Curso de Física

De nada :blush: Foi engraçado!
Não foi a ver uma maçã cair que Newton formulou a teoria da gravidade?:yum:
Quanto ao curso, tenho umas ligeiras preocupações. Relativamente ao inglês, eu gostava de o melhorar, e de tentar fazer o exame de Cambridge. Aconselham a Faculdade de Letras? Eu ouvi dizer que lá, para conseguir chegar ao nível C, teria de o fazer em 3 anos, visto que partem do pressuposto que já tenho o B1, por causa do secundário, mas que o B2 se divide em 4 graus, B2,1,2,3 e 4. Contudo, acham que é muito tempo, ou que preciso de "aprender mais depressa", tendo em conta as exigências do curso e as oportunidades de estágios, ou outros, que possam surgir?
Outro ponto, alguém sabe alguma novidade sobre as mudanças que vão ser feitas no plano de estudos? Serão para melhor?
Obrigada!

De nada :blush: Foi engraçado!
Não foi a ver uma maçã cair que Newton formulou a teoria da gravidade?:yum:
Quanto ao curso, tenho umas ligeiras preocupações. Relativamente ao inglês, eu gostava de o melhorar, e de tentar fazer o exame de Cambridge. Aconselham a Faculdade de Letras? Eu ouvi dizer que lá, para conseguir chegar ao nível C, teria de o fazer em 3 anos, visto que partem do pressuposto que já tenho o B1, por causa do secundário, mas que o B2 se divide em 4 graus, B2,1,2,3 e 4. Contudo, acham que é muito tempo, ou que preciso de "aprender mais depressa", tendo em conta as exigências do curso e as oportunidades de estágios, ou outros, que possam surgir?
Outro ponto, alguém sabe alguma novidade sobre as mudanças que vão ser feitas no plano de estudos? Serão para melhor?
Obrigada!

Para melhor? Depende. Vais aprender o mesmo em cada cadeira mas ter mais cadeiras e menos tempo de aulas. Vais ter mais laboratórios que é coisa que rouba muito tempo se trabalho semanal e não interessa muito à maioria dos teóricos, a não ser que prefiras perfil em astrofísica. Mas acho que como fonte de cultura geral na área da física que é o que uma licenciatura tenta ser, será melhor.

Se quiseres manda-me PM com o teu email e eu tento te enviar o novo plano (que não aparece na internet). Estou a pensar planear uma " visita de estudo" aos laboratórios da faculdade com todos os interessados em se cabdidatar para fisica/engenharia física no porto, depois de dia 23 de junho. Os interessados podem me enviar PM por aqui ou email para up201504086@fc.up.pt dizendo-me o vosso nome e de preferência o numero de telemóvel para maior facilidade de contacto. Sondei alguns professores e existe interesse da parte deles para vos receber.

• Like
Reactions: Creirwy
Boa tarde,
Em que áreas um físico pode investigar?
Há alguns estudos onde físicos se aliam, para investigar novas curas para o cancro, esse tipo de investigação é plausível ou fisica está mais redirecionada para o cosmologia e energias?
Muito obrigado.

• Like
Olá a todos, quero seguir o curso de Física com o objetivo de seguir Astronomia ou Astrofísica.
Contudo , depois de visitar ambas as universidades (Coimbra e Lisboa de ciências) , estou um bocado indeciso. Infelizmente não tive a oportunidade de visitar o departamento de física só o de Química, da Universidade de Coimbra (assumo que sejam parecidos em qualidade).

Em primeiro lugar, gostei bastante do ambiente de Coimbra, principalmente da academia de estudantes. Mas reparei que tudo é um bocado antigo e não sei se o ensino também o é.
Em Lisboa, não sei bem, tenho lá um irmão mais velho a viver, e conheço a cidade. Mas sem ser isso, gostei do facto de o curso ter menos pessoas, cerca de 40, sendo que Coimbra tinha 90 acho eu. Será que isso afeta se eu quiser ser um investigador ou docente universitário?

Além disso, parece-me ser mais barato viver em Coimbra do que em Lisboa.
Se existir alguém destas universidades , por favor esclareçam-me um pouco mais sobre o assunto.

Obrigado, desde já.

Última edição:
  • Like
Olá. :)
Eu não tive física no 12 ano, seria melhor estudar física de 12 ano antes de ingressar no curso de física ou não notaria muita diferença?
Desde já, obrigado.

Normalmente na Universidade eles partem do princípio que não trazes bases de 12º tendo normalmente uma cadeira que te vai dar essas bases, mas sempre podes estudar física de 12º ano, assim já vais com uma ideia.

