Curso de Engenharia Biomédica no IST

gustavorod06

Membro Caloiro
Matrícula
21 Dezembro 2022
Boa noite! Estou no 12° ano na área de ciências e tecnologias com Física e Aplicações Informáticas B. Fiz o 10° e o 11° anos com Geometria Descritiva A e Física e Química A. Neste momento estou indeciso entre os cursos de Matemática Aplicada e Computação e o de Engenharia Biomédica. Matemática sempre foi a minha disciplina preferida e acho que iria adorar tirar um curso virado para a área das Matemáticas, e trabalhar nessa área também. Contudo, também acho que iria adorar trabalhar na área da engenharia biomédica. A minha pergunta é: como tive geometria descritiva ao invés de biologia e tendo em conta que nunca tive biologia, sentiria falta da matéria ao entrar no curso de engenharia biomédica? Tenho receio de não entrar com pé de igualdade relativamente aos restantes alunos, assumindo que estes tiveram Biologia no secundário. Obrigado!!

Boa noite! Estou no 12° ano na área de ciências e tecnologias com Física e Aplicações Informáticas B. Fiz o 10° e o 11° anos com Geometria Descritiva A e Física e Química A. Neste momento estou indeciso entre os cursos de Matemática Aplicada e Computação e o de Engenharia Biomédica. Matemática sempre foi a minha disciplina preferida e acho que iria adorar tirar um curso virado para a área das Matemáticas, e trabalhar nessa área também. Contudo, também acho que iria adorar trabalhar na área da engenharia biomédica. A minha pergunta é: como tive geometria descritiva ao invés de biologia e tendo em conta que nunca tive biologia, sentiria falta da matéria ao entrar no curso de engenharia biomédica? Tenho receio de não entrar com pé de igualdade relativamente aos restantes alunos, assumindo que estes tiveram Biologia no secundário. Obrigado!!
Olá! Entendo a tua preocupação em relação à falta de experiência em Biologia ao considerar o curso de Engenharia Biomédica, mas é importante destacar que essa lacuna não deve ser vista como um obstáculo intransponível.
Recomendo que consultes os planos curriculares do curso nas universidades de interesse. Isso pode ajudar-te a ter uma ideia mais clara das disciplinas e requisitos de cada curso visto que há universidades onde a componente da biologia é mais forte e noutras nem por isso.
Além disso, podes encontrar mais informações sobre o curso de Engenharia Biomédica no site da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB), onde há uma seção dedicada a esclarecer dúvidas frequentes sobre o curso (Apoio ao Ensino Secundário – ANEEB).