Curso de Artes Visuais - Porque não?

Kryniawild

Membro
Matrícula
21 Fevereiro 2018
Curso
Arquitetura
Instituição
FAUL - Fac. Arquitetura - UL
Venho abrir este tópico com todos vós afinal artes visuais cada vez mais é um curso posto de parte por todos: pais, alunos, escolas e professores.

Fui para o 10° ano a pensar seguir Ciências e Tecnologias ou Humanidades, afinal Artes era para "burros" e "preguiçosos", quase que nem se menciona este curso como uma possibilidade...
Bem, fui para Artes. Não sabia desenhar, e ouvi dizer que Geometria não era fácil e não é, exige imenso rigor, estudo e responsabilidade. Artes não é para preguiçosos é uma forma de ver o mundo diferente.

Aprendi a ver formas, objetos, traços, expressões do rosto com muito mais detalhe... Por vezes, ia na rua a construir formas, desenhos mentais e a simplificar a realidade com os olhos. É incrível o que Artes Visuais me ensinou, fez de mim uma pessoa mais transparente.
É lamentável ver o curso a fechar portas por todo o país por falta de alunos, por falta de divulgação por falta de incentivo porque afinal ARTES É BRUTAL! Eu não desenhava nada, agora? Consigo desenhar! Adorei, ganhei uma cultura artística enorme, uma forma diferente de pensar, melhorei o meu raciocínio espacial e sinto-me uma pessoa melhor!

Vão para Artes e descubram este mundo à parte, que sem dúvida não é para burros mas sim para pessoas dispostas a fazer o secundário de forma divertida e a aprender algo que nunca se esquece ao contrário dos outros cursos maioritariamente teóricos ...

Passo a deixar um feedback sobre as disciplinas do curso, afinal Artes não é só pinturas e desenhos... :blush:

Temos as disciplinas de tronco comum português, filosofia e inglês que estão constantemente ligadas à arte.

História e Cultura das Artes: Esta é uma disciplina interessante que aborda os estilos de vida, as pessoas, a época, a escultura, a pintura, a escultura e a arquitectura bem como os artistas que marcaram pela diferença em cada época. O truque para ter boas notas nesta disciplina é perceber e saber interpretar obras de arte! Se o souberes fazer, vais ter bons resultados.

Desenho A:
Aprendes lentamente a representar objetos, através de esboços rápidos e continuos com grafite e agusadas neutras. Até que quando dominares a transição do real para o esboço tudo se torna mais fácil, avanças para as cores e para outros materiais. Qualquer pessoa com 5 esboços e 2 desenhos acabados por semana no mínimo (em casa), consegue ter bons resultados em aula. Basicamente quanto mais alta a nota que queres ter, mais desenhos tens que fazer e resume-se a isso! Ah e os TPC são desenhos 😊 dica: Os materiais que utilizas influenciam imenso o teu trabalho (como a gramagem/grão da folha, dureza dos lápis, qualidade da aguarela e dos pincéis etc)

Of. Artes: Esta disciplina foca-se mais nas artes plásticas como a pintura, colagem, escultura entre outras. O resultado é bastante influenciado consoante a tua experiencia e à vontade com os materiais sendo a área de maior dificuldade comum a pintura mas em geral tirar um 14, mesmo para quem não tem experiência não há de ser algo muito complicado.

Of. Multimédia: Esta disciplina aborda as tecnologias digitais como desenho digital, vídeo, som e imagem. Os trabalhos diversificam de professor para professor e de escola para escola. Mas não é muito complicado se prestarem atenção às aulas sobre os programas que vais utilizar.

Geometria Descritiva A:
Esta é a disciplina que causa mais dificuldade em geral. Precisas de imenso estudo, são necessários imensos exercícios diários para que consigas melhorar o teu raciocínio espacial e decorar as bases da matéria. Depois de perceberes a disciplina vais chegar à conclusão de que é sempre a mesma coisa. O que a torna dificil é o facto de o programa ser muito extenso para ser dado em 2 anos e por isso, todas as semanas há matéria nova pelo que não podes perder o ritmo e faltar. Dica: 10 exercícios diários.

Artes Visuais tem imensas possibilidades para prosseguimento de estudos em diversas áreas tenta explorar um pouco se alguma delas de interessa.

