Curso Profissional - Candidatura Ensino Superior

nicolediasz

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2024
Fiz um curso profissional no ano passado e este ano realizei o exame de português para ingressar na universidade. No entanto, quando pesquiso pra saber como calcular a nota de candidatura aparece-me coisas diferentes.
aparece isto em alguns sites:
  • Cálculo da nota final do curso: (2 x média de todos os módulos) + (30% da nota de estágio + 70% da PAP) / 3.
    Cálculo da nota final de curso para concurso:(70% da média final de curso + 30% da média dos 2 exames nacionais) / 10.

mas no guia geral de exames da dges aparece isto:
A classificação final de curso é o resultado da aplicação da seguinte fórmula:
CFC =0,22*FSC + 0,22*FC + 0,22*FT + 0,11* FCT + 0,23*PAP
então para me candidatar na universidade qual das 2 fórmulas utilizo…?

Fiz um curso profissional no ano passado e este ano realizei o exame de português para ingressar na universidade. No entanto, quando pesquiso pra saber como calcular a nota de candidatura aparece-me coisas diferentes.
aparece isto em alguns sites:

mas no guia geral de exames da dges aparece isto:

então para me candidatar na universidade qual das 2 fórmulas utilizo…?
Olá @nicolediasz
Depende se o teu curso profissional é dos "antigos" ou se já está abrangido pela lei de 2018. Se já concluíste o curso no ano passado provavelmente ainda é dos que se calculava com a fórmula anterior. Mas é melhor validares com a tua escola.
De todas as formas, quando pedires a ficha ENES esse cálculo já vem lá feito, pelo menos no que toca à nota final do teu curso profissional para efeitos de acesso.
Depois com esse valor tens de calcular a nota de candidatura para cada curso, conforme o peso que tem o exame nacional (entre 35% e 50%) e a nota que tiveres no exame nacional de português.

Muito obrigada!
Depende se o teu curso profissional é dos "antigos" ou se já está abrangido pela lei de 2018.
Eu fiz de gestão de equipamentos informáticos (ou alguma coisa assim), não sei se enquadra-se nos antigos ou novos… como posso descobrir isso?

Muito obrigada!

Eu fiz de gestão de equipamentos informáticos (ou alguma coisa assim), não sei se enquadra-se nos antigos ou novos… como posso descobrir isso?
Dá pelo código do curso. Ou o mais fácil será validares com a tua escola.