• Like
Olá. :)
Eu não tive física no 12 ano, seria melhor estudar física de 12 ano antes de ingressar no curso de física ou não notaria muita diferença?
Desde já, obrigado.
Como tive física este ano (12°) aconselho-te a estudar nas férias, porque são bases que na faculdade vais dar, sim, mas não com a calma que se dá no 12° para teres tempo para dominares e perceberes o tipo de raciocínio importante.
Se estudares dá preferência aos seguintes temas: cinemática, pêndulos, Movimentos Harmonicos Simples, Colisões, Hidrodinâmica e Hidrostática, e, por fim, eletromagnetismo.
Boa sorte! :)

Boa tarde,
Há alguns estudos onde físicos se aliam, para investigar novas curas para o cancro, esse tipo de investigação é plausível ou fisica está mais redirecionada para o cosmologia e energias?
Muito obrigado.
Olá a todos, quero seguir o curso de Física com o objetivo de seguir Astronomia ou Astrofísica.
Contudo , depois de visitar ambas as universidades (Coimbra e Lisboa de ciências) , estou um bocado indeciso. Infelizmente não tive a oportunidade de visitar o departamento de física só o de Química, da Universidade de Coimbra (assumo que sejam parecidos em qualidade).

Em primeiro lugar, gostei bastante do ambiente de Coimbra, principalmente da academia de estudantes. Mas reparei que tudo é um bocado antigo e não sei se o ensino também o é.
Em Lisboa, não sei bem, tenho lá um irmão mais velho a viver, e conheço a cidade. Mas sem ser isso, gostei do facto de o curso ter menos pessoas, cerca de 40, sendo que Coimbra tinha 90 acho eu. Será que isso afeta se eu quiser ser um investigador ou docente universitário?

Além disso, parece-me ser mais barato viver em Coimbra do que em Lisboa.
Se existir alguém destas universidades , por favor esclareçam-me um pouco mais sobre o assunto.

Obrigado, desde já.

Tanto quanto sei, Coimbra tem menos alunos em física... Acho que só entraram uns 15 ou 20 no ano passado...
Em termos de exigência de ensino de licenciatura eu recomendaria por esta ordem de acordo com o que conheço: 1-Porto, 2-Lisboa 3-Restantes universidades (não conheço o suficiente para estabelecer diferenças entre elas)
--- Post atualizado ---
Como tive física este ano (12°) aconselho-te a estudar nas férias, porque são bases que na faculdade vais dar, sim, mas não com a calma que se dá no 12° para teres tempo para dominares e perceberes o tipo de raciocínio importante.
Se estudares dá preferência aos seguintes temas: cinemática, pêndulos, Movimentos Harmonicos Simples, Colisões, Hidrodinâmica e Hidrostática, e, por fim, eletromagnetismo.
Boa sorte! :)
Eunrecomendaria deixar a hidrostática e hidrodinâmica para depois do electromagnetismo. De resto concordo com o nosso colega
--- Post atualizado ---
Normalmente na Universidade eles partem do princípio que não trazes bases de 12º tendo normalmente uma cadeira que te vai dar essas bases, mas sempre podes estudar física de 12º ano, assim já vais com uma ideia.
Sim, isso é verdade, mas isso significa que demoram 1 mes a dar o 12o todo. Depois depende de como a pessoa lida com o novo caudal de informação
--- Post atualizado ---
Boa tarde,
Muito obrigado.
Novas curas para o cancro terá de ser na área da biologia ou bioquímica/farmacêutica, penso eu. Mas é verdade que em física se estuda radiação que tem aplicabilidade na cura do cancro. Existe até um mestrado aqui no porto muito voltado para essa área (física medica).
Fisica estuda as leis da natureza e reveste-as de uma formulação matemática. Engenharia física procura novas aplicações/tecnologias destas mesmas leis recém descobertas.