Vais para o secundário? Escolhe Artes não te vais arrepender! E se quiseres seguir com outra área na universidade, podes sempre fazê-lo.

Última edição:

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
Adoro ver pessoas de AV por cá :sob: #VamosConquistarOReinoDaMedicina

Deixei as minhas opiniões rápidas sobre cada disciplina aqui. Entretanto mudaria algumas coisas, mas vou esperar até acabar o 12º para ter uma opinião mais definida.
Pessoas, qualquer duvidazinha sobre HCA posso tentar ajudar no que souber... até porque planeio seguir História da Arte e preciso de treinar :tonguewink:

Quanto ao sermos burros / preguiçosos... *ahem*

Matrícula
5 Setembro 2016
Curso
EFA - Técn. Comercial
Instituição
AESGAMA
Venho abrir este tópico com todos vós afinal artes visuais cada vez mais é um curso posto de parte por todos: país, alunos, escolas e professores.
Fui para o 10° ano a pensar ir para ciências e tecnologias ou humanidades, afinal Artes era para "burros" e quase que nem se menciona este curso como possibilidade...
Eu ainda fico a pensar sobre as pessoas que não tiveram realmente experiências no curso de Artes Visuais do secundário e acharem que Artes é para "burros". Com certeza que tem algum problema em abrir os olhos para novos mundos... O ser humano é complexo e as inúmeras possibilidades de concretizar também. Se realmente não estiveste no curso de Artes, não tens fundamentos para tal. Tudo é possível de se realizar, desde que vejas o mundo de uma forma mais aberta. E sim o pessoal de artes são bastante agradáveis e divertidos. :relieved:

• Like
Reactions: Kryniawild

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Venho abrir este tópico com todos vós afinal artes visuais cada vez mais é um curso posto de parte por todos: país, alunos, escolas e professores.
Fui para o 10° ano a pensar ir para ciências e tecnologias ou humanidades, afinal Artes era para "burros" e quase que nem se menciona este curso como possibilidade...
Bem, fui para Artes. Não sabia desenhar, Geometria não é fácil exige muito rigor, estudo e responsabilidade. Aprendi que Artes não é para burros, é uma forma de ver o mundo diferente!
Aprendi a ver formas, objetos, traços, expressões do rosto com muito mais detalhe... Por vezes, ia na rua a construir formas, desenhos mentais e a simplificar a realidade com os olhos. É incrível o que Artes Visuais me ensinou, fez de mim uma pessoa mais transparente. É lamentável ver o curso a fechar portas por todo o país por falta de alunos, por falta de divulgação por falta de incentivo. ARTES É BRUTAL! Não desenhava nada e agora consigo desenhar tudo, adorei, ganhei uma cultura artística enorme, melhorei o meu raciocínio espacial e sinto-me melhor!
Vão para Artes e descubram este mundo que sem dúvida não é para burros mas sim para pessoas dispostas a fazer o secundário se forma divertida e a aprender algo que nunca se esquece ao contrário de outros cursos.

Vais para o secundário? Escolhe Artes não te vais arrepender! E se quiseres seguir com outra área na universidade, podes sempre fazê-lo!
Valorizo todos os cursos de igual forma, mas nunca iria me meter nesses caminhos, I mean, não gosto nem tenho jeito para desenho, odeio geometria e a pior parte para mim na História do ensino básico era precisamente quando se falava da parte da arte.

Inês Sabino

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2016
Curso
Design Gráfico
Instituição
ESAD Caldas da Rainha
Adoro ver pessoal de artes a defenderem-se :relieved: sou de artes visuais, neste momento estou no 2°ano de design gráfico e reconheço a cultura geral que aprendi e continuo a aprender. As pessoas têm uma ideia muito vaga do que se faz em cursos no ramo das artes, e assumem que é um curso para os que não querem estudar. E isso é triste, porque estamos constantemente rodeados por arte. E atenção, arte não é só pintura e desenho, como alguns pensam. Arte vai desde a arquitectura de um prédio até à abertura do telejornal, porque sim, essas aberturas são feitas pelos designers de multimédia, que por sua vez vêm de artes.

Tenho um exemplo muito bom para isso. As malas com equipamento de socorro que os bombeiros têm no INEM foram desenhados por pessoas de artes. No entanto é algo que faz parte da medicina!

