Cursos do Instituto Politécnico do Porto - Saúde

   

Catarina T.

Membro
Matrícula
9 Agosto 2022
Mensagens
29
Alô!
Acabei agora o primeiro ano de Biologia em Aveiro e percebi que não era isto que eu queria seguir. Refiz os exames nacionais e aumentei a minha candidatura de acesso à universidade. Estou bastante indecisa e não consigo escolher um curso que queira mais do que o outro.
As minhas opções são:
  • Ortóptica
  • Imagem Médica e Radioterapia
  • Fisiologia Clinica
  • Ciências Biomédicas Laboratoriais
Eu gostava de saber mais a nível de empregabilidade, tanto em Portugal quanto fora. Acham que qualquer um deles é uma boa opção?
A nível salarial eu acredito que sejam mais ou menos iguais, right?
Se quiserem me contar um bocadinho sobre os cursos eu ficaria bem feliz hehe :)
Se alguém que se vá candidatar ao curso, ou que esteja no curso quiser falar comigo respondam e eu mando o meu insta ou algo do gênero!!!


De qualquer forma, boa sorte a todos que se forem candidatar este ano!
 
Sou de Imagem Médica e Radioterapia em Aveiro, se tiveres alguma dúvida, coloca :)
 
Sou de Imagem Médica e Radioterapia em Aveiro, se tiveres alguma dúvida, coloca :)
hello! Não sei em que ano estás mas tens gostado do curso? Pelo que eu vi achei o curso bastante interessante e deixou-me ainda mais indecisa. A nível de empregabilidade, achas que é favorável? Sei que temos de criar as nossas próprias oportunidades, mas conseguimos sempre saber a nível geral. Achas que tem boas saídas para fora?? Em Aveiro a componente prática é forte? Vocês têm algum tipo de estágio observacional no primeiro ano?
 
hello! Não sei em que ano estás mas tens gostado do curso? Pelo que eu vi achei o curso bastante interessante e deixou-me ainda mais indecisa. A nível de empregabilidade, achas que é favorável? Sei que temos de criar as nossas próprias oportunidades, mas conseguimos sempre saber a nível geral. Achas que tem boas saídas para fora?? Em Aveiro a componente prática é forte? Vocês têm algum tipo de estágio observacional no primeiro ano?
Vou agora para o 3°ano do curso. O curso é relativamente recente mas ele junta três antigos cursos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. O que significa que podes sempre seguir uma destas áreas, cada uma com as suas valências que podem se adaptar mais a ti do que outras
A empregabilidade parece-me favorável mas é muito mais favorável lá fora, sendo até que em Inglaterra existem maior número de especializações dentro de cada uma das três áreas
A componente prática em Aveiro foi o que me moveu para a ESSUA e no 2°semestre do primeiro ano, já tens aulas em contexto hospitalar em doentes e em simulação para as várias modalidades de imagem. No primeiro semestre é mais visitar os serviços e conhecer como funcionam
 
Vou agora para o 3°ano do curso. O curso é relativamente recente mas ele juntas três antigos cursos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. O que significa que podes sempre seguir uma destas áreas, cada uma com as suas valências que podem se adaptar mais a ti do que outras
A empregabilidade parece-me favorável mas é muito mais favorável lá fora, sendo até que em Inglaterra existem maior número de especializações dentro de cada uma das três áreas
A componente prática em Aveiro foi o que me moveu para a ESSUA e no 2°semestre do primeiro ano, já tens aulas em contexto hospitalar em doentes e em simulação para as várias modalidades de imagem. No primeiro semestre é mais visitar os serviços e conhecer como funcionam
Não tinha pensado colocar Aveiro como opção mas agora talvez ponha :).... Eu soube que muitas vezes os alunos de IMR são chamados para Inglaterra, achas que isso é algo que acontece em Aveiro? Ou sabes se existe algum tipo de apoio por parte da universidade para integrar os alunos no mercado de trabalho fora?
 
Não tinha pensado colocar Aveiro como opção mas agora talvez ponha :).... Eu soube que muitas vezes os alunos de IMR são chamados para Inglaterra, achas que isso é algo que acontece em Aveiro? Ou sabes se existe algum tipo de apoio por parte da universidade para integrar os alunos no mercado de trabalho fora?
Se calhar, como já és da UA mas eras de biologia, não sei podes fazer a mudança de curso na mesma instituição e ao mesmo tempo tentar o concurso nacional. Isso não tenho certeza. Nós somos muito chamados para o estrangeiro porque a formação em IMR em Portugal é muito superior comparativamente ao resto dos países. Tivemos aulas de anatomia imagiológica com uma professora que se encontra lá a trabalhar e que nos disse que nos ajudaria se tivessemos interesse em emigrar, para além disso, tivemos uma formação com outros estudantes da UA que foram para lá, com técnicos portugueses em Inglaterra e como funciona a emigração e mercado de trabalho

Espero ter sido útil :)
 
Se calhar, como já és da UA mas eras de biologia, não sei podes fazer a mudança de curso na mesma instituição e ao mesmo tempo tentar o concurso nacional. Isso não tenho certeza. Nós somos muito chamados para o estrangeiro porque a formação em IMR em Portugal é muito superior comparativamente ao resto dos países. Tivemos aulas de anatomia imagiológica com uma professora que se encontra lá a trabalhar e que nos disse que nos ajudaria se tivessemos interesse em emigrar, para além disso, tivemos uma formação com outros estudantes da UA que foram para lá, com técnicos portugueses em Inglaterra e como funciona a emigração e mercado de trabalho

Espero ter sido útil :)

Ajudaste :)) Obrigada e boa sorte com o resto do curso !!!
 
