Curso superior - indecisão

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Boa tarde.
Sou uma aluna de Línguas e Humanidades, e tive MACS como disciplina bienal. A minha média até ao momento (se a estiver a fazer corretamente) é 16,83.
Estou numa indecisão em relação ao ensino superior...
Em cima da mesa tenho:
Relações Internacionais (U.Minho) / Administração Pública (U.Minho) / Assessoria e tradução (ISCAP) / Administração Público-Privada (FDUC) / Educação Básica (Porto ou Minho)
Tudo é muito incerto hoje em dia, mas o meu objetivo é ir para um curso que goste e que me dê um bom emprego no futuro.
Que curso acham que mais me poderá fornecer isso?
Obrigada desde já!

Última edição:

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
Ciência Política (PP)
Instituição
ISCTE-IUL
Boa noite Margarida!
Vou te ser muito honesto, acho que no geral essas tuas opções têm saídas profissionais viáveis... numa opinião genérica, apenas diria que Educação Básica é uma área que actualmente tem sido alvo de polémica, mas isso não implica que seja um curso sem saída (eu diria que é uma área saturada, mas não é algo que te garanta com certeza). Se gostas de ensinar e lidar com crianças, porque não?
Relações Internacionais é um curso excelente, e talvez dos mais ambicionados. Dispõe da versatilidade de se poder trabalhar em cargos empresariais ou diplomáticos/políticos. Administração Publica/Privada e Assesoria são cursos bons e mais específicos para cargos públicos e gestão de instituições.

Ah, e também há outro factor... RI e AT são cursos em que necessitas dominar competências linguisticas.. se isso é um ponto forte teu, acho que vais te dar bem em qualquer um dos cursos.

Última edição:

biadsilva9

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2020
Boa noite Margarida!
Vou te ser muito honesto, acho que no geral essas tuas opções têm saídas profissionais viáveis... numa opinião genérica, apenas diria que Educação Básica é uma área que actualmente tem sido alvo de polémica, mas isso não implica que seja um curso sem saída (eu diria que é uma área saturada, mas não é algo que te garanta com certeza). Se gostas de ensinar e lidar com crianças, porque não?
Relações Internacionais é um curso excelente, e talvez dos mais ambicionados. Dispõe da versatilidade de se poder trabalhar em cargos empresariais ou diplomáticos/políticos. Administração Publica/Privada e Assesoria são cursos bons e mais específicos para cargos públicos e gestão de instituições.