No meu ver, as pessoas têm de entender que arte é algo que complementa quase tudo o que nos rodeia. Costumo dizer que 'arte faz bem à alma' e aconselho as pessoas de vez em quando irem visitar uns museus.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Acho bastante útil este tópico, sobretudo porque a maior parte das pessoas não tem acesso a muita informação sobre o curso de AV. Sugiro, no entanto, que mais do que defenderem o mérito da área, deveriam falar um bocadinho nas disciplinas, à semelhança do que alguém aqui já fez - a vossa experiência, perspetiva e opinião :) Penso que assim, os alunos do básico que visitam o fórum teriam mais algum feedback além do que já têm os cursos mais comummente divulgados nas escolas.

• Like
Reactions: Kryniawild

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
Vou partilhar um post que encontrei pela internet no inicio do 11º ano sobre a ~aventura~ que alguém teve com História da Cultura e das Artes e que por alguma razão me inspirou imenso.

A minha conquista pela História da Cultura e das Artes

(não recomendável a quem goste de matemática)

Edit:
Fiz um video onde mostro os meus trabalhos de Desenho A no 10º:

Última edição:
  • Like
Reactions: Óscar Ye Jin

The Other Side

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2016
Uma vez, no autocarro, uma miúda do 9 ano estava a comentar com as amigas e disse que achava a matéria de História interessante.. isto pooucos segundos antes de dizer que ARTES E HUMANIDADES ERAM A MESMA COISA! Eu mandei um berro (num tom de voz baixo) a dizer "É DIFERENTE, OTÁRIA!". A rapariga em questao nao ouviu, mas nesse mesmo dia eu e uma colega minha fomos a uma festa, onde por ventura a encontrámos. Mandámos indiretas durante a festa quase toda e ela sem perceber. Fomos ter com ela e explicámos-lhe a situação, explicámos-lhe que matérias como desenho, geometria e matemática B eram muito diferentes de histtória, geografia e filosofia. A partir daí ganhei uma hater :D btw, sou de LH, já conheço pessoas deste tópico como a Luna e ela já partilhou experiências por ela vividas em que artistas e humanistas são acusados de serem burros e inúteis. Se assim fosse, os nossos cursos consistiam em decorar e não em relacionar. Se assim fosse, o mundo "não tinha sentidos como a visão, o paladar e o olfato", porque somos nos k vemos e sentimos o que está à nossa volta. Nós nao precisamos de ser petróleo para sermos o motor do mundo.

Última edição:

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
Uma vez, no autocarro, uma miúda do 9 ano estava a comentar com as amigas e disse que achava a matéria de História interessante.. isto pooucos segundos antes de dizer que ARTES E HUMANIDADES ERAM A MESMA COISA! Eu mandei um berro (num tom de voz baixo) a dizer "É DIFERENTE, OTÁRIA!". A rapariga em questao nao ouviu, mas nesse mesmo dia eu e uma colega minha fomos a uma festa, onde por ventura a encontrámos. Mandámos indiretas durante a festa quase toda e ela sem perceber. Fomos ter com ela e explicámos-lhe a situação, explicámos-lhe que matérias como desenho, geometria e matemática B eram muito diferentes de histtória, geografia e filosofia. A partir daí ganhei uma hater :D
No apoio a seguir à professora de PT ter dito que os de Artes são preguiçosos, fomos quase todos embora e quando perguntou se não precisávamos de Antero uma colega respondeu " Sou preguiçosa ;) ". A mulher respondeu "Pois és!". Acho que até hoje não percebeu a indirecta...... :tearsofjoy:

Mars.siana

Membro
Matrícula
17 Dezembro 2016
Também sou de artes visuais eheh, 12 ano. A verdade é que sempre gostei de desenhar mas ouvir comentários e opiniões de pessoas que dizem que artes é para burros...me deixou um pouquinho indecisa se devia mesmo seguir este caminho. A verdade é que segui e aqui estou. Existem alturas em que penso que não foi a melhor escolha mas, a verdade é que, se não estivesse aqui no curso que gosto, a fazer a coisa que mais me dá gozo, onde estaria? :) O melhor é mesmo não ligar a estas mentes ignorantes que não vêem a arte que existe ao seu redor...