• Like
Reactions: RMoon99
Tanto quanto sei, Coimbra tem menos alunos em física... Acho que só entraram uns 15 ou 20 no ano passado...
Em termos de exigência de ensino de licenciatura eu recomendaria por esta ordem de acordo com o que conheço: 1-Porto, 2-Lisboa 3-Restantes universidades (não conheço o suficiente para estabelecer diferenças entre elas)
--- Post atualizado ---

Eunrecomendaria deixar a hidrostática e hidrodinâmica para depois do electromagnetismo. De resto concordo com o nosso colega
--- Post atualizado ---

Sim, isso é verdade, mas isso significa que demoram 1 mes a dar o 12o todo. Depois depende de como a pessoa lida com o novo caudal de informação
--- Post atualizado ---

Novas curas para o cancro terá de ser na área da biologia ou bioquímica/farmacêutica, penso eu. Mas é verdade que em física se estuda radiação que tem aplicabilidade na cura do cancro. Existe até um mestrado aqui no porto muito voltado para essa área (física medica).
Fisica estuda as leis da natureza e reveste-as de uma formulação matemática. Engenharia física procura novas aplicações/tecnologias destas mesmas leis recém descobertas.
Obrigado pelo reparo, eu apenas enumerei os temas pela ordem com que os abordei xD
Já agora: Fisica médica dá para trabalhar em quê? Achei curiosa a formação em Física + minor em Biologia seguido deste mestrado, mas não sei que aplicações práticas tem, nem as suas perspetivas para futuro, investigação não é de todo o meu objetivo, independentemente da área.

Última edição:
FAQ – Licenciatura em Física

web_gessi_docs.download_file

1- O que é ser físico?
Um físico é pessoa curiosa, que deseja saber como tudo funciona, das mais ínfimas partículas até ao próprio Universo. Combina Reflexão e intuição sobre o mundo, matemática avançada e envolvência experimental na procura de compreender fenómenos que ocorrem na Natureza. O seu grande desafio é descobrir e entender as consequências das leis que regulam a interação da matéria e da energia e dos conteúdos de informação que lhe estão subjacentes. Daí também decorre a capacidade da utilização controlada de sistemas e processos com suporte nessas leis, em síntese designada de Tecnologia.

2- Onde se encontra um físico no mercado de trabalho?
A formação sólida e interdisciplinar cria um perfil versátil que favorece a empregabilidade em variados domínios (em Portugal ou no Estrangeiro). Para além do Ensino nos seus vários níveis, um Físico poderá excercer funções de investigador, de técnico, de consultor em áreas tão variadas que vão desde a indústria até ao mundo da Banca e dos Seguros. Ex.: Laboratórios de Estado, Escolas, Controlo de Qualidade, Serviços/Departamentos de Física-Médica em Hospitais e Clínicas, Empresas de Equipamento Médico, Serviços Financeiros, Seguradoras, Indústrias, Tecnologia de Informação, ect...

3- Que opções tenho depois de concluir a licenciatura?
Em geral, a licenciatura em Física é o primeiro passo para o aprofundamento de estudos. Estes podem continuar no segundo ciclo em Física (teórica ou experimental), em Engenharia Física, ou em outras Engenharias e áreas pluridisciplinares (Física Médica, Ambiente, Astronomia, Gestão de Recursos, entre outras) e prosseguir ainda para um terceiro ciclo através de programas doutorais em todas as áreas da Física, Astronomia e Engenharia.
Outro perfil de estudos é a Formação de Professores (especialidade em Ensino de Física e Química).

Mestrado em Física Médica – Objetivos:
• Acesso ao concruso para o estágio profissionalizante, para obtenção de qualificação em Física Médica, conforme preconizado pela EFOMP, no caso em que a licenciatura de base é apropriada, segundo a legislação de acesso à carreira de Física Médica em vigor. (Info: Técnico Superior de Saúde - ACSS)
• Acesso à qualificação em proteção contra radiações no contexto da indústria, radiologia, medicina nuclear e radioterapia, de acordo com o decreto lei nº227/2008. (Info: http://www.itn.pt/pt/leis/229IA08-DL227.pdf)
• Acesso a programas doutorais na área da Física aplicada às Ciências da Saúde.
• Desempenho de funções técnicas em empresas de equipamento médico e laboratorial, assim como em empresas de consultadoria e controlo de equipamento; ou criação das mesmas.

Mestrado em Engenharia Física – Objetivos:
• Favorecer a orientação para domínios como os de Metrologia, tecnologias de Saúde e Biologia, Sistemas de Informação e Comunicação, Tecnologias de Criogenia e Alto vácuo, Materiais Funcionais e Micro/Nano Dispositivos em Eletrónica e Optoeletrónica, instumentação e Sensores.
• Domínio de modernas tecnologias, relacionadas com novos Materiais, quer em aspetos fundamentais, quem em domínios aplicados e orientados para Engenharia.
• Aplicação das novas descobertas da área da física em produtos sofisticados e técnicas inovadoras, disponibilizados no mercado mundial.

