- Matrícula
- 27 Janeiro 2016
- Mensagens
- 9
- Instituição
- Faculdade da vida
Para entrar na maior parte das faculdades de Engenharia, à média dos exames que eles pedem (matemática e física e química A) vale 50 por cento!Obg pela resposta :D estou mais esclarecido, só queria saber uma coisa, nas médias para entrar na faculdade existem disciplinas que contam mais do que outras? Por exemplo eu tenho neste momento 17 a fisica e 18 a mat mas filosofia e português descem-me um pouco a média só gostava de saber se as notas das disciplinas têm um valor equivalente.
Uma pergunta para o dia aberto da FCUP é preciso inscrever-se ou é só chegar lá e visitar?Como disse o João, física é realmente um curso difícil. :/ É preciso gostar muuuitoo daquilo que se está a fazer e passar muito tempo agarrado aos livros, mas lá tem as suas recompensas :)
Honestamente, ainda é muito cedo para decidir, mas aconselho-te a ter uma mente aberta para qualquer curso, quer seja mais teórico (física, matemática,...) ou uma engenharia. Há boas engenharias por aí e para além disso ganham na parte da empregabilidade.
Se tiveres oportunidade, aparece nos dias abertos da FCUP (18 e 19 de Fevereiro), vai a mostras das universidades ou experimenta a universidade júnior.
Caso tenhas alguma dúvida mais específica acerca do curso de física manda mensagem! :)
Acho que era só na quinta e na sexta, mas tenta ligar para a FCUP na segunda-feira. Vê aqui no sigarra: FCUP - Dias Abertos 2016 - 'Antes de optar é preciso conhecer. Vem conhecer a tua profissão'.Uma pergunta para o dia aberto da FCUP é preciso inscrever-se ou é só chegar lá e visitar?
Compreendo perfeitamente o que dizes!Essencialmente é o que está no título. Tentem ser justos e nao digam a vossa faculdade só por andarem lá. Estou no 11¤ ano e ando a ponderar diferentes opções académicas.
Segundo o infocursos as com menor taxa de desemprego são as faculdade de Coimbra e Porto (ambas com 0% )Essencialmente o que está no título. Não digam a vossa faculdade só por amdarem lá :p.
Tens Física Tecnológica no IST, que me parece um curso bastante bom, mas para o qual é preciso ter uma boa média de candidatura.Qual é a melhor faculdade para estudar física no nosso país(PT)? Não digam a vossa faculdade só por amdarem lá :p.
Em relação às saídas profissionais de Física penso que são excelentes, podes trabalhar em consultoria, mercados de valores, empresas de alta tecnologia(carros, aviões, hardware, etc), investigação, medicina, desenvolvimento de materiais, geofísica e metereologia, desporto(F1, nike, etc), astronomia, energias renováveis, indústria alimentar e mais.Boas a todos, como está no titulo, eu quero perguntar aqui se um curso de física em Portugal uma boa empregabilidade, principalmente em quais áreas, e qual a melhor universidade de Portugal para tirar um curso em Física.
Obrigado pela atenção ;D[/
Olá, vou agora para o 12ºano e aquilo que quero seguir é Física Teórica de Partículas, por isso procurava um curso de física numa universidade que fosse forte em física teórica e/ou fisica de particulas. Os cursos que estava a ponderar são principalmente Física na FCUL, eng Física tecnologica no IST ou eventualmente física no porto. Ando um bocado perdida em relação a isso e não faço ideia de como poderei conseguir escolher, já andei a ver as cadeiras de cada curso e todos me agradam por isso não faço mesmo ideia. Se alguém me conseguisse ajudar um bocadinho agradecia :)
Desde muito nova que pretendo uma carreira na astronomia e, mais tarde - quando comecei a conhecer mais - na astrofísica, tendo "substituindo" o sonho de ser astrónoma pelo de ser médica.
Como temos 6 pares instituição-curso e ainda não sei os resultados dos meus exames, para trabalhar em astronomia: que Universidade/Curso me aconselham?
Obrigada desde já.
