Curso profissional e acesso ao ensino superior

Larissa M

Membro
Matrícula
30 Novembro 2017
Olá colegas, segue uma dúvida de uma amiga:
"Bom dia, gostaria que me confirmassem se há exames próprios para as pessoas que fizeram o curso profissional, e se sim, podem se faz favor dizer-me onde consigo ver o exemplo do exame. É que pretendo entrar na universidade de Coimbra e fazer o curso de cardiopneumologia."

Obrigada

Solução
"Bom dia, gostaria que me confirmassem se há exames próprios para as pessoas que fizeram o curso profissional, e se sim, podem se faz favor dizer-me onde consigo ver o exemplo do exame. É que pretendo entrar na universidade de Coimbra e fazer o curso de cardiopneumologia."

Obrigada
Olá @Larissa M
Dependerá da forma de acesso. Vindo do profissional, poderá:
1) Concorrer via concurso nacional de acesso, onde precisa de realizar os exames nacionais.
2) Concorrer via concurso especial para alunos de vias profissionalizantes, onde precisa de realizar os exames regionais das instituições de ensino superior.

Tem de ter em atenção que no concurso especial só pode concorrer a cursos...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Obrigada
Olá @Larissa M
1) Concorrer via concurso nacional de acesso, onde precisa de realizar os exames nacionais.
2) Concorrer via concurso especial para alunos de vias profissionalizantes, onde precisa de realizar os exames regionais das instituições de ensino superior.

Tem de ter em atenção que no concurso especial só pode concorrer a cursos superiores da mesma área do curso profissional, e não existe em todas as instituições de ensino superior.

• Like
Reactions: Larissa M
Solução

Larissa M

Membro
Matrícula
30 Novembro 2017
Olá @Larissa M

Tem de ter em atenção que no concurso especial só pode concorrer a cursos superiores da mesma área do curso profissional, e não existe em todas as instituições de ensino superior.
Obrigada pela resposta, Davis. Outras dúvidas:
A minha amiga está a terminar o curso em auxiliar de saúde, ela poderia entrar no curso de Cardiopneumologia em Coimbra?
Como podemos saber quando começam as candidaturas específicas da faculdade que referiu no ponto 2)?
A junho de 2022 ela faz 23 anos. Neste caso, ela poderia tentar entrar na faculdade através do regime maiores de 23 anos? Se a resposta for sim, quando começa a inscrição a esse regime?

Ela pode tentar entrar pelo regime dos maiores de 23, provas específicas de faculdade para faculdade e concurso nacional, com os exames nacionais ao mesmo tempo?

Grata

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A minha amiga está a terminar o curso em auxiliar de saúde, ela poderia entrar no curso de Cardiopneumologia em Coimbra?
Através do concurso nacional, sim.
Como podemos saber quando começam as candidaturas específicas da faculdade que referiu no ponto 2)?
As informações só costuma sair mais perto das candidaturas, provavelmente só se saberá lá para junho do próximo ano.
A junho de 2022 ela faz 23 anos. Neste caso, ela poderia tentar entrar na faculdade através do regime maiores de 23 anos? Se a resposta for sim, quando começa a inscrição a esse regime?
Só poderia concorrer em 2023 por esse concurso especial.

• Like
Reactions: Larissa M