilo não é lá grande coisa :s

DdiogoRito

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2018
Só aconselho o ctesp a quem têm intençao de seguir llicenciatura na area do mesmo, dá algum suporte e expêriencia, no entanto nem todos os politécnicos pedem provas de ingresso, eu ingressei num tesp de gerontologia em 2015 e no inicio deste ano fui colocado sem ter que efetuar qualquer exame no curso em enfermagem. Porém as vagas de acesso sao muito limitadas normalmente sao 1 ou 6 e sao poucos politécnicos que as abrem (ex: IPB, IPG, IPPortalegre, IPBeja).

Kateryna Upyrkina

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Boa noite!

Gostava de tirar uma dúvida. Estava a planear fazer o ano zero na ubi em relações internacionais. A informação que eles dão em relação às unidades curriculares é: "todas do primeiro ano". O que isso significa?

Attachments

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Kateryna Upyrkina
Gostava de tirar uma dúvida. Estava a planear fazer o ano zero na ubi em relações internacionais. A informação que eles dão em relação às unidades curriculares é: "todas do primeiro ano". O que isso significa?
Significa que te podes inscrever em todas as do primeiro ano como unidade curricular isolada.

IsabelAlmeida90

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2016
Boa tarde, terminei agora um TeSP em Gerontologia e gostava imenso de seguir Enfermagem, mas pela minha pesquisa quase nenhum Politécnico aceita alunos com este tipo de Titulo através do Concurso Especial. Alguém que tenha passado por isto e que tenha consigo entrar em Enfermagem? Estou a ficar bastante desmotivada, é muito triste andarmos a tirar este tipo de cursos para depois não nos darem oportunidade :cry:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Poderia assim avançar para o segundo ano caso os exames nacionais e tudo o que corresponde à candidatura ao curso corresse bem?
Se fizesses todas as cadeiras do 1º ano, sim.

Jgcp1992

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2018
Saudações, Quanto aos cursos de Cet, que desde 2014 passaram a ser chamados de CTeSP, gostaria de saber como são tratados os casos especiais de ingresso nesses cursos. Acabei em 2011 um curso profissional de Técnico de Gestão do Ambiente e em 2017 completei a Licenciatura em Psicologia

Atendendo que sou titular de um curso superior de que forma é feita a entrada no curso de CTeSP?

Se ingressar no curso CTeSP de Topografia e Sigs no Instituto Politecnico de Setùbal poderei ingressar ,depois de acabar o CTeSP, na Licenciatura de Engenharia Geoespacial da Faculdade de Ciências de Lisboa (Universidade de Lisboa), tendo equivalencias das disciplinas constituintes do CTeSP ou poderá não compensar, e tinha de fazer a Licenciatura toda mesmo com o CTeSP?

P.S: NAO SEI SE PUBLIQUEI NO SITIO CERTO

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Jgcp1992
Acabei em 2011 um curso profissional de tecnico de gestão de ambiente e em 2017 fiz a licenciatura em psicologia, atendendo que sou titular de um curso superior de que forma é feita a entrada no curso de CTeSP?
Funciona como para outro qualquer aluno. Depende da instituição em causa.
Se quiser ingressar numa continuacao do CTeSP numa universidade diferente da formacao especializada, e fazer o ultimo ano para ter grau de licenciado como funciona?
Podes ir pelo concurso especial para titulares de CTeSP, mas tens de ver junto da instituição em causa as condições, já que nos concursos especiais cada uma define as suas.

Rui A Moreira

Membro Caloiro
Matrícula
4 Setembro 2018
Olá,
alguns dos meus amigos já frequentaram o Ano Zero do ISCAP e estão a tirar a Licenciatura de Contabilidade, outro de Marketing e outro de Comércio Internacional. Conheço uma aluna que frequentou o Ano Zero do ISCAP, licenciou-se em Contabilidade, tirou o Mestrado de Auditoria e agora esta a trabalhar na DeLoite. Neste momento tenho dois amigos a frequentar o Ano Zero do ISCAP (Ano Zero — ISCAP | P.PORTO).
Pelo que percebi têm aulas de preparação para os exames de Matemática A, Português e Economia e têm mais duas disciplinas-Inglês e Informática, que se entrarem num dos cursos do ISCAP têm equivalência a estas duas cadeiras e não as precisam de fazer no 1º ano.
Mas, vão agora fazer exames nacionais e depois candidatar-se.