Curso profissional-acesso ao ensino superior 2021

Veronica Lima

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2020
Olá ,estou no 12 ano de via de um curso profissional de eletronica ,automação e computadores e gostaria de me inscrever para o ensino superior.Alguém me sabe dizer como se candidata ao ensino superior de via de cursos profissionais por favor ?
Obrigado

• Like
Reactions: Sofia Magro Lopes

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Veronica Lima
Olá ,estou no 12 ano de via de um curso profissional de eletronica ,automação e computadores e gostaria de me inscrever para o ensino superior.Alguém me sabe dizer como se candidata ao ensino superior de via de cursos profissionais por favor ?
Obrigado
O ano passado foi o primeiro em que o concurso especial existiu, pelo que poderá haver adaptações para este ano. Mas basicamente as instituições interessadas (nem todas abriram, especialmente do ensino universitário) organizaram-se em 3 consócios. Cada um fez as suas provas e organizou as suas candidaturas numa plataforma própria. Para concorrer a instituições de um determinado consócio fazias os exames desse consórcio, que não dariam para concorrer às instituições de outro. Os exames foram os chamados exames regionais, feitos pelas próprias faculdades.

Tens de ter em atenção que ao contrário do concurso nacional, em que concorres para onde quiseres, desde que faças os exames nacionais pedidos, no concurso especial as instituições definem que cursos profissionais podem concorrer a cada um dos seus cursos, pelo que não és livre de concorrer para o que quiseres. Ficarás limitada a cursos superiores da mesma área que o teu curso profissional atual.

A informação para o concurso deste ano ainda não foi disponibilizada, pelo que temos de aguardar.

• Like
Reactions: Rúben Pinho

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Carla Balão Santos Curso profissional e exame acesso ensino superior Ensino Secundário 2
B Curso Profissional - Acesso ao Ensino Superior 2021 Concurso Nacional e Locais - Público 7
C Maiores de 23 ou Acesso por curso profissional Concursos e Regimes Especiais 1
J Acesso ao Ensino Regular Via Curso Profissional Concurso Nacional e Locais - Público 4
Jishin Entrar em medicina com curso profissional Saúde 9
V Mudar curso formação profissional para ensino regular Ensino Secundário 2
H Mudar de curso ciências e tecnologias para curso profissional? Ensino Secundário 1
A Curso Profissional/Curso Linguas e Literatura Humanidades, Secretariado e Tradução 2
B Secundário concluído através de curso profissional (resolvido) Ensino Secundário 0
Hugo Kennedy Quero ir para Direito mas sou de um curso profissional de turismo, consigo entrar? Ensino Superior - Geral 1
M Mudar de curso profissional para o ensino regular Ensino Secundário 1
I De curso profissional para ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
D Quais as opções para ingressar no ensino superior para quem termina um curso profissional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Curso profissional de comunicação Ensino Secundário 0
B Curso Profissional Técnico Auxiliar de saúde Ensino Secundário 0
ruben ressurreição Como entrar pro ensino superior com curso profissional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Como fazer o 3º ano de um curso profissional em pouco tempo Ensino Secundário 0
L Ajuda na esolha do curso profissional Ensino Secundário 2
I curso profissional ou "ensino normal"?? Ensino Secundário 4
S Livros do curso profissional 12 º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
B Curso Profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B Curso profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Serviço social vindo de curso profissional? Ciências Sociais e Serviços 2
A Novo regime para quem tem curso profissional Concursos e Regimes Especiais 962
J Vindo de um curso profissional, o exame de português é obrigatório? Concurso Nacional e Locais - Público 14
R Estou no 11°ano em CT e quero mudar para um curso profissional, posso? Ensino Secundário 1
Q Mudança para curso profissional no 1º período Ensino Secundário 1
merulaine Curso Profissional para depois ir para arquitetura Concurso Nacional e Locais - Público 1
João Miguel R Nota de candidatura vindo de um curso profissional. Concurso Nacional e Locais - Público 7
V Curso profissional de Turismo - rumo ao ensino superior de Medicina Veterinária Ensino Secundário 2
Leonardo Viegas Curso profissional para engenharia no IST Ensino Superior - Geral 3
A Opções para concluir módulos do curso profissional Ensino Secundário 1
T Eu fiz um curso profissional e preciso de ajuda em relação ao exame de matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Estudar no estrangeiro com curso profissional Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
L Curso profissional ou curso científico-humanístico? Ensino Secundário 12
AndréR Curso profissional - Estágio [dúvida] Ensino Secundário 0
S Repetir um curso profissional Ensino Secundário 1
João Ribeiro 888 Duvida em que curso profissional seguir Ensino Secundário 6
M Melhoria da média num curso profissional Ensino Secundário 5
A Ficha ENES e Curso Profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Curso Profissional de electrónica, automação e computadores Ensino Secundário 0
M Curso Profissional - temas da PAP Ensino Secundário 1
C Curso secundário e curso profissional Ensino Secundário 1
Ana D De um Curso Profissional para o Ensino Superior Ensino Superior - Geral 32
M Devo optar por um curso profissional? Ensino Secundário 10
Robert Cruz Média de Curso Profissional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
A Curso Profissional Auxiliar de Saúde Ensino Secundário 14
F Dúvida - Curso profissional Arquivo 1
catia.serrano Mudança de curso e cadeiras Geral 1
O Mudança de curso no 12o ano Ensino Secundário 1