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Uma vez, no autocarro, uma miúda do 9 ano estava a comentar com as amigas e disse que achava a matéria de História interessante.. isto pooucos segundos antes de dizer que ARTES E HUMANIDADES ERAM A MESMA COISA! Eu mandei um berro (num tom de voz baixo) a dizer "É DIFERENTE, OTÁRIA!". A rapariga em questao nao ouviu, mas nesse mesmo dia eu e uma colega minha fomos a uma festa, onde por ventura a encontrámos. Mandámos indiretas durante a festa quase toda e ela sem perceber. Fomos ter com ela e explicámos-lhe a situação, explicámos-lhe que matérias como desenho, geometria e matemática B eram muito diferentes de histtória, geografia e filosofia. A partir daí ganhei uma hater :D btw, sou de LH, já conheço pessoas deste tópico como a Luna e ela já partilhou experiências por ela vividas em que artistas e humanistas são acusados de serem burros e inúteis. Se assim fosse, os nossos cursos consistiam em decorar e não em relacionar. Se assim fosse, o mundo "não tinha sentidos como a visão, o paladar e o olfato", porque somos nos k vemos e sentimos o que está à nossa volta. Nós nao precisamos de ser petróleo para sermos o motor do mundo.
Às vezes pensam assim por falta de informação.

Btw...tens filosofia em qualquer curso xD

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Respeito todos os 4 cursos do regular, e acho esta lutinha de "CT ser o dos inteligentes, Socioeconómicas ser o dos" medianos"e os restantes dois serem dos "burros" totalmente ridícula. Não andei em AV no secundário, mas olho à minha volta e vejo que o mundo está a perder humanismo e a vertente artística a um ritmo assombroso, dando apenas ênfase às chamadas áreas STEM. Eu vejo pessoas a dizer que quem vai para cursos de humanidades, artes, línguas etc vai para o desemprego mas é incrível que não vejo mais ninguém a questionar mais fundo a partir daí. Ou seja, reconheço que essses cursos têm desemprego mais elevado, mas porque será? Terá isto que ser aceite? Não será um problema que tem por base a colocação errónea das prioridades numa sociedade? Não deverá este rumo ser mudado? As artes nascem com a consciência humana, é impossível separarmo-nos dela, tanto que são um ramo da filosofia, e a filosofia está em tudo (não é a matemática que está em tudo, sorry, aliás esta tbm não existia sem a filosofia hahaha).
Concordo com o que aqui foi dito, que artes não é só desenho. Por isso mesmo o único reparo que eu faria ao curso de artes do secundário era incluir também disciplina(s) que se focassem mais no teatro, cinema ou música, pois tenho a impressão que este se foca muito mais na vertente do desenho e escultura. Ah não nos podemos esquecer também da literatura, apesar de essa ir tocar às portas de LH também. De resto, continuem, se querem seguir esta área, sigam, como podem fazer a outra qualquer!

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Fico contente por ver um tópico, testemunho de alguém do curso de Artes Visuais. Não, não é o meu curso - sou de CT - e não, lá por ser de um curso diferente ao de acima referido, não implica que tenha que defender o meu curso com unha e dentes a ponto de menosprezar os restantes. Muito pelo contrário, acho estúpido a discriminação que os cursos, especialmente o de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais, recebem perante terceiros.
Respeito o pessoal de todos os cursos porque estes mesmos existem por algum motivo, atuam em diferentes áreas, e eu - sendo de Ciências - acho igualmente importante assuntos dentro do domínio histórico, político, artístico, económico, para além de tudo o que é ciência. Não é por ser de X que tenha que me dedicar exclusivamente a isso, também posso interessar por Y ou por Z, por aí diante.
Aliás, eu tenho interesses em áreas fora da minha área, salientando muito evidentemente Filosofia. E sendo muito sincera, no 9º. ano, aquando da escolha do curso do secundário, pensei que se não fosse para Ciências, sem dúvida que estaria dividida entre Humanidades e Artes, sem dúvida - para mim, são dois cursos cujas saídas são as mais interessantes segundo o meu ponto de vista e, naquela altura, só não escolhi nem uma nem outra e fugi para o curso onde me encontro hoje porque realmente não me conseguia ver em nenhuma das duas áreas; isto porque nem era muito interessada em certas disciplinas que a minha escola oferecia. Se bem que, acho que o problema que tive na altura foi talvez o facto de que me carecia informação, as ideias que davam dos cursos se calhar não eram as melhores, acabando por cair em esteriótipos e clichéradas e coisas do género, bem como também a consolidação e firmeza das bases. Mas posso dizer que, se neste momento estivesse no 9º. ano, tendo em conta a informação que já consegui obter e a ideia que tenho, de certo que iria ou para Humanidades ou para Artes, a sério!
Já me deparei também com aquele pessoal do estilo "ah, fui para Ciências porque é a única área em que tenho emprego/dinheiro, as outras não dão nada". É uma vontade de dar um estalo à pessoa que diz isso. Não vais para uma área que podias ter ido por achares que lá não existem saídas????? Saídas há sempre, poucas ou muitas, há sempre, e consegues tudo se fores bom, dedicado e fizeres de tudo para conseguires o que mais queres!
E bem... Acho que disse tudo o que tinha a dizer? Ou, não sei se disse tudo, mas pelo menos fica qualquer coisa da minha parte.... E agora vou andando a ver se faço algo a Físico-Química XD
Já por não falar que acho o pessoal de Economia, Humanidades, Artes bem mais querida e simpática :')))

