Cursos biologia e química

kikasantoss

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2023
Estou indecisa acerca da escolha do curso superior. Gosto muito de Biologia e de Química, mas queria evitar Física e não me vejo em Medicina. Já pensei em Bioquímica e Ciências Farmacêuticas, mas não sei ao certo qual abre mais portas… Já me disseram para ir para Química e depois fazer mestrado em Bioquímica e já me falaram de Engenharia Biológica e também de Engenharia Química, mas tenho medo da quantidade de Física que estas engenharias podem ter.
Gostava de fazer investigação no futuro e ir para o estrangeiro também está nos meus planos. Se alguém me puder ajudar, agradeço!

Estou indecisa acerca da escolha do curso superior. Gosto muito de Biologia e de Química, mas queria evitar Física e não me vejo em Medicina. Já pensei em Bioquímica e Ciências Farmacêuticas, mas não sei ao certo qual abre mais portas… Já me disseram para ir para Química e depois fazer mestrado em Bioquímica e já me falaram de Engenharia Biológica e também de Engenharia Química, mas tenho medo da quantidade de Física que estas engenharias podem ter.
Gostava de fazer investigação no futuro e ir para o estrangeiro também está nos meus planos. Se alguém me puder ajudar, agradeço!
Tens de ver se preferes biologia ou química, e qual é o tipo de curso que queres.
Ciências Farmacêuticas serve para tudo, tanto podes trabalhar numa farmácia, como num hospital, laboratório de análises, indústria, ensaios clínicos, investigação, análises alimentares e de águas, no infarmed, etc. O curso tem muitas cadeiras de química (mas foca-se mais na química necessária para os medicamentos, química orgânica) e tem muitas cadeiras de biologia e bioquímica. Mas é um curso mais orientado para a parte clínica do que teórico. Provavelmente é o curso que tem mais aulas de laboratório, e é o curso em que aprendes sobre mais áreas (mas talvez de uma forma menos profunda)
Bioquímica acaba por ser um curso parecido, mas com menos ênfase na parte clínica e mais teórico (enquanto que em Ciências Farmacêuticas aprendes as doenças causadas por problemas no ciclo de krebs, em Bioquímica aprendes o ciclo de krebs passo a passo). Tem a vantagem de te permitir fazer mestrado noutra área, e a desvantagem de te abrir menos portas. É um curso mais orientado para a investigação do que Ciências Farmacêuticas. Quanto às engenharias e química, não te safas da física, mas física nem é assim tão mau

• Like
Reactions: kikasantoss