ESTC Curso de Cinema

L. Lima

Membro
Matrícula
29 Março 2021
Boa tarde,
Eu gostaria que os alunos/ex-alunos da ESTC partilhassem opiniões sobre o curso de cinema, e principalmente sobre a entrevista e as provas de seleção que são feitas para obter acesso.

Boa tarde

Eu no ano passado concorri ao concurso local de acesso para a licenciatura de cinema e cheguei a fazer entrevista mas não consegui passar para a fase de seleção e por isso este ano vou novamente concorrer à licenciatura e também gosta que alguém que seja mesmo aluno ou ex-aluno pudesse compartilhar o seu insight.

Na entrevista, do que me lembro bem, deram-me as suas perspetivas em relação àquilo compreenderam da leitura que fizeram da minha ficha biográfica, ou seja, comentaram o meu gosto e conhecimento cinematográfico, conhecimento de literatura, etc., após isso fizeram-me algumas perguntas.

Uma delas foi "o que é um reporter de imagem", e honestamente, fiquei um pouco atrapalhado com esta pergunta pois nunca a antecipei, nem entendi o porque da pergunta, pois para mim um reporter de imagem é um cargo em televisão em que a sua função é ir aos locais onde certos acontecimentos/notícias/histórias estão a decorrer e reportar aquilo que está a testemunhar de forma a que os seus colegas na estação de televisão consigam compreender e de seguida reportar aos espetadores.

Após ter dado esta explicação, pareceu-me que os dois professores não ficaram satisfeitos com a resposta e tentaram desenvolver a sua pergunta de outra forma para eu responder de novo, após ter dado uma segunda resposta, pareceu-me que os professores ficaram de novo insatisfeitos, pouco depois a entrevista terminou.

Não consigo partilhar mais do que isto infelizmente, espero que te ajude de alguma forma.

Cumprimentos

Boa tarde

Eu no ano passado concorri ao concurso local de acesso para a licenciatura de cinema e cheguei a fazer entrevista mas não consegui passar para a fase de seleção e por isso este ano vou novamente concorrer à licenciatura e também gosta que alguém que seja mesmo aluno ou ex-aluno pudesse compartilhar o seu insight.

Na entrevista, do que me lembro bem, deram-me as suas perspetivas em relação àquilo compreenderam da leitura que fizeram da minha ficha biográfica, ou seja, comentaram o meu gosto e conhecimento cinematográfico, conhecimento de literatura, etc., após isso fizeram-me algumas perguntas.

Uma delas foi "o que é um reporter de imagem", e honestamente, fiquei um pouco atrapalhado com esta pergunta pois nunca a antecipei, nem entendi o porque da pergunta, pois para mim um reporter de imagem é um cargo em televisão em que a sua função é ir aos locais onde certos acontecimentos/notícias/histórias estão a decorrer e reportar aquilo que está a testemunhar de forma a que os seus colegas na estação de televisão consigam compreender e de seguida reportar aos espetadores.

Após ter dado esta explicação, pareceu-me que os dois professores não ficaram satisfeitos com a resposta e tentaram desenvolver a sua pergunta de outra forma para eu responder de novo, após ter dado uma segunda resposta, pareceu-me que os professores ficaram de novo insatisfeitos, pouco depois a entrevista terminou.

Não consigo partilhar mais do que isto infelizmente, espero que te ajude de alguma forma.

Cumprimentos
Boa tarde Bernardo,

Muito obrigado pela sua opinião! Espero que você consiga passar esse ano! Há sempre pessoas que acabam por não conseguir, são poucas vagas para os muitos alunos que concorrem.
Já agora, se você não se importar, poderia dizer qual foi a sua média do secundário + a nota do exame? É para ter uma noção, porque como sabes isso conta 50% na fase de pré-seleção.

Cumprimentos!

Claro, não me importo de partilhar, a minha média no secundário foi de 14 e a nota do exame foi 13.