• Like
Reactions: Lazuli

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
Se bem que, acho que o problema que tive na altura foi talvez o facto de que me carecia informação, as ideias que davam dos cursos se calhar não eram as melhores, acabando por cair em esteriótipos e clichéradas e coisas do género, bem como também a consolidação e firmeza das bases. Mas posso dizer que, se neste momento estivesse no 9º. ano, tendo em conta a informação que já consegui obter e a ideia que tenho, de certo que iria ou para Humanidades ou para Artes, a sério!
Como a escola onde estive do 8º ao 10º só tinha CT e LH a única coisa que me lembro de ter ouvido sobre AV foi numa conversa surgida na aula: "Mas eles têm uma disciplina muito dificil - A Geometria Descritiva". (Foi a primeira vez que ouvi falar em GD #QueInocente :tearsofjoy: )
Tudo o que falavam do secundário era ou CT ou LH e lembro-me bem dos professores a recomendar uma area ou outra aos meus colegas consoante as dificuldades deles.
Alias, quando escolhi LH e a professora de Português estava a perguntar à turma o porquê da escolha da area (e juro que pelo menos 80% disse que era para fugir à matemática) quando chegou a minha vez a professora perguntou-me "Mas tu não tinhas boas notas na outra area?" Na altura não pensei muito nesta pergunta, mas agora... wow, ela achou estranho ter ido para LH apesar de ter boas notas :grimacing:

Btw... ó pessoal das artes que me está a ler... que me dizem de criar uma espécie de "Tópico das Artes Visuais" onde vamos mostrando o que andamos a fazer / estudar / etc etc. Não sei se este é apropriado porque está na secção do básico... se bem que não sei se a parte do secundário é a melhor... so... opiniões? :sweatsmile: Não me deixem pendurada plz

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Como a escola onde estive do 8º ao 10º só tinha CT e LH a única coisa que me lembro de ter ouvido sobre AV foi numa conversa surgida na aula: "Mas eles têm uma disciplina muito dificil - A Geometria Descritiva". (Foi a primeira vez que ouvi falar em GD #QueInocente :tearsofjoy: )
Tudo o que falavam do secundário era ou CT ou LH e lembro-me bem dos professores a recomendar uma area ou outra aos meus colegas consoante as dificuldades deles.
Pois, o problema é mesmo o pessoal considerar que só existem estes cursos, mais principalmente CT (sabem aqueles chico-espertos que se armam ao ir com a bata de laboratório vestida para o intervalo? Yeap, just an example), o que de facto é chato para mim.

Btw... ó pessoal das artes que me está a ler... que me dizem de criar uma espécie de "Tópico das Artes Visuais" onde vamos mostrando o que andamos a fazer / estudar / etc etc. Não sei se este é apropriado porque está na secção do básico... se bem que não sei se a parte do secundário é a melhor... so... opiniões? :sweatsmile:Não me deixem pendurada plz
Não sou de Artes, mas alinho na cena. Quero também ver essas obras lindas para poder apreciá-las :')

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
(sabem aqueles chico-espertos que se armam ao ir com a bata de laboratório vestida para o intervalo? Yeap, just an example)
I mean... that sounds cool and I'd totally do that. As vezes vou para o intervalo toda suja de tinta... mesmo que seja na cara... ou carvão... é a mesma coisa :sweatsmile::tonguewink:
Não sou de Artes, mas alinho na cena. Quero também ver essas obras lindas para poder apreciá-las :')
Nesse caso... :innocent: @davis , dúvida parva: Qual seria a melhor area do forum para se fazer um tópico destes (Discutir o curso em geral, mostrar works in progress etc.)? A descrição da parte do secundário diz que é para duvidas e até podem fazer parte, mas não seria só so idk... :sweatsmile: e também não sei se vai haver alguma alteração na organização do forum. o_O Sei que a area Geral é uma safe bet, mas como aquilo é mais para cenas off-topic em relação ao resto...

