NOVA Curso de Arqueologia na NOVA FCSH

Matrícula
13 Julho 2022
Boa noite,
de momento encontro-me a selecionar os cursos com que irei concorrer no concurso nacional de 2022, sendo que uma dessas opções é o de arqueologia da universidade NOVA FCSH.
O facto de eu possuir uma média equivalente ao de vários alunos que foram colocados, juntamente com a informação estatística da edição de 2022, que apresenta uma desempregabilidade mais baixa que anteriormente, e unidades curriculares viradas para a história, gostaria de saber se, alguém que faz ou fez parte desse curso, poderia informar-me melhor sobre a forma como a matéria é dada, se verificam-se mais trabalhos ou testes, ou acabam por ser métodos de avaliação equivalentemente exigidos?
Se os professores e os colegas são acessíveis? E se estes oferecem uma boa base para os testes e uma direção concreta para os trabalhos finais? Ou sentem que existe uma falta de preparação, quando se salta da parte teórica para a prática?

Por fim, visto que este curso oferece muitas possibilidades na concretização de um mestrado e de uma pós-graduação, para além do mestrado de arqueologia, após a licenciatura, quais os caminhos que poderia seguir dentro da NOVA FCSH? E, visto que existem poucas empresas dedicadas à Arqueologia e aos Estudos de Impacto Ambiental, esta área apresenta uma boa renumeração? E no que toca às saídas profissionais, é verdade que a maioria dos licenciados acaba por trabalhar em autarquias e museus, devido à grande presença dessas instituições? Ou as outras saídas profissionais são equivalentemente procuradas?

Agradecia muito se me pudessem partilhar os vossos conhecimentos sobre este curso, pois iria me ajudar a decidir, através de fundamentos concretos e opiniões próprias de pessoas que já conhecem o curso, em que posição é que irei colocar o curso nas minhas opções de candidatura para o concurso nacional de 2022! 🙏

Howdy!
Terminei este ano o 1° ano da licenciatura de Arqueologia na FCSH e vou tentar esclarecer-te em tudo o que puder, apesar de haver certas coisas que também ainda não sei ao certo como funcionam ahahah.

Primeiro que tudo, se Arqueologia é de facto um curso que te interessa, só quando participares na primeira escavação é que vais perceber se aquilo é para ti ou não. Be warned que as tuas férias de verão neste curso são reduzidas porque tens que fazer estágios durante a licenciatura de modo a teres x horas de trabalho. Apesar disso, estes estágios são muito chill e são momentos únicos onde não só aprendes mas também crias memórias com as pessoas que conheces.

Vale a pena dizer que a FCSH é melhor do que a Faculdade de Letras no funcionamento do curso, porque tem cadeiras mais atualizadas, cadeiras sobre áreas da Arqueologia que se têm vindo a desenvolver nos últimos anos. Isto não é algo que digo só por ser a minha faculdade. Quando eu tava a dcidir quais cursos meter nas minhas opções da candidatura, vi que o curso na faculdade de letras tinha menos conteúdo, cobrindo as épocas da história até à Idade Medieval. Na FCSH, cobrem todos os períodos da História, chegando mesmo à Idade Contemporânea com Arqueologia Industrial (🤢🤮).

O ambiente entre alunos é literally perfeito, há uma boa relação entre as pessoas da turma e mesmo entre os diferentes anos do curso, toda a gente se conhece, vamos trocando apontamentos entre nós por exemplo. (Até porque o curso é pequeno)
Sendo um curso pequeno, isso também ajuda nas aulas, porque os professores facilmente aprendem os nomes dos alunos, e embora não sejam aulas iguais às da secundária, acho que no geral se criam boas relações com os professores, e eles preocupam-se connosco e são MUITO acessíveis. Isto em cursos maiores como Direito e Psicologia é mais difícil de acontecer. A maior parte dos estágios do curso são com os mesmos professores que te dão aulas ao longo do ano, então durante os estágios acabas por criar amizades com eles totalmente informais, e digo isto de forma positiva.

No caso de empregabilidade, desde o início do curso que os nossos professores deixaram claro que o que não falta é emprego em Arqueologia (e isto é verdade). Apesar disso, o lado do salário já não é bem assim, e embora tenhas dinheiro suficiente para viver, não esperes salários brutais. Mas como já ouvi dizer, Arqueologia é uma área para quem tem interesse no assunto e não uma área para ganhares muito dinheiro.

