UAlg Curso de Biotecnologia na UAlg

lexi123

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2025
Olá, estou no 12º ano.
O curso de biotecnologia é uma das minhas opções tal como estudar no Algarve.
Gostaria de saber o testemunho de alguém que estude ou estudou nesta faculdade e/ou neste curso sobre o ambiente universitário, o curso em si (a razão teórico/prático), as possibilidades de fazer erasmus...
Obrigada :)

Olá :)
Não fui de Biotecnologia, mas licenciei-me em Bioquímica, o curso "irmão". Não te posso falar muito do programa de Biotec em si, tínhamos muitas cadeiras em comum, mas eu entrei em BQ em 2009 e passados 16 anos já muito mudou. No entanto, podes consultar o plano de estudos actual aqui. Se abrires a Ficha de Unidade Curricular de cada disciplina, consegues ver as horas Teóricas (T), Teórico Práticas (TP) e Práticas Laboratoriais (PL) de cada disciplina. Aconselho a que dês uma vista de olhos lá mais para o final deste ano lectivo, pois devem actualizar o programa nessa altura com o de 2025/26, e sei que em alguns cursos da mesma faculdade vão haver alterações em certas disciplinas. (Estou agora a fazer MICF na mesma faculdade haha)

Quanto a Erasmus, claro que sim! Vários colegas de BQ e agora de MICF fizeram/estão a fazer, e sei que existem bolsas para ajudar com os custos. Pessoalmente, acho que é bastante divulgado, pelo menos em MICF já tive aulas "extra" onde explicaram como se procedia para fazer Erasmus, as opções que existem, universidades, quem tens de contactar, etc. Aqui tens mais informações.

Quanto ao ambiente, já não estou dentro das tradições académicas como quando estive em BQ, mas és capaz de notar que talvez a nossa tradição não é tão vincada como a de outras universidades. A UAlg também é mais recente (é só de 1979). No entanto, há praxe, há benção, há traje, etc. O ambiente... é discutivel. Eu sou de Faro originalmente então já conhecia a zona, conhecia pessoas... há-de ser diferente para quem vem de fora.

Não sei se ajudei muito, mas se vieres para cá, pode ser que nos encontremos por aí um dia destes 😃