Mestrado em Astronomia - Objetivos:
• O principal objetivo do Mestrado em Astronomia é complementar e aprofundar a formação de estudantes licenciados em Astronomia, Física, Matemática e áreas afins, melhorando a sua preparação tendo em vista o início de uma carreira de investigação em Astronomia, nomeadamente através do ingresso num Ciclo de Estudos de Doutoramento em Astronomia.
Astronomia é a ciência que tem por objecto de estudo tudo aquilo que existe ou tem a sua origem para além da atmosfera da Terra, bem como o Universo como um todo. A Astronomia é habitualmente considerada a mais antiga das ciências. Actualmente, é uma das ciências que mais cresce em termos de artigos científicos publicados, número de investigadores doutorados na área e nível de financiamento. Esta situação muito se deve ao imenso fascínio que a Astronomia exerce sobre o público, que frequentemente acaba por servir de motivação para a escolha pelos mais jovens de percursos de estudo dentro da áreas das ciências naturais e exactas.

Nota: Informação cedida pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mais informações:
• Universidade do Porto – Bem vindo ao Departamento de Física e Astronomia — DFA
• Universidade do Minho - Departamento de Física - Universidade do Minho
• Universidade de Aveiro - Departamento de Física › Página inicial
• Universidade de Coimbra - bem-vindo - Departamento de Física da Universidade de Coimbra
• Universidade Nova de Lisboa - Departamento de Física |

Última edição:
Olá (de novo:tearsofjoy:) colegas,
No início do próximo ano letivo, provavelmente irei ingressar em física na FCUP, contudo tenho umas questões e pensei que me pudessem esclarecer.
As questões são as seguintes:
-O curso de física é muito difícil e "puxado"?
-Como é o ambiente das aulas, como é o relacionamento entre os professores e alunos, e entre os próprios alunos? É competitivo?
-Como é dada a matéria?
-Médias de licenciatura acima de 15, são improváveis?
-Por último, alguém poderia disponibilizar uns apontamentos, só para dar uma "olhadela"?
Desculpem o incomodo.
Desde já, muito obrigado!

• Like
Reactions: Creirwy and RMoon99
Conheço um que acabou o curso de fisica da fcup com média de 18 valores, no secundário era aluno de 19's, depois teve uma crise de identidade e tirou um mestrado em matemática financeira ou similar em Coimbra, também com média de 18, estavamos na época da crise, quando tentou arranjar trabalho nessa área não viu muitas oportunidades, decidiu virar-se outra vez para a física, foi à Alemanha tentar arranjar um bolsa de doutoramento na área, o prof disse-lhe que fosse aprender alemão e que depois fosse lá outra vez, passados uns meses foi aceite.
Está agora em Dusseldorf no 2 ou 3 ano de doutoramento em fisica.

Obrigado pelo reparo, eu apenas enumerei os temas pela ordem com que os abordei xD
Já agora: Fisica médica dá para trabalhar em quê? Achei curiosa a formação em Física + minor em Biologia seguido deste mestrado, mas não sei que aplicações práticas tem, nem as suas perspetivas para futuro, investigação não é de todo o meu objetivo, independentemente da área.
Só falei com 1 colega dessa área, mas... Maioritariamente será para técnico de radioterapia e controlo e armazenamento, etc do material de radiação que se usa na area medica.
--- Post atualizado ---
A todos os interessados em frequentar Fisica ou Engenharia Fisica na Faculdade de Ciencias da Universidade do Porto (FCUP), eu estou a reunir alunos interessados em tirar dúvidas sobre os cursos com Professores do Departamento de Física e Astronomia (DFA).
Ainda não sei se haverá a hipótese de visitar os laboratórios, mas certamente estarão na melhor companhia para tirar as vossas duvidas quanto às possibilidades de futuro profissional.

Os interessados podem me mandar um email para up201504086@fc.up.pt

• Like
Reactions: Rafael.
olá o meu nome é Afonso e acabei agora o 12º ano e vivo perto de coimbra
a decidir qual curso devo seguir penso em física porque adoro aquilo
porém nao me considero uma pessoa particularmente inteligente , mas ,sim, bastante preguiçosa e que nunca tem vontade de estudar a não ser que o assunto seja muito interessante(como é o caso da teoria da relatividade de Einstein na qual gostaria de aprender mais)
Tenho uma ideia de que o curso de Física é muito difícil e tenho medo que perca um ano da minha vida senão o conseguir aguentar
tenho média, aproximadamente, de 16.5 sendo que tive 16 a fisico-química 15 a matemática e 17 a física
alguém me pode aconselhar?