Alô!
Acabei agora o primeiro ano de Biologia em Aveiro e percebi que não era isto que eu queria seguir. Refiz os exames nacionais e aumentei a minha candidatura de acesso à universidade. Estou bastante indecisa e não consigo escolher um curso que queira mais do que o outro.
As minhas opções são:
  • Ortóptica
  • Imagem Médica e Radioterapia
  • Fisiologia Clinica
  • Ciências Biomédicas Laboratoriais
Eu gostava de saber mais a nível de empregabilidade, tanto em Portugal quanto fora. Acham que qualquer um deles é uma boa opção?
A nível salarial eu acredito que sejam mais ou menos iguais, right?
Se quiserem me contar um bocadinho sobre os cursos eu ficaria bem feliz hehe :)
Se alguém que se vá candidatar ao curso, ou que esteja no curso quiser falar comigo respondam e eu mando o meu insta ou algo do gênero!!!


De qualquer forma, boa sorte a todos que se forem candidatar este ano!
Olá ! Eu estou no 3 ano de FC no Porto. Tenho impressão que já falei contigo, mas se tiveres alguma dúvida é só mandares mensagem.
 
Olá ! Eu estou no 3 ano de FC no Porto. Tenho impressão que já falei contigo, mas se tiveres alguma dúvida é só mandares mensagem.
Alô! Também tenho essa impressão 😅 como podes ver continuo um bocado indecisa hehe.
Tens alguma ideia se, como em outros cursos, países como Inglaterra vem buscar alunos do curso para trabalhar?
Eu vi que já tinham estágios observacionais desde o primeiro ano, é verdade?
 
Alô! Também tenho essa impressão 😅 como podes ver continuo um bocado indecisa hehe.
Tens alguma ideia se, como em outros cursos, países como Inglaterra vem buscar alunos do curso para trabalhar?
Eu vi que já tinham estágios observacionais desde o primeiro ano, é verdade?
É normal! Também já passei por essa situação.
Sim, também tem muita saída fora de Portugal, logo no primeiro ano tens contacto com essa realidade numa cadeira chamada “introdução a fisiologia clínica”.
Quanto a estágios observacionais no 1 ano, como entrei na altura do covid não fizemos nada, só tínhamos aulas online. Mas os atuais alunos do 1 ano, fizeram imensas vistas ao hospital e laboratórios. Eu vou agora começar o meu estágio!
Outra coisa, logo no 1 ano vais ter aulas práticas relacionadas com o curso ! :)
 
Pelo que eu estive a ver, só existe um lugar em que se pode fazer erasmus para FC é verdade?🥲🥲🥲
 

Attachments

  • 5D0C7451-58AA-4003-8154-214C8C428687.png
    5D0C7451-58AA-4003-8154-214C8C428687.png
    1,005.8 KB · Visitas: 5
É normal! Também já passei por essa situação.
Sim, também tem muita saída fora de Portugal, logo no primeiro ano tens contacto com essa realidade numa cadeira chamada “introdução a fisiologia clínica”.
Quanto a estágios observacionais no 1 ano, como entrei na altura do covid não fizemos nada, só tínhamos aulas online. Mas os atuais alunos do 1 ano, fizeram imensas vistas ao hospital e laboratórios. Eu vou agora começar o meu estágio!
Outra coisa, logo no 1 ano vais ter aulas práticas relacionadas com o curso ! :)
Isso é bue fixe, ouvi dizer que vcs assistem autópsias e assim!! Boa sorte para o estágio hehe.
Eu já tive a fazer tanta coisa relacionada a cursos que acabo ficando perdida!!
Podias me dizer mais ou menos o que viria a ser o dia-a-dia de um fisiologista clínico?
Post automatically merged:

Obrigada e boa sorte para todo este processo de candidatura :) não hesitarei em ajudar
Hello again 🫠 desculpa estar a chatear mas sabes alguma coisa a nível de horários de trabalho? São as normais 40h semanais ? Pergunto isto pq no Brasil o trabalho é considerado de risco devido à exposição às radiações e os profissionais só trabalham 24h semanais e a cada 6 meses têm direito a tirar 20 dias de férias. Estive a procurar mas não encontro nada relacionado a isso aqui em Portugal. Então gostava de saber como é a situação aqui 😅😅
 
Última edição:
Isso é bue fixe, ouvi dizer que vcs assistem autópsias e assim!! Boa sorte para o estágio hehe.
Eu já tive a fazer tanta coisa relacionada a cursos que acabo ficando perdida!!
Podias me dizer mais ou menos o que viria a ser o dia-a-dia de um fisiologista clínico?
Post automatically merged:


Hello again 🫠 desculpa estar a chatear mas sabes alguma coisa a nível de horários de trabalho? São as normais 40h semanais ? Pergunto isto pq no Brasil o trabalho é considerado de risco devido à exposição às radiações e os profissionais só trabalham 24h semanais e a cada 6 meses têm direito a tirar 20 dias de férias. Estive a procurar mas não encontro nada relacionado a isso aqui em Portugal. Então gostava de saber como é a situação aqui 😅😅
Hallo, estás à vontade :)
Daquilo que sei de alguns professores que nos dão aulas no hospital, eles trabalham turnos de das 8 às 8, seja turno diurno ou noturno e tem sempre um dia de folga, se não me engano. Claro que os horários de trabalho variam com cada instituição de saúde mas acho que deva ser por essa lógica. Os limites de dose aplicados legalmente em Portugal aos trabalhadores expostas são muito baixos e restritos controlados por dosímetro. Se estes limites forem excedidos por qualquer que seja o motivo, o profissional não trabalha ou então faz outro trabalho que não envolva exposição à radiação