Boa tarde

Cumprimentos
Olá Bernardo, vim para aqui à procura de alguém que me pudesse dar dicas em relação à entrevista para este curso, pois estou muito nervosa e tenho 0 ideia do que esperar.. Essas perguntas que eles te fizeram não me fizeram sentido, pelo menos a do repórter de imagem. Se eles me perguntassem isso, eu diria "Vou para o curso de cinema porque quero aprender o que é". Eles estão à espera que tenhamos todo o conhecimento da área antes de entrarmos no curso? Não me faz sentido. É normal que nem toda a gente saiba. Provavelmente os que saíram de um curso artístico terão vantagem sobre os outros que saíram de humanidades por exemplo (tipo eu), mas isso não significa que a pessoa tenha menos capacidades.
Enfim, obrigada pela partilha.

Olá Bernardo, vim para aqui à procura de alguém que me pudesse dar dicas em relação à entrevista para este curso, pois estou muito nervosa e tenho 0 ideia do que esperar.. Essas perguntas que eles te fizeram não me fizeram sentido, pelo menos a do repórter de imagem. Se eles me perguntassem isso, eu diria "Vou para o curso de cinema porque quero aprender o que é". Eles estão à espera que tenhamos todo o conhecimento da área antes de entrarmos no curso? Não me faz sentido. É normal que nem toda a gente saiba. Provavelmente os que saíram de um curso artístico terão vantagem sobre os outros que saíram de humanidades por exemplo (tipo eu), mas isso não significa que a pessoa tenha menos capacidades.
Boa tarde,

Eu entendo como você sente, e creio que todos os outros candidatos também, estamos todos nervosos (pelo menos eu estou). Eu espero que ocorra bem para ti, boa sorte! :D

Cumprimentos.

Eu concordo completamente contigo, não faz sentido nenhuma a pergunta mas foi o que aconteceu.

Concordo também com o facto de que todos deviam ter a mesma oportunidade para entrar, mesmo se algumas pessoas não tenham um "background" muito artístico, aliás, eu nem me considero uma pessoa que tenha um background desses, mas sempre amei cinema e sempre quis seguir cinema, simplesmente ainda não consegui entrar no curso infelizmente.

Eu não tenho a certeza se a escola está à espera que os alunos já tenham algum conhecimento artístico ou não, penso que pedem no mínimo que tenham visto já uma quantia relativa de filmes, de forma a terem conhecimentos cinematográficos. Mesmo assim, não posso negar que a sensação com que fiquei após não ter passada para a fase de seleção, foi que a ESTC está mesmo à procura de alunos desses, que tenham um "background" artístico, tanto de cinema, teatro e entre outras artes.

Outra coisa, penso que não seja as capacidades que eles avaliam, penso ser mais uma questão de a ESTC estar à procura de um certo tipo de alunos/pessoas, mas mesmo assim não concordo muito com isso.

Uma última coisa que gostava de referir caso não saibas, no regulamento (pdf) que está no website da ESTC, tem uma parte lá que diz o seguinte sobre a entrevista:

Despiste/avaliação:
  1. Capacidades (de perceção e análise das realidades envolventes, de construção e imaginação de sequências sonoras e visuais)
  2. Potencialidades (de relacionamento com tecnologias audiovisuais)
  3. Motivações (profissionais e artísticas)

Espero que esta última informação te ajude de alguma forma e boa sorte!

Cumprimentos

Obrigada pela tua resposta, Bernardo! Só mais uma questão, se me conseguires esclarecer.
A entrevista tem um peso muito grande? Ou a média geral é que importa mais? Imagina, eu tenho 18,5 de média e tive 19 no exame. Se a entrevista não me correr muito bem, isso faz logo com que não passe à próxima fase? Se uma pessoa tiver um melhor desempenho do que eu na entrevista, mas tiver média de 14, por exemplo, fica à minha "frente"? Estou só a tentar perceber como é que funciona, se na ESTC eles não ligam muito à média ou se ela tem um peso relevante para entrar no curso..