Obrigada! É bom ter alguma resposta conclusiva em muito tempo.A universidade do Porto tem um mestrado de astronomia, quanto à licenciatura não interessa onde a tiras mas a do Porto deve estar mais virada para esta área do que as das outras universidades. A Universidade do Porto tem um acordo de Duplo-Grau para o Mestrado em Astronomia com a Université Paul Sabatier-Toulouse III, França, onde existe o Master Sciences, technologie, santé mention Physique et Astrophysique. O aluno nesta via frequentará um ano escolar de mestrado em cada Universidade, obtendo no fim o grau de mestre pelas duas universidades participantes.
Os cursos da feup de mestrado integrado de engenharia, sendo possível parar depois de 3 anos ,penso , e ficar apenas com a licenciatura, preparam para um posterior mestrado ou doutoramento em física? A abordagem das temáticas difere substancialmente?
Obrigado!
Já não és a primeira pessoa a aparecer por estes lados a falar de parar um mestrado integrado após o 3º para obter só a licenciatura. Não faço ideia se isso será realmente possível, mas honestamente não vejo nenhuma grande vantagem nessa opção. Mas cada um sabe de si.
Falando da entrada num mestrado: cada um tem uma lista (chamemos-lhe assim) de requisitos, entre os quais está a/as licenciatura/licenciaturas que te dão formação suficiente para poderes frequentar o tal mestrado. Assim, um aluno que acabe a licenciatura em física não terá muita sorte se quiser candidatar-se a um mestrado em bioquímica. Entendes o que quero dizer? É necessário que haja um adequamento da tua formação anterior a área onde te vais meter. Assim, pode haver até necessidade de fazer umas cadeiras extra para poderes frequentar um certo mestrado.
Para o doutoramento é semelhante, conta a licenciatura e o mestrado que frequentaste.
Em suma, não é qualquer engenharia da FEUP que te vai preparar para um mestrado em física, mas depois quem decide deve ser a comissão científica e os responsáveis pelo mestrado. No entanto, aconselho-te a pensares bem naquilo que queres e a informares-te melhor acerca da questão de ficar só com a licenciatura do mestrado integrado. Vê se aqui pelo fórum há algum tópico sobre isso e depois diz qualquer coisa. ;)
Espero ter ajudado :) Boa sorte para os exames :D
Muito obrigado pela resposta! :)
Pelo site da FEUP
FEUP - Mestrado Integrado
"O ciclo de estudos integrado compreende 300 créditos e uma duração de 10 semestres curriculares de trabalho.
Os estudantes dos cursos de Mestrado Integrado terão um diploma de Licenciatura em Ciências da Engenharia ao fim de 180 ECTS, correspondentes aos 6 primeiros seis semestres curriculares de trabalho do curso. No entanto, este diploma não será suficiente para o reconhecimento automático pela Ordem dos Engenheiros. Para isso, será necessário realizar mais 120 ECTS, perfazendo os 300 ECTS correspondentes ao ciclo completo de 5 anos, obtendo o diploma de Mestrado, reconhecido pela Ordem dos Engenheiros."
parece poder-se concluir que é possível parar na licenciatura.
Um curso de engenharia industrial e gestão ou pelo menos de engenharia mecânica abre-nos a porta a uma entrada em física?
Verificando-se essa possibilidade, é mais benéfico ficar pela licenciatura em ciências da engenharia e partir para um mestrado em física seguido de doutoramento, ou aproveitar os mais 2 anos para ficar com o mestrado integrado, "ficando engenheiro", e partir para um doutoramento em física?
Obrigado!!!
Porque me parece um maior risco o gasto de tempo e dinheiro de pelo menos 5 anos na licenciatura em física e mestrado em física, que até podem ser mal-sucedidos e/ou posso mudar de ideias, quando a empregabilidade ao fim destes 5 anos de estudos é praticamente 0.Não percebo uma coisa. Se a tua intenção é fazer um doutoramento em física (o que parece implicar que tens interesses mais académicos e teóricos), porque é que não fazes uma licenciatura em física? Porquê passar pela engenharia, que provavelmente te prepara pior do que física?