Olá, estou neste momento a iniciar o 12º ano, tendo escolhido a disciplina de Física como facultativa, e necessito de uma pequena orientação no que diz respeito ao curso do ensino superior. Desde o ensino básico que sempre gostei de Matemática e, até ao final do ano passado, esse era o curso que tencionava seguir no ensino superior. No entanto, a minha professora do 10.º e 11.º ano acabou por me desmotivar em relação a essa vertente e, depois de analisar melhor a saída do curso, desisti da ideia.
Recentemente, comecei a desenvolver um certo interesse pela Física e gostava de me informar melhor acerca desta disciplina quanto à sua aplicação no mercado de trabalho. Efetivamente, gostava de seguir este curso no ensino superior mas sinto-me ligeiramente relutante devido ao seu elevado grau de dificuldade. Tenho uma média de 18,0 val. e normalmente sou uma aluna esforçada mas a impressão que tenho do curso revela-me que exige um pouco mais do que isso. Por exemplo, é necessário adquirir conhecimentos que provavelmente não são mencionados em contexto de sala de aula mas que, todavia, devem ser explorados extrinsecamente pelos alunos, por iniciativa própria. Apesar de me interessar pela disciplina, não possuo o hábito de expandir autonomamente os meus conhecimentos e tenho algum receio que isso venha a prejudicar o meu desempenho, se alguma vez ingressar no curso de Física.
Por outro lado, no que diz respeito à saída do curso, dedico principal atenção à área de investigação, que é aquela que gostaria de seguir. Na verdade, tenho algumas dificuldades em exprimir os meus raciocínios, o que me leva a descartar automaticamente a via do ensino, tanto no curso de Matemática, como no de Física. Ao contrário das pessoas que fazem parte da minha turma, não me agrada muito a aplicação ao real, pelo que as Engenharias também são excluídas das alternativas e, portanto, restam apenas as disciplinas mais analíticas e puras.
Pedia, por favor, que me esclarecessem qual o nível de dificuldade do curso de Física, contando que não sou uma pessoa com grande inteletualidade na área; que clarificassem quais as saídas profissionais (além da via de ensino e investigação); que referissem quais as oportunidades de investigação em Física no país; e, por último, se possível, comparassem o carácter dos cursos de Matemática e Física no âmbito da empregabilidade.
Atentando à descrição detalhada dos meus interesses, sintam-se também à vontade para sugerir qualquer outro curso que achem adequado. Desde já, agradeço a atenção dada!
Boa noite pessoal! O titulo diz tudo... Pretendo seguir Física Teórica e não sei qual a melhor universidade para tirar a licenciatura (a mais conceituada e que me dá melhor preparação)... Ando inclinado para a Universidade de Coimbra por várias razões, sendo uma delas a politica que tem relativamente às "cadeiras avulso", politica essa que me permite frequentar qualquer cadeira doutra área.
As melhores Universidades do País para Física são a UP e a UL. Do que falei com os meus colegas da licenciatura em Física (mais teórico) da UL chegámos à conclusão que no Porto a coisa é mais difícil. Quer pelo sistema de avaliação, quer pelo tipo/exigência dos Professores. Uma coisa vos posso garantir, na Física do Porto não há engenharia de notas, só se for para baixo :p
Outra opção é o IST, Engenharia Física Tecnológica, embora seja um pouco mais experimental (mais laboratórios pelo menos).
Recomendo-vos, entre estas 3, a escolherem aquela cujas áreas fortes de investigação são mais a vosso gosto. Aqui no Porto é a Astronomia, Astrofisica, Cosmologia, Física de Materiais (estudo de termoeléctrico e ferromagnéticos), Óptica e Física Médica, há ainda umas coisitas específicas na matéria condensada que eu não sei falar sobre. Não sei quanto às outras duas, mas Física Nucelar seria sem dúvida no IST...
Não anda fácil mudar de universidades entre licenciatura e mestrado, mas não é impossivel ;)
Já agora, recomendava-vos vivamente a estudar um livrinho chamado Calculus do Spivak, a parte de convergência de séries, teoremas de análise real e métodos de integração. Normalmente é o Cadeirão do 1º semestre no Porto e este ano safaram-se 20% dos inscritos.
Agora em específico para o Ricardo: isso é uma coisa que eu ainda sinto e que me cria muitas dificuldades, tal como te vai criar a ti, mas é também para crescer como pessoa que vais para uma ciência.
De forma geral, não recomendo o curso a quem tenha obtido uma nota inferior a 15 valores nos exames de fisica e quimica e matematica. Conheço quem tenha entrado com 18,8 e não tenha conseguido fazer todas as cadeiras no 1º ano, mas conheço quem tenha entrado com 15 e tenha feito... Tudo depende do vosso empenho na hora crítica.