Acerca das unidades curriculares, creio que ainda não atualizaram no site na FCSH, mas para o ano vão mudar algumas cadeiras, (a cadeira de Informática passa para o segundo ano) e a cadeira de Levantamentos e Topografia e a cadeira de Desenho vão se juntar e vai ficar só uma cadeira chamada Registo Arqueológico.

Acerca das unidades curriculares de História, não te preocupes com isso, só temos História da Antiguidade Clássica, Arqueologia e História do Médio Oriente Antigo, História da Idade Média, História da Idade Moderna e História da Idade Contemporânea. Todas estas cadeiras são super importantes porque introduzem a história dos períodos onde depois vais estudar a parte arqueológica. Apesar disto, História não consegue ser feita sem Arqueologia, e vice versa. Por isso não esperes conseguir Arqueologia ignorando História e outras ciências sociais que contribuem bastante para a Arqueologia.

Nas cadeiras voltadas para Arqueologia em si, como Arqueologia Romana República/Imperial ou Pré-Histórica, vais aprender a base desse campo da arqueologia, e no geral basta ires às aulas para compreender a matéria. Apesar disso, podes sempre ir consultar a bibliografia da cadeira (algo que eu não fiz uma única vez durante o 1° ano 💀). Na maior parte das cadeiras, a avaliação é um teste que vale 50% e um trabalho que vale 50%. Há também algumas cadeiras onde temos 2 testes, há cadeiras onde temos 3 elementos de avaliação, mas no geral é um trabalho e um teste.
Só precisas de ir à epoca de exame se quiseres melhorar a nota da cadeira, ou no caso de teres mais de 8 e menos de 9,5 és mesmo obrigado a fazer o exame dessa cadeira. Se tens menos de 8 és obrigado a repetir a cadeira no ano seguinte.

O que eu e as pessoas da minha turma no geral notaram é que durante o ano letivo tu és bombardeado com MUITA teoria que não faz sentido, mas quando começas a fazer os estágios, essa teoria toda começa a fazer sentido e é aplicada na prática.

Quando acabas a licenciatura, é altamente recomendado que faças o mestrado, porque a licenciatura só te dá o grau de Técnico em Arqueologia, que não serve para muito a nível de trabalho. Não sei como funciona a parte das autarquias, mas há muitos poucos arqueólogos a trabalhar em museus. Até onde eu sei, a maior parte das pessoas que acabam o mestrado vão trabalhar para as empresas de Arqueologia ou começam uma carreira académica onde são financiados por bolsas de investigação e assim desenvolvem os seus próprios projetos de escavações. Novamente, nunca esperes um salário muito alto, a não ser que encontres a Atlântida ou algo do género ahaha.

Olha espero ter conseguido responder a alguma das tua dúvidas pelo menos, e qualquer informação específica que querias ou dúvidas que tenhas, hit me up à vontade.

Se seguir por exemplo Arqueologia, posso seguir o ramo profissional de ensino secundário/básico? Já me disseram que sim, mas gostava de ter mais informações, Obrigado a quem responderr <3

ramo profissional de ensino secundário/básico?
Não, só se forem AECS. Para seres prof desses ciclos tens de ter um mestrado em Ensino e estes têm requisitos nos quais os cursos de Arqueologia não têm ECTS suficientes nas áreas científicas pedidas. Para prof do básico (2° ciclo) tens de ter uma licenciatura em Educação Básica para acederes ao mestrado. No caso de profs do 3° ciclo e Secundário depende das disciplinas, mas no caso de ser História são necessários 120 ECTS na área científica de História para acederes ao mestrado.

Se seguir por exemplo Arqueologia, posso seguir o ramo profissional de ensino secundário/básico? Já me disseram que sim, mas gostava de ter mais informações, Obrigado a quem responderr <3
Eu não percebo muito do assunto mas no caso da NOVA FCSH há um mestrado em Ensino de História no 3° ciclo do básico e também do secundário. Penso que malta de arqueologia não consegue ter acesso a esse mestrado porque, tal como a Ariana disse, precisas de 120 ECTS na área de História.

No curso de Arqueologia só consegues uns 30 ECTS de História, por isso terias que ficar 1 ano ou até mais a fazer cadeiras isoladas de História para conseguir esses ECTS ou então melhor ainda, fazes a licenciatura em História e consegues logo todos os ECTS.

Se tiveres mais perguntas sobre o curso de Arqueologia, ask away!