Cursos Profissionais - Acesso ao Ensino Superior

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Posso usar a nota do exame do ano passado (2ª fase) + o exame prova de ingresso deste ano (1º fase) e candidatar-me à 1ª fase? Ou tenho que aguardar até à 2ª fase para o utilizar?
Como prova de ingresso só podes usar na 1ª fase de candidaturas exames das primeiras fases de exames. Para a CFCEPE podes fazer essa combinação.

Matrícula
7 Julho 2017
Olá.

Na data de inscrição para os exames, eu escolhi o exame de Matemática A e de Português 639 como os dois exames que iria usar para prosseguimento de estudos/acesso ao ensino superior.

Apenas preenchi na secção 4 do boletim de inscrição o exame de Matemática A como prova de ingresso. Será tarde demais para escolher o exame de Português também como prova de ingresso?
Desde já, peço desculpa se é uma pergunta disparatada.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.

Na data de inscrição para os exames, eu escolhi o exame de Matemática A e de Português 639 como os dois exames que iria usar para prosseguimento de estudos/acesso ao ensino superior.

Apenas preenchi na secção 4 do boletim de inscrição o exame de Matemática A como prova de ingresso. Será tarde demais para escolher o exame de Português também como prova de ingresso?
Desde já, peço desculpa se é uma pergunta disparatada.
Aquele campo é meramente estatístico, não te preocupes poderás usar como prova de ingresso.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
  • Like
Reactions: PauloAlexandre
Matrícula
2 Abril 2019