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Pois, o problema é mesmo o pessoal considerar que só existem estes cursos, mais principalmente CT (sabem aqueles chico-espertos que se armam ao ir com a bata de laboratório vestida para o intervalo? Yeap, just an example), o que de facto é chato para mim.

Chato de verdade é vestir bata no inverno....tirar o casaco e apanhar com o frio :tired:

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
I mean... that sounds cool and I'd totally do that. As vezes vou para o intervalo toda suja de tinta... mesmo que seja na cara... ou carvão... é a mesma coisa :sweatsmile::tonguewink:
Bom, também depende um bocado de quem vai com a bata para o intervalo... Porque há aqueles que é só mesmo para exibição, e era só desses a que me referia, aquele pessoal todo "Os CT são os melhores daqui" (voz grossa de gozo, by me)
Chato de verdade é vestir bata no inverno....tirar o casaco e apanhar com o frio :tired:
Same... E o laboratório lá da escola, tanto que me lembro, é um bocadinho gelado nesses dias... E custa tanto :'(
Talvez diga que tive sorte porque na semana em que faltei fizeram experiência de Química (por outro lado tive azar porque é a que sai para o teste de amanhã, rip)

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
V Que exames (11ºano) posso fazer no curso de artes visuais? Ensino Secundário 2
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Saralvesfalardo Mudança de curso - Faculdade Belas Artes Lisboa Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
M Curso de artes performativas Desporto e Artes do Espetáculo 1
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
cruzz Mudança de curso Engenharia Civil | Arquitetura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Jdbjxbd Indecisão , mudança de curso e de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Mudança De Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
minnow Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
I curso profissional ou "ensino normal"?? Ensino Secundário 4
S Livros do curso profissional 12 º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 6
D Mudança de curso: provas de ingresso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Mudar de faculdade e curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Médias do curso de História FLUL Candidatos 2020/2021 3
_Margaridaaaa_ ISEC ISEC > Engenharia Informática > Curso Europeu Instituto Politécnico de Coimbra 0
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
haahahhhahaok Curso de Física Ciências 4
A Curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Curso Profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B Curso profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Transferencia de curso para a ESEC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
L Curso para ser Bancário Ciências Económicas e Empresariais 2
A Não sei que curso escolher! Candidatos 2020/2021 2
Mariana S Teixeira Variantes de um curso Ensino Superior 4
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
B Melhor curso de Enfermagem no Porto Saúde 0
Carla Cavalheiro Desmotivação com o curso... não sei se devo mudar Ensino Superior 3
C Mudança de curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Pré-Requisitos - Curso de Desporto Pré-Requisitos 2
João.Oliveira Curso de Gestão e inseguranças Ciências Económicas e Empresariais 0
T Arrependimentos na escolha do curso Ensino Superior 2
A "Mudar" de curso no 11º ano Ensino Secundário 7
F Utilização dos exames paras mudança de curso Ensino Secundário 2
C Curso de Línguas e Humanidades Ensino Secundário 5
J Que curso devo seguir Ensino Superior 3
M Curso superior - indecisão Candidatos 2020/2021 2
margaridabica Não sei que curso tirar!! Ajudem-me!! Ensino Superior 7
C Utilização do contingente especial Açores na mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
R Melhor curso para ser programador (especializado para escrever código) Tecnologias 1
M Serviço social vindo de curso profissional? Ciências Sociais e Serviços 2
A Repetir exames nacionais para mudar de curso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Novo regime para quem tem curso profissional Concursos e Regimes Especiais 12
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
9 Repetir o ano no mesmo curso Ensino Secundário 2
J Como tirar 19s (curso de ciências e tecnologias) Ensino Secundário 13