Cumprimentos

Obrigada pela tua resposta, Bernardo! Só mais uma questão, se me conseguires esclarecer.
A entrevista tem um peso muito grande? Ou a média geral é que importa mais? Imagina, eu tenho 18,5 de média e tive 19 no exame. Se a entrevista não me correr muito bem, isso faz logo com que não passe à próxima fase? Se uma pessoa tiver um melhor desempenho do que eu na entrevista, mas tiver média de 14, por exemplo, fica à minha "frente"? Estou só a tentar perceber como é que funciona, se na ESTC eles não ligam muito à média ou se ela tem um peso relevante para entrar no curso..

Cumprimentos
Boa tarde,

Na fase de pré-inscrição o peso é de 20% para a ficha biográfica + 30% para a entrevista + 50% para a classificação final da habilitação com que se candidata (prova de ingresso e média do secundário).
Se passares para a fase de seleção, a classificação dessa fase dividir-se-á entre as três provas (40% para a 1a + 30% para a 2a + 30% para a 3a).
O resultado final será a média do resultado da fase de pré-seleção e seleção (50% fase de pré-seleção + 50% fase de seleção).

Qualquer informação está disponível no regulamento.

Cumprimentos.
Post automatically merged:

Já agora, creio que só 60 candidatos é que podem passar para a fase de seleção. Sendo que 30 ficarão com a vaga (regime geral).

Attachments

• 05_regulamento_cac_2021_22.pdf
    458.9 KB · Visitas: 8
Última edição:
Boas!

Vou ter a minha entrevista daqui a mais ou menos uma hora. Alguém que a tenha feito hoje ou nos últimos dias que queira partilhar como correu? O que acharam?

Boas!

Vou ter a minha entrevista daqui a mais ou menos uma hora. Alguém que a tenha feito hoje ou nos últimos dias que queira partilhar como correu? O que acharam?
Boas,

A minha foi ontem, foi uma entrevista rápida e serve para esclarecer algumas coisas da ficha (sobre o que eles interpretaram e tal).
O júri fará algumas perguntas e podem ser imprevisíveis (mas não são difíceis), apenas sê honesto, é o melhor.

Cumprimentos, boa sorte! :D

• Like
Reactions: Bernardo G. Marques
Boas!

Boa tarde

Digo o mesmo que o Lima, vão querer esclarecer algumas coisas, conhecer-te melhor, etc.

Sê honesto, sê tu próprio e demonstra o teu entusiasmo pela área e o porquê de a quereres seguir como carreira profissional.

Obrigado pelas respostas pessoal. Já fiz a entrevista, uma ou outra pergunta de rasteira e para perceberem se quero mesmo entrar, mas lá está respondi honestamente no melhor que pude. Agora é esperar para ver!

Obrigado pelas respostas pessoal. Já fiz a entrevista, uma ou outra pergunta de rasteira e para perceberem se quero mesmo entrar, mas lá está respondi honestamente no melhor que pude. Agora é esperar para ver!
Se não estou em erro, as classificações das entrevistas + as classificações das fichas saem no dia 20 deste mês, mas o resultado final da fase de pré-seleção é fixado no início de setembro por causa da ficha ENES que há de ser entregue, pelos alunos, em agosto.

Esperemos que ocorra tudo bem!

Boas,

À todos que tenham passado da fase de pré-seleção, desejo boa sorte para fase seguinte! Para os restantes, não desistam daquilo que vocês mais querem! Para o ano há mais!

Cumprimentos!
Igualmente e boa sorte para os que irão tentar novamente para o ano.

Cumprimentos

Boa tarde, estou no processo de me candidatar ao curso de cinema nas ESTC, já fiz a ficha biográfica e a entrevista. A minha pergunta é em relação às provas de seleção, para aqueles que são ou já foram alunos do curso ou que fizeram as provas e não entraram.
Em que consiste essas provas, podiam me dizer como foram as vossas e o que tiveram de fazer? No regulamento aquilo fala de transposição visual, análise de componentes cinematográficos e montagem de imagens mas gostava de saber em concreto como são feitas as provas em questão.
Obrigado.