porém nao me considero uma pessoa particularmente inteligente , mas ,sim, bastante preguiçosa e que nunca tem vontade de estudar a não ser que o assunto seja muito interessante(como é o caso da teoria da relatividade de Einstein na qual gostaria de aprender mais)

Não estudei Física, mas estudei Matemática e acho que aquilo que vou dizer se aplica também ao curso de Física:
  • Não podes ser preguiçoso. Ou melhor, podes, mas não vais, provavelmente, atingir os resultados que pretendes. Só com bastante sorte conseguirias fazer um curso de Física sendo preguiçoso. Só as disciplinas de Matemática na universidade vão requerer mais trabalho da tua parte que a Matemática do ensino secundário.
  • Vais ter de estudar coisas que não vais achar interessantes. Isto é verdade em todos os cursos. Até pode haver assuntos que aches desinteressantes durante o curso e que um dia venhas a apreciar e gostar, mas é muito improvável que possas tirar motivação apenas do facto de as coisas serem interessantes porque provavelmente nem todas vão ser.
Estes conselhos, já agora, podem aplicar-se à grande maioria dos cursos.

Não estudei Física, mas estudei Matemática e acho que aquilo que vou dizer se aplica também ao curso de Física:
  • Não podes ser preguiçoso. Ou melhor, podes, mas não vais, provavelmente, atingir os resultados que pretendes. Só com bastante sorte conseguirias fazer um curso de Física sendo preguiçoso. Só as disciplinas de Matemática na universidade vão requerer mais trabalho da tua parte que a Matemática do ensino secundário.
  • Vais ter de estudar coisas que não vais achar interessantes. Isto é verdade em todos os cursos. Até pode haver assuntos que aches desinteressantes durante o curso e que um dia venhas a apreciar e gostar, mas é muito improvável que possas tirar motivação apenas do facto de as coisas serem interessantes porque provavelmente nem todas vão ser.
obrigado
sim eu tenho noção que não posso ser preguiçoso não só pelo curso a escolher mas até pela minha vida profissional
daí que tenha algum medo ao entrar na universidade e que não me consiga adaptar
mas obrigado pelo seu tempo

Concordo totalmente com o Alfa.
Mas física também é a forma preguiçosa de fazer as coisas...

A questão é que tu deves escolher um curso em que, de forma geral, te sintas em casa, que te complete. Pois ele vai-te estruturar o pensamento. Vê que tipo de características pessoais têm os físicos em comum, depois os matemáticos, depois os engenheiros... Isso ajuda-te a perceber onde te encaixas: ciência, engenharia, saúde... Depois escolhes algo que tu queiras aprender, e mais! Utilizar no teu dia a dia. Desde que aprendi o que era o momento linear no 12o e os movimentos circulares, estou a conduzir no carro e a imaginar os vetores da forca centrípeta e reação normal em cada curva...

Teoria da relatividade aprender no mestrado. É muito diferente aprenderes a pensae matemática dos truques e curiosidades de matemática do discovery channel. Antes de saberes de relatividade tens de saber química, álgebra linear, teoria de grupos, calculo real, analise vectorial, geometria diferencial, electromagnetismo, mecânica avançada/analitica, programação, física das ondas, termodinâmica, etc. E cada cadeira dessas, dada em 15 semanas, é quase tao grande em volume de informação útil e necessária que toda a matemática de secundário.

Se tu só queres a parte gira e conhecida da física, podes estudar isso em casa com tempo, ao longos a tua vida, como hobbie.
Se queres realmente saber e dominar todas as ferramentas que te levam a compreender isso, amando cada segundo de tortura mental que muitas vezes terás, então bem vindo.
--- Post atualizado ---
obrigado
sim eu tenho noção que não posso ser preguiçoso não só pelo curso a escolher mas até pela minha vida profissional
daí que tenha algum medo ao entrar na universidade e que não me consiga adaptar
mas obrigado pelo seu tempo
A universidade é como a natureza, adapta-te ou morre (reprovar :p)

Desde que aprendi o que era o momento linear no 12o e os movimentos circulares, estou a conduzir no carro e a imaginar os vetores da forca centrípeta e reação normal em cada curva...

:tearsofjoy:

Desde que aprendi o que era o momento linear no 12o e os movimentos circulares, estou a conduzir no carro e a imaginar os vetores da forca centrípeta e reação normal em cada curva...
Eu sabia que não era a única (neste caso no comboio)!! O mais estranho era quando eu tentava partilhar os meus pensamentos com quem ia ao meu lado... quem passava a estranha era eu. :p

• Like
Reactions: totas and diogoreis