Curso de Cinema - ESTC vs Lusófona

Marta L.

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2018
Boa noite. Candidatei-me e entrei tanto na licenciatura em cinema da ESTC, como na licenciatura em cinema, vídeo e comunicação na Lusófona. De momento já fui às duas universidades e não me consigo decidir sobre qual escolher.

Sobre cinema, em termos técnicos, sei muito pouco, mas estou mais do que disposta a aprender. Já li sobre este tópico e muitos recomendam fazer antes cursos da Restart ou dentro desse género, mas de momento quero mesmo é fazer uma licenciatura num destes estabelecimentos, especialmente porque ainda não bem o que quero fazer dentro do ramo (tenho ideias, mas como conheço pouco não consigo ter grandes certezas), o que mais me interessa a nível artístico para poder desenvolver e quais a capacidades que é importante adquirir para conseguir encontrar trabalho no meio ao início (que tenho noção que será extremamente difícil, e que preciso de ganhar experiência) ou até quais são as minhas fraquezas para poder trabalhar nestas.

Na verdade a minha pergunta é mesmo: fico na Lusófona ou na ESTC?

Agradeço desde já qualquer feedback.

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Eu pessoalmente preferia sempre a instituição pública. E já agora na ESTC tens várias personalidades de renome que estudaram lá : Eunice Muñoz, Ana Zanatti, Alexandra Lencastre, Filipe Laféria, Diogo Infante, Albano Jerónimo, etc.

Marta L.

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2018
Concordo que são todos grandes nomes em Portugal, mas, pelo que percebi das minhas pesquisas, todos esses tiraram a licenciatura em teatro, e não é em cinema...

Posso perguntar porquê ir sempre para a pública? Eu sei que a Lusófona não tem propriamente a melhor reputação, mas preocupa-me que talvez agora esteja melhor preparada em termos de cadeiras que possam ser mais úteis para o cinema moderno (como, por exemplo, efeitos visuais e esse género de pós-produção) e que sejam mais valioso, mais tarde, no mercado de trabalho. Mas não sei...

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
É um princípio meu, algo meramente pessoal, não é pela reputação da Lusófona. Fosse qual privada fosse.

Bagend10

Membro Caloiro
Matrícula
24 Janeiro 2019
Olá , sou aluno de economia e estou atualmente no 11º ano , porém ando um bocado perdido , acho que não gosto muito de coisas relacionadas a economia .
Visto que amo ver filmes e analisar estes , ver a performance dos atores , ver os planos , ver a ação e ser apaixonado por animes / animação , estava a pensar em que talvez devesse ir para o curso de cinema ;
Mas por um lado , não sei mexer em programas de imagem , ou de animação 3D e essas coisas relacionadas ao curso ;
Vejam se me percebem , não sou uma pessoa muito relacionada à parte de imagem , som ,etc do cinema , mas gosto mesmo muito de cinema e esse tipo de coisas . Não sei , talvez goste-se de ser crítico de cinema ou uma prpofissão dentro dessa mesma área ;
PS: AJUDEM ME , ESTOU MESMO PERDIDO

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá , sou aluno de economia e estou atualmente no 11º ano , porém ando um bocado perdido , acho que não gosto muito de coisas relacionadas a economia .
Visto que amo ver filmes e analisar estes , ver a performance dos atores , ver os planos , ver a ação e ser apaixonado por animes / animação , estava a pensar em que talvez devesse ir para o curso de cinema ;
Mas por um lado , não sei mexer em programas de imagem , ou de animação 3D e essas coisas relacionadas ao curso ;
Vejam se me percebem , não sou uma pessoa muito relacionada à parte de imagem , som ,etc do cinema , mas gosto mesmo muito de cinema e esse tipo de coisas . Não sei , talvez goste-se de ser crítico de cinema ou uma prpofissão dentro dessa mesma área ;
PS: AJUDEM ME , ESTOU MESMO PERDIDO
Olá! Visto que estás a pensar numa vertente mais teórica, já experimentaste ver o plano de estudos de Estudos Artísticos? Tens esta licenciatura na ULisboa e em Coimbra, apesar de também estudares teatro, o Cinema tem também uma componente de igual modo importante na licenciatura. Relativamente à FLUL, posso dizer que tens cadeiras de história e de análise, que penso qie se enquadram naquilo que queres! :)

daniel pinho

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2018
Boa noite. Candidatei-me e entrei tanto na licenciatura em cinema da ESTC, como na licenciatura em cinema, vídeo e comunicação na Lusófona. De momento já fui às duas universidades e não me consigo decidir sobre qual escolher.

Sobre cinema, em termos técnicos, sei muito pouco, mas estou mais do que disposta a aprender. Já li sobre este tópico e muitos recomendam fazer antes cursos da Restart ou dentro desse género, mas de momento quero mesmo é fazer uma licenciatura num destes estabelecimentos, especialmente porque ainda não bem o que quero fazer dentro do ramo (tenho ideias, mas como conheço pouco não consigo ter grandes certezas), o que mais me interessa a nível artístico para poder desenvolver e quais a capacidades que é importante adquirir para conseguir encontrar trabalho no meio ao início (que tenho noção que será extremamente difícil, e que preciso de ganhar experiência) ou até quais são as minhas fraquezas para poder trabalhar nestas.

Na verdade a minha pergunta é mesmo: fico na Lusófona ou na ESTC?

Agradeço desde já qualquer feedback.
Tenho a mesma dúvida. Eu quero muito seguir cinema, produção, e direção, mas o mercado em Portugal deixa muito a desejar; inclusive estou a ponderar prosseguir os estudos no estrangeiro, focando me agora inicialmente no inglês, para depois o poder fazer. Porém, em último caso, faria aqui a licenciatura, nem que depois obtasse por fazer Erasmus. As duas universidades que mais estou inclinado é a Estc e a lusófona de Lisboa. Estou em dúvida porque a estc é muito pristigiada, mas só vejo esse prestígio no ramo do teatro, que muitos e melhores atores nacionais passaram por essa escola, mas em cinema não ousso nem uma palavra. Quanto a lusófona, pelo que perguntei tem uma compunente mais prática e trabalhas mais em edição de vídeo, camera (...) (posso estar errado), o que também é bastante positivo, pois dá me a sensação de ser mais moderna no ensinamento. Além desse dilemma entre essas universidades, pegando no assunto inicial, será que vale mesmo a pena investir e estudar aqui em Portugal? Fico mesmo de pé atras, porque em termos de oportunidades as saídas que vejo possíveis é a televisao, e no máximo se fores muito empreendedor, o YouTube, redes socias.... Já falei inclusive com estudantes/universitários que estão a seguir o ramo e me dizem exatamente a mesma coisa, que o mercado nacional aqui baseia-se muito nisso, televisão, publicidade, edição de vídeo para eventos (....). Gostava de ouvir mais opiniões, especialmente de universitários que estejam nessas universidades ou que tenham uma grande perspetiva em relação ao mercado nacional, porque é difícil encontrar muita informação na Internet sobre, para além dos sites das universidades.