Ah, e também há outro factor... RI e AT são cursos em que necessitas dominar competências linguisticas.. se isso é um ponto forte teu, acho que vais te dar bem em qualquer um dos cursos.
Não diria bem um curso saturado, até porque cada vez há menos professores de ensino básico (1º e 2º ciclo) devido ao enorme envelhecimento dos mesmos e o consequente aumento dos reformados. O curso que pretendo tirar é exactamente este e pensei muito bem nisso, até porque pensava como tu, até falar com alguns professores desses anos e eles me falarem do estado em que estamos, até me deram vários exemplos de que quando algum professor mete baixa não há nenhum para substituir, por simplesmente não haver os suficientes.
Boa tarde.
Sou uma aluna de Línguas e Humanidades, e tive MACS como disciplina bienal. A minha média até ao momento (se a estiver a fazer corretamente) é 16,83.
Estou numa indecisão em relação ao ensino superior...
Em cima da mesa tenho:
Relações Internacionais (U.Minho) / Administração Pública (U.Minho) / Assessoria e tradução (ISCAP) / Administração Público-Privada (FDUC) / Educação Básica (Porto ou Minho)
Tudo é muito incerto hoje em dia, mas o meu objetivo é ir para um curso que goste e que me dê um bom emprego no futuro.
Que curso acham que mais me poderá fornecer isso?
Obrigada desde já!
Quanto às tuas variadíssimas opções, acho que tens uma média muito boa para te saíres bem em qualquer um. Experimenta ver quais são as cadeiras que cada cada uma delas tem e em que consistem, para tentares perceber se há alguma que te chama mais à atenção.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Z Ingresso no Ensino Superior através do curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 1
Yolibel Acesso ao Ensino Superior através de Curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 9
X Acesso ao ensino superior via curso profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Média de curso profissional (tecnológico de planos próprios) para acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
I Curso tecnico superior profissional informatica Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Estou no ensino superior no 1º ano mas queria mudar de curso, mas não tenho media posso fazer ensino recorrente? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Carla Balão Santos Curso profissional e exame acesso ensino superior Ensino Secundário 2
Filipejr7 Acesso ao ensino superior vindo de um curso EFA Concursos e Regimes Especiais 3
A Como se calcula valor final para ingresso curso superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Concorrer a um novo curso superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
namondor Universidade de Aveiro | Titular Curso Superior Concursos e Regimes Especiais 3
K Após uma licenciatura ir para outro curso superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Mudança de Curso Superior pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 12
V Curso profissional-acesso ao ensino superior 2021 Concursos e Regimes Especiais 3
I De curso profissional para ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
DuarteN Quais as opções para ingressar no ensino superior para quem termina um curso profissional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Curso superior ou não? Ensino Superior - Geral 3
S Ajuda na escola de curso superior Ensino Superior - Geral 3
A Curso EFA e candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Curso Profissional - Acesso ao Ensino Superior 2021 Concurso Nacional e Locais - Público 7
ruben ressurreição Como entrar pro ensino superior com curso profissional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
G Mudança de curso (UMinho) & Concurso nacional ensino superior (DGES) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11
beatrizmarques98 Mudança par instituição/curso e Candidatura ao ensino superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
C Curso EFA, ficha ENES e candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
M Dúvida Escolha de Curso Superior Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 42
Gabriela Borges Ajuda na escolha do curso superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
E Escolha do curso superior Ensino Superior - Geral 4
G Entrada num curso superior numa área diferente do curso secundário Ensino Superior - Geral 2
M Querendo concretizar sem me repetir:realisticamente-ensino superior contribui para empregabilidade e realizacao profissionalizante num curso apos lice Arquivo 0
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Confusa... Curso (ensino superior) Ensino Superior - Geral 10
C Exames para conclusão de curso superior Ensino Superior - Geral 1
N Qual curso escolher no ensino superior? Ensino Superior - Geral 3
J Tenho um curso superior mas agora pretendo ingressar em medicina Concurso Nacional e Locais - Público 5
voidlessmind Estudantes do ensino superior, porque escolheram o curso em que estão? Ensino Superior - Geral 5
V Curso profissional de Turismo - rumo ao ensino superior de Medicina Veterinária Ensino Secundário 2
Jishin Concorrer ao ensino superior com Curso de aprendizagem de nivel 4 Concursos e Regimes Especiais 3
J Melhor curso superior relação emprego/remuneração/progressão na carreira Ensino Superior - Geral 5
S Ajuda a escolher um curso superior Ensino Superior - Geral 0
G Entrada na faculdade apos curso no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
D Candidatura ao Ensino Superior com o Curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 79
4 Posso entrar num curso superior em que seja só necessário Biologia com o exame desta? Ensino Secundário 1
M Entrada na universidade após frequentar um curso superior (inacabado) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
P Posso aceder Curso Superior? - Falta matemática 11º/12º Concurso Nacional e Locais - Público 3
E Engenharia Aeroespacial concurso para titulares de curso superior Tecnologias 7
J Curso superior de Economia e correntes políticas das instituições Ciências Económicas e Empresariais 6
Madalena Mendes Almeida De Ciências e Tecnologias para um curso superior de Humanidades Ensino Superior - Geral 11
Ana D De um Curso Profissional para o Ensino Superior Ensino Superior - Geral 32
Davidflip Importância da média do curso superior Ensino Superior - Geral 34
davis Quais as 10 perguntas que gostarias de ver respondidas sobre um curso superior? Ensino Superior - Geral 46