Cursos EFA - Data de Prova Ingresso e Acesso

Olá @Nana97
Boa noite, gostaria de saber se para um aluno que terminaria um curso EFA tipo C com 20 anos como seria calculada a sua média e se com essa idade poderia concorrer ao ensino superior sem qualquer restrição de idade ou seriação
A tua nota de candidatura seria composta apenas pelas notas dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso e não há qualquer restrição de idade no acesso ao ensino superior.

Boa tarde,

estou a terminar curso EFA tipo A, gostava de saber que provas de ingresso terei que fazer para entrar na universidade. Tenho mais de 23 anos. Apenas terei que fazer as provas de ingressos normais que cada universidade propõem para o curso em causa?
Obrigado.

Olá @alves1980
estou a terminar curso EFA tipo A, gostava de saber que provas de ingresso terei que fazer para entrar na universidade. Tenho mais de 23 anos. Apenas terei que fazer as provas de ingressos normais que cada universidade propõem para o curso em causa?
Sim, apenas tens de fazer os exames pedidos como prova de ingresso.

Estes cursos, juntamente com os RVCC, não faziam parte das Novas Oportunidades? Quem tem um EFA pode-se candidatar a literalmente qualquer curso do ensino superior?

Olá @Tiago89
Estes cursos, juntamente com os RVCC, não faziam parte das Novas Oportunidades? Quem tem um EFA pode-se candidatar a literalmente qualquer curso do ensino superior?
Pode concorrer a qualquer curso do ensino superior, sim. Como o curso não tem nota final, a nota de candidatura é a nota dos exames pedidos como prova de ingresso.

boa tarde! gostaria de obter umas informaçoes sobre o acesso ao ensino superior no curso EFA. Neste momento estou a realizar um curso EFA, porem so irei conseguir acaba lo para o ano, pois comecei agora a meio do ano letivo, a minha duvida era se posso ja realizar o exame como prova de ingresso que preciso para o ensino superior este ano como auto proposto? ou so posso realizar para o ano? apesar de ja saber que se for me inscrever para o ensino superior seria apenas para o ano.
E a outra questão era se for realizar o exame qual são as opcoes que prencho no formulario nunca sei , seria prova de ingresso ou prosseguimento de estudos ou aprovaçao do secundario?
cumprimentos Arthur

Olá @Arthur Barbieri
gostaria de obter umas informaçoes sobre o acesso ao ensino superior no curso EFA. Neste momento estou a realizar um curso EFA, porem so irei conseguir acaba lo para o ano, pois comecei agora a meio do ano letivo, a minha duvida era se posso ja realizar o exame como prova de ingresso que preciso para o ensino superior este ano como auto proposto? ou so posso realizar para o ano? apesar de ja saber que se for me inscrever para o ensino superior seria apenas para o ano.
Podes realizar já, apenas tens de ter em conta que a validade do exame como prova de ingresso é de 2 anos.
E a outra questão era se for realizar o exame qual são as opcoes que prencho no formulario nunca sei , seria prova de ingresso ou prosseguimento de estudos ou aprovaçao do secundario?
  • Interno: não
  • Aprovação do secundário: não
  • Melhoria: não
  • Prosseguimento de estudos: não preenche
  • Prova de ingresso: sim.

• Like
Reactions: Arthur Barbieri
Olá @Arthur Barbieri

Podes realizar já, apenas tens de ter em conta que a validade do exame como prova de ingresso é de 2 anos.

• Interno: não
  • Aprovação do secundário: não
  • Melhoria: não
  • Prosseguimento de estudos: não preenche
  • Prova de ingresso: sim.
okok obrigada! ja agora tenho tambem outra duvida, em relação as senhas que tenho que pedir para as universidades, no meu caso como nao vou concorrer este ano nao peço e peço so para o ano quando concorrer a faculdade? e para o q essas senhas servem ?

okok obrigada! ja agora tenho tambem outra duvida, em relação as senhas que tenho que pedir para as universidades, no meu caso como nao vou concorrer este ano nao peço e peço so para o ano quando concorrer a faculdade? e para o q essas senhas servem ?
Exacto, podes só no ano que quiseres concorrer. Essa senha dá-te acesso a uma plataforma online onde fazes a tua candidatura.

ola, eu antes de me inscrever no curso efa por causa de uma disciplina, frequentava o ensino secundario normal, e tinha feito os meus exames nessa altura, a minha duvida é se ao me ter inscrito num curso efa se nao poderei utilizar os exames anterios como prova de ingresso.

Olá @RitaGoncalves4
ola, eu antes de me inscrever no curso efa por causa de uma disciplina, frequentava o ensino secundario normal, e tinha feito os meus exames nessa altura, a minha duvida é se ao me ter inscrito num curso efa se nao poderei utilizar os exames anterios como prova de ingresso.
Podes usar se ainda estão válidos.

Para o preenchimento do pedido da ficha enes tem se que colocar uma média ( foi isto que me disseram na escola secundaria) como vou preencher essa média se não vou ter uma
Penso que seja automaticamente 10 valores, mas não tenho bem a certeza por isso é melhor o @davis confirmar.

Para o preenchimento do pedido da ficha enes tem se que colocar uma média ( foi isto que me disseram na escola secundaria) como vou preencher essa média se não vou ter uma
Penso que seja automaticamente 10 valores, mas não tenho bem a certeza por isso é melhor o @davis confirmar.
Vou esperar então que ele responda, obrigada
A ficha ENES é preenchida automaticamente. A tua média de candidatura será composta unicamente pela nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso.

• Like
Reactions: Óscar Ye Jin
Antes de mais, obrigada pela resposta. Podes só dizer-me em que tipo de curso me inscrevo e quanto tempo demora? É que dos que eu vi numa legislação, não há nenhum em que as condiçoes minimas de acesso sejam o 12 ano :s
Nenhum curso EFA vai ter essas condições mínimas, já que o principal target é quem quer obter esse nível de formação. A duração depende do curso em causa.

Nenhum curso EFA vai ter essas condições mínimas, já que o principal target é quem quer obter esse nível de formação. A duração depende do curso em causa.

Olá, muito obrigada pela resposta. Então, isso significa que posso entrar em qualquer um?

Mais uma pergunta (peço desculpa por estar a incomodar), mas estive a fazer uma enorme pesquisa e fiquei completamente sem perceber se ao inscrever-me num curso EFA, e tendo já o 12º concluido e tendo em visto o ingresso no ensino superior, não consegui entender se perco a minha média actual ou se a certificação é só profissional, não fazendo nada à média. Eu gostava imenso de entender isto, pq, como a minha média é baixa, dáva-me jeito ficar sem ela e usar só um exame nacional para fazer a média. Será possível explicar-me isto? Muito obrigada :)