Curso de Biologia - Dúvidas

cintia_reis

Membro
Matrícula
10 Fevereiro 2021
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá a todos, como estão?

Sou uma aluna do 12ºano de Ciências e Tecnologias e, como é normal, estou nervosa para entrar para o ensino superior. Tudo vai ser um pouco diferente, o que contribui para o meu estado de ansiedade, mas outra coisa que contribui para isso é o facto de não saber que curso escolher. Já fiz algumas perguntas aqui pelo fórum e várias pessoas aconselharam-me (muito obrigada, já agora). Sugeriram que eu fosse ver os cursos que até me interessam, as suas cadeiras, planeamento do curso e saídas. Nestas próximas semanas, irei fazer isso juntamente com uma colega, para discutirmos opiniões. Resumidamente, ajudar-nos mutuamente. Iremos à dges, ver os cursos, as universidades, as saídas, etc, etc... Depois de fazer a listinha dos cursos, pensei em vir falar com estudantes dessas áreas. E acho que este fórum é o ideal para isso. :)

Então, como ainda mal comecei toda esta jornada pelos cursos, não tenho a listinha completa, mas já tenho a ideia de alguns cursos que até me agradam. Vou fazer diferentes tópicos para os diferentes cursos e ficaria eternamente grata se partilhassem os vossos testemunhos. O curso deste tópico, como já devem ter percebido, é Biologia.

Então, desde pequena que sempre tive um fascínio por animais e natureza. Durante o dia, via Disney Channel; à noite, via National Geographic, Discovery, ahahha. Sempre gostei de andar na natureza, ao ar livre, florestas, etc... Simplesmente, adoro estar em contacto com a Natureza. Então, ao longo do ensino básico, do 10ºano e 11ºano sempre disse que gostava de ser bióloga. Até que me fui informar melhor das saídas e tudo mais... e fiquei desanimada.

Vi que, em Portugal, a área de Biologia que mais "rende" é a de investigação. E surgiram-me algumas dúvidas.
Neste caso, a investigação é somente na área da saúde? Se eu fosse investigar alguma coisa, gostaria que fosse alguma coisa diferente, mais direcionada para ambiente e animais. Mas, no geral, acho que a investigação não é para mim. É quase como se eu quisesse trabalhar com cenas já investigadas, ahhah. (Deve ser quase a mesma coisa que dizer que alguém quer ser médico de doenças tratadas, hahaha).

Então, após "excluir" a área da investigação, fui procurar outras. Uma coisa que até me agradou foi ver que era possível trabalhar em jardins zoológicos, reservas naturais, projetos de conservação da natureza, etc... Acho que combinaria mais comigo. Mas depois a palavra "desemprego" começou a atormentar-me desde então, ahhaha. Sei que desemprego há em todos os cursos, mas pronto. E sei que muita gente me diz que o importante é fazer o que eu verdadeiramente gosto (o problema é que eu não tenho uma paixão gigantesca por nenhuma área). Então, também vi que era possível ingressar pela área forense. Alguém me poderia explicar quais seriam as saídas profissionais se eu ingressasse por esta área? É que também já ouvi dizer que quem ingressa por este ramo não consegue muito trabalho, visto que há pessoas de outros cursos mais qualificadas para fazer um trabalho que um biólogo forense também pode fazer.

Para além disto, gostava de saber se o curso é muito difícil, no geral. Tem muita matemática? É necessário tirar mestrado? Se sim, é muito difícil fazer uma tese? E como é que se arranja um tema para uma tese?

(Ok, ainda nem sem sei se vou tirar a licenciatura deste curso e já me estou a preocupar com a tese de mestrado. I'm an overthinker, sorry :) )

Espero não estar a ser muito chata e gostaria imenso de saber sobre a vossa experiência ou sobre a de alguém que vocês conhecem. Obrigada e fiquem bem! :)

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
G Equivalências mudança de curso lusófona-fcul , curso biologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
CatarinaPRamos UAlg Preço do Curso de Biologia Marinha Universidade do Algarve 1
R Mudança de Curso Biologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
D Cadeiras por fazer- Ul- FCUL Curso de Biologia 1ºano Ensino Superior 6
4 Posso entrar num curso superior em que seja só necessário Biologia com o exame desta? Ensino Secundário 1
T Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
V Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
M Reingresso depois de mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
A Ajuda com mudança de faculdade privada para pública mas para o mesmo curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
B Secundário concluído através de curso profissional (resolvido) Ensino Secundário 0
D Experiência no curso de química Ciências 0
J Quero seguir investigação que curso devo escolher? Ensino Superior 3
R Informações sobre o curso de Solicitadoria e Administração Ensino Superior 0
R Informações sobre o curso de Marketing e Negócios Internacionais Ciências Sociais e Serviços 2
R IPC Informações sobre curso de Solicitadoria e Administração Instituto Politécnico de Coimbra 0
Z Curso a seguir Concurso Nacional e Locais - Público 0
I Possível mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
B Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
B Concorrer a um novo curso superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
V Entrar num curso sem provas de ingresso Concursos e Regimes Especiais 1
G A minha média será suficiente para o curso que quero? Ensino Secundário 3
Z Mudança de curso e bolsa Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Mudar de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
J Mudar curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
A Mudança de curso sem provas de ingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
I Mudança de curso sem repetir provas de ingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 17
lourencosoares Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
A Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Hugo Kennedy Quero ir para Direito mas sou de um curso profissional de turismo, consigo entrar? Ensino Superior 1
Saralvesfalardo Mudança de curso sem interrupção da matricula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Datas para Mudança de Par Instituição/Curso | DGES, já saiu? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
D Mudança de Par instituição/curso - Ajuda! Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Escolha de Curso Ensino Superior 3
C Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Mudança de Curso e Matricula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
G Mudança de curso para medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
B curso com anatomia, matemática e trabalho de campo? Ciências 2
M Alterar curso/ Exames Nacionais Ensino Secundário 7
R Mudança de curso via contigente de emigrante Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
martafspereira Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
RubenNascimento Curso de inglês Geral 3
B Mudança de curso para Engenharia Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11
Valcir Esteves Mudança de curso Ensino Secundário 6
D Mudança de curso - provas de ingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
carlotamagro Que curso devo escolher para seguir a área que quero? Ensino Superior 2
namondor Universidade de Aveiro | Titular Curso Superior Concursos e Regimes Especiais 3
D Curso de Game Development Tecnologias 0
K Após uma licenciatura ir para outro curso superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Mudar de curso/ instituição (ISCSP) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1