Curso de Biologia

catarinasantossimao

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2025
Olá a todos!
Eu estou a pensar ingressar no curso de Biologia na FCUL, no entanto estou um pouco reticente.
A minha ideia seria eventualmente mais relacionada com a educação do que propriamente investigação, no entanto, sei que é um curso com empregabilidade mais complicada em Portugal.
Deste modo, acham que é um curso em que valha a pena investir?

Muito obrigada!

Olá a todos!
Eu estou a pensar ingressar no curso de Biologia na FCUL, no entanto estou um pouco reticente.
A minha ideia seria eventualmente mais relacionada com a educação do que propriamente investigação, no entanto, sei que é um curso com empregabilidade mais complicada em Portugal.
Deste modo, acham que é um curso em que valha a pena investir?

Muito obrigada!
Se pretendes ensino, diria que faz sentido, sobretudo para ensino básico/secundário. Tens é de ver com atenção se o plano de estudos te permite fazer créditos suficientes para Biologia e Geologia (encontras informação online sobre quantos ECTS são necessários para acesso ao mestrado em Ensino). Para ensino universitário, o percurso envolve investigação, pelo que não me parece ser essa a tua questão.

Se pretendes ensino, diria que faz sentido, sobretudo para ensino básico/secundário. Tens é de ver com atenção se o plano de estudos te permite fazer créditos suficientes para Biologia e Geologia (encontras informação online sobre quantos ECTS são necessários para acesso ao mestrado em Ensino). Para ensino universitário, o percurso envolve investigação, pelo que não me parece ser essa a tua questão.
Desculpe incomodar novamente, qual considera ser a "melhor" faculdade para tirar a licenciatura? A de Lisboa, Aveiro ou Açores?
Obrigada outra vez💕

Desculpe incomodar novamente, qual considera ser a "melhor" faculdade para tirar a licenciatura? A de Lisboa, Aveiro ou Açores?
Obrigada outra vez💕
Qualquer uma dessas opções permite-te seguir para mestrado em Ensino. Eu diria para fazeres a escolha que te deixa mais confortável em geral, especialmente tendo em conta eventuais despesas que possas ter, mas vou tentar elencar alguns pros e contras que me parecem existir em geral nas 3 instituições:

Lisboa - pros - De todas as instituições, se fores para a Universidade de Lisboa, vais estar na maior instituição do país, na que em geral é posicionada melhor nos rankings. Se fores para a NOVA, está um bocado mais equiparada a Aveiro na questão dos rankings, mas em qualquer das instituições vais estar em faculdades grandes, onde se desenvolve bastante investigação e vais conhecer muitas pessoas, dentro e fora do teu curso, estando numa cidade com dimensões de provavelmente estares mais perto de qualquer serviço em geral. Se valorizas muito o local em particular onde estudas, Lisboa pode perfeitamente ser uma opção.

Contras - é uma cidade muito cara e pode não compensar os gastos, dado que consegues aceder a mestrados em Ensino com outras licenciaturas, em cidades mais baratas. No acesso a mestrados, é importante passar nas provas para o mestrado em ensino e em geral vão olhar mais para a tua média final do curso do que para a instituição onde tiraste o curso. Podes também optar por tirar a licenciatura num sítio e depois o mestrado noutro, pelo que pode compensar mais "adiares" Lisboa quiçá para um mestrado. As notas do último colocado também costumam ser mais altas aqui do que nos outros sítios.

Aveiro - pros - é uma cidade mais acessível do que Lisboa, embora seja de dimensões consideráveis, não esteja "barata" e está a adquirir cada vez mais prestígio e investigação valorizadas. No geral, ouço falar bem dos cursos da área das ciências em Aveiro, pelo que pode ser uma opção interessante, especialmente porque podes concorrer tanto para Biologia como para o curso de Biologia e Geologia (que me parece ser a licenciatura exactamente pensada para quem quer ser professor). Escolhendo esta licenciatura, verás que não existem muitas vagas, pelo que vais lidar com um ambiente muito mais familiar quando comparado com outros cursos "grandes", o que a meu ver pode ser uma vantagem.

Contras - embora seja mais barata do Lisboa, os preços podem exigir um bocado ainda assim e as médias para o curso de Biologia e Geologia podem chegar a ser mais altas do que em Biologia.

Açores - pros - se és dos Açores, ficar perto de casa durante a licenciatura pode ser a opção mais económica. Embora não esteja equiparada nos rankings a Lisboa, ou Aveiro, em nada implica que não te prepare bem para o que te interessa, não é uma desvantagem necessariamente. O facto de ser mais económico pode ajudar-te a fazeres um investimento maior quando fores para mestrado e sentires que estes 3 anos de licenciatura vão ser mais fáceis do que indo logo para longe.

Contras - Não tem mestrado em Ensino, pelo que caso sigas mesmo esse percurso, depois da licenciatura vais ter obrigatoriamente de vir para o continente. Podes sentir-te mais diferenciada entre os teus colegas, porque tanto em Aveiro como em Lisboa há este mestrado, pelo que quando chegares a mestrado provavelmente vais ter colegas que já se conheciam anteriormente e se for de uma licenciatura para mestrado no mesmo sítio, os teus colegas podem já estar mais familiarizados com o departamento e com os professores (e vice-versa). Mas nada disto é impeditivo que faças uma licenciatura nos Açores e depois escolhas outra cidade para fazer o mestrado.

Acho também muito importante analisares os planos de estudos, para verificares que diferenças existem e qual achas que preferirias - muitas vezes é possível até consultar os programas das unidades curriculares e assim podes ter uma ideia melhor de que conteúdos são explorados em cada disciplina. Podes também procurar pelos relatórios de avaliação da A3ES destes cursos (basicamente, é uma avaliação externa aos cursos que é feita por um painel de professores de fora dessas instituições e por um estudante da área, também de outra instituição) - podes encontrar informações sobre que opinião tiveram dos planos de estudos, entre outras informações que conseguem encontrar nesses documentos. No fundo, se quiseres fazer uma escolha informada, vais demorar algum tempo em pesquisa, mas vais ficar mais confiante de qual achas que pode ser a melhor decisão para as tuas capacidades. Boa sorte!

• Like
Reactions: sigis