Curso de Física

• Like
Reactions: Alexa and Creirwy
Olá a todos, eu acabei agora o 11º ano, e desde sempre tive uma grande paixão pelo universo e o sonho de ser astrónomo. Sou de Lisboa mas queria mesmo ir para a FCUP, bc todos dizem que é a melhor uni para estudar física, e claro, porque já teve a licenciatura de Astronomia há uns anos. A minha média, sem provas de ingresso, ronda os 17, e acabei FQ (sem exame) com 19 e a média da matemática do 10º e 11º anos também é 19. Ao contrário de muitas pessoas que são génios da matemática, fui apenas capaz de ter estas notas porque me esforço mesmo e aplico-me na escola (basicamente vivo para isto).

To my point, paixão pela física e matemática não me falta. Só tenho mesmo receio da dificuldade do curso, de me arrepender e perder um ano, e de falhar, por não ser "naturalmente inteligente". O problema é que se não for para física, não me imagino a fazer outra coisa, nem tenho um segundo plano. Enfim, não tenho uma pergunta concreta, porque só eu saberei se me irei safar, e vocês já falaram na thread da dificuldade do curso. Im scared goddamnit xD

Olá a todos, eu acabei agora o 11º ano, e desde sempre tive uma grande paixão pelo universo e o sonho de ser astrónomo. Sou de Lisboa mas queria mesmo ir para a FCUP, bc todos dizem que é a melhor uni para estudar física, e claro, porque já teve a licenciatura de Astronomia há uns anos. A minha média, sem provas de ingresso, ronda os 17, e acabei FQ (sem exame) com 19 e a média da matemática do 10º e 11º anos também é 19. Ao contrário de muitas pessoas que são génios da matemática, fui apenas capaz de ter estas notas porque me esforço mesmo e aplico-me na escola (basicamente vivo para isto).

To my point, paixão pela física e matemática não me falta. Só tenho mesmo receio da dificuldade do curso, de me arrepender e perder um ano, e de falhar, por não ser "naturalmente inteligente". O problema é que se não for para física, não me imagino a fazer outra coisa, nem tenho um segundo plano. Enfim, não tenho uma pergunta concreta, porque só eu saberei se me irei safar, e vocês já falaram na thread da dificuldade do curso. Im scared goddamnit xD
Não te preocupes, se estudas muito e sabes estudar, consegues. A minha namorada é uma miuda assim e eu considero-a normal em termos de velocidade de compreensao das coisas. Ela tem 16, já eu considero-me ser do tipo mais "rápido" a perceber, mas não sou capaz de me focar como tu. Tenho média de 12 e 1 cadeira para tras no final do 2º ano.

Para seres bom precisas de trabalhar. Para ser magnifico precisas de trabalhar e da estrelinha.

• Like
Reactions: Satarn
Alguém me pode dizer a sua opinião em relação ao curso de engenharia física no Universidade do Porto e na Universidade do Minho? No que toca a plano de estudos ambos me parecem incríveis, e quando vou a ver a página "investigação" no site da UM, não posso deixar de verificar logo no título:"Centro de Física das Universidades do Minho e Porto", o que me leva a questionar, quão grande é a parceria entre estas Universidades? E com esta dúvida, (que eu presumo que a resposta seja "uma parceria elevada") trouxe me outra, vale a pena estar com grandes dúvidas entre qual a universidade a escolher para este curso?

Quanto ao curso em si, acham que vale a pena? Ou seja, qual a vossa opinião geral do curso? Fica muito atrás no mercado de trabalho? Será muito arriscado?

• Like
Reactions: Doc and Creirwy
Física na UC, vale a pena?
--- Post atualizado ---
Outra coisa, física em Coimbra segundo o que saiu num estudo em 2015 tem praticamente 100% de emprego, mas li também que muitos são contratados para cargos de consultoria, e eu nao estou interessado nisso. Fora disso, alguns vao para o estrangeiro, o que também nao está no topo dos meus objetivos propriamente. Queria saber se alguém tem conhecimento do estado da investigação ou de empresas que contratem fisicos em Portugal.

Obrigado

• Like
Reactions: totas
--- Post atualizado ---
Outra coisa, física em Coimbra segundo o que saiu num estudo em 2015 tem praticamente 100% de emprego, mas li também que muitos são contratados para cargos de consultoria, e eu nao estou interessado nisso. Fora disso, alguns vao para o estrangeiro, o que também nao está no topo dos meus objetivos propriamente. Queria saber se alguém tem conhecimento do estado da investigação ou de empresas que contratem fisicos em Portugal.

Obrigado
Fisicos em portugal tens as universidades quando abrem concursos. Fora isso, nao sei. O que faz um fisico senão ser versátil, rápido a aprender coisas novas e formado para a investigação?

Que eu saiba nao ha fisicos desempregados, mas onde iremos trabalhar? Nunca se sabe. Preocupamo-nos com isso se acabarmos o curso :p

• Like
Reactions: totas

É para onde eu vou! :p
Isto é só a minha opinião: não te deves preocupar muito com o sitio onde fazes a licenciatura... o mestrado e doutoramento têm muito mais peso e o plano de estudo da licenciatura em física praticamente não difere de sitio para sitio...
Em Coimbra tens uma ótima biblioteca e tens alguns professores muito bons, posso-te garantir pelo menos isso!

É para onde eu vou! :p
Isto é só a minha opinião: não te deves preocupar muito com o sitio onde fazes a licenciatura... o mestrado e doutoramento têm muito mais peso e o plano de estudo da licenciatura em física praticamente não difere de sitio para sitio...
Em Coimbra tens uma ótima biblioteca e tens alguns professores muito bons, posso-te garantir pelo menos isso!

Pois eu sei, mas continuo bastante indeciso entre Física e Engenharia Física... Estou mesmo sem saber qual escolher

Pois eu sei, mas continuo bastante indeciso entre Física e Engenharia Física... Estou mesmo sem saber qual escolher
Se fores para Física e te arrependeres a meio podes sempre mudar para engenharia física. O plano de estudos é praticamente igual nos primeiros semestres.

Boa tarde. Acabei de passar para o 12 ano, e gostaria de algumas dicas em relação às física. Desde sempre tive a ideia de na universidade ir para engenharia física ou física. O problema é que como sempre, o 11 ano não foi o meu melhor ano, tive média de 16 e no exame de físico química tive 10 mas a minha avaliação interna era 17. Agora estava a pensar em escolher como disciplina opcional no 12 ano, a física mas não estou muito segura. Todos me dizem que devia de escolher outra disciplina para subir a média, mas será que sendo uma disciplina de opção é assim tão complicado? Eu tenho a ideia de que a física de 12 ano seria uma preparação para a universidade e de certeza forma, uma revisão da matéria dada até agora. Alguém me pode ajudar?

Todos me dizem que devia de escolher outra disciplina para subir a média, mas será que sendo uma disciplina de opção é assim tão complicado?
O que muita gente faz é escolher uma opção mais "fácil", para subir a média, e uma mais "difícil". O "fácil" e o "difícil" dependem do grau de exigência da escola e do professor (e do teu empenho e gosto pela disciplina), daí estarem entre aspas (tenta falar com colegas mais velhos para saberes como as coisas funcionam aí). Sei que pelo menos uma das opções tem de oscilar entre Física, Química, Biologia, e Geologia (Info: Curso de Ciências e Tecnologias | Direção-Geral da Educação), mas as opções disponibilizadas pela escola dependem do número de alunos inscritos. Claro que isso não te impede de escolheres duas dessas. :p

Eu tenho a ideia de que a física de 12 ano seria uma preparação para a universidade
A ideia é precisamente essa. No meu caso, ter Física foi ótimo, creio que me vai ser bastante útil na universidade.

uma revisão da matéria dada até agora.
Mais ou menos... Revês um pouco a matéria, mas o objetivo é aprofundar. Vais dar muitas coisas novas, que se dão na universidade (nível mais soft, óbvio). Na minha escola a opção era exigente, havia gente a estudar tanto para Física como para Matemática, mas depois de apanhar o ritmo tornou-se mais fácil. Na tua escola não sei como funciona, porém, se te esforçares, de certeza que consegues, e acredita: o esforço vai valer a pena. :):)

Boa tarde. Acabei de passar para o 12 ano, e gostaria de algumas dicas em relação às física. Desde sempre tive a ideia de na universidade ir para engenharia física ou física. O problema é que como sempre, o 11 ano não foi o meu melhor ano, tive média de 16 e no exame de físico química tive 10 mas a minha avaliação interna era 17. Agora estava a pensar em escolher como disciplina opcional no 12 ano, a física mas não estou muito segura. Todos me dizem que devia de escolher outra disciplina para subir a média, mas será que sendo uma disciplina de opção é assim tão complicado? Eu tenho a ideia de que a física de 12 ano seria uma preparação para a universidade e de certeza forma, uma revisão da matéria dada até agora. Alguém me pode ajudar?
Boas, se de facto queres seguir física faz todo o sentido teres física no 12 ano, até para não sofreres um embate tão grande no 1º ano de fisica na faculdade. Por outro lado, teres fisica no 12 ano pode-te ajudar a melhorar a tua nota no exame de fisico quimica se quiseres fazer melhoria de exame, e como tiveste um 10 acho que vale o esforço, sendo que assim terias grandes hipóteses de melhorar o exame de FQ. Na minha opinião segue fisica no 12 e repete o exame de de fq, vais ver que vai valer o esforço.

• Like
Reactions: Doc
Boa tarde, Alguém me sabe explicar a diferença entre o plano curricular do ano passado: FCUP - Licenciatura em Física e a do próximo ano letivo (2017/2018): FCUP - Licenciatura em Física ? Desde já, obrigado.
Mais cadeiras, mais variedade de conhecimentos, menos tempo em cada cadeira. Menos tempo de aulas teóricas e mais de teórico-práticas (exercícios). Mais laboratórios. Os minors em Física e Astrofísica perderam a liberdade de opções de matemática. Implica, penso eu, mais trabalho em casa na compreensão dos conceitos, mas ficas "exposto" a mais variedade de assuntos.

• Like
Reactions: Creirwy and Doc
Mais cadeiras, mais variedade de conhecimentos, menos tempo em cada cadeira. Menos tempo de aulas teóricas e mais de teórico-práticas (exercícios). Mais laboratórios. Os minors em Física e Astrofísica perderam a liberdade de opções de matemática. Implica, penso eu, mais trabalho em casa na compreensão dos conceitos, mas ficas "exposto" a mais variedade de assuntos.

Vou entrar em física este ano e gostaria de saber em que consistem as cadeiras antes de começarem as aulas. Vão adicionar a informação dos objetivos, programa, etc. a cada uma quando se clica nela, ou até lá só temos de ficar pelo nome?

• Like
Reactions: Creirwy
Vou entrar em física este ano e gostaria de saber em que consistem as cadeiras antes de começarem as aulas. Vão adicionar a informação dos objetivos, programa, etc. a cada uma quando se clica nela, ou até lá só temos de ficar pelo nome?
Vê a ficha da cadeira correspondente no plano de estudos do ano letivo anterior (ou seja, 2016/2017). O plano e objetivos para o 1º ano serão praticamente a mesma coisa, não vejo o que possa ser cortado.

• Like
Boa noite!

Para aqueles que se encontram presentemente num curso de física: têm algum conselho que possam dar?

• Like
Reactions: Creirwy and Doc
Boa noite!

Para aqueles que se encontram presentemente num curso de física: têm algum conselho que possam dar?
Estuda desde a primeira semana, ganha prática nos exercícios, não entres em pânico, encontra o teu método de estudo ideal, organiza-te.

Acima de tudo, diverte-te nas aulas ;)

Boa tarde! :)
Tenho algumas dúvidas quanto à cadeira de programação. Em princípio aprende-se uma linguagem, neste caso Phyton, mas há alguma abordagem ao modo como o computador processa essa informação, ou se quisermos temos de aprender sozinhos por outras vias?
Tipo se escrevermos print 'Hi', o que é que acontece no computador, como é que ele lê a informação do programa e chega à forma final? Essas coisas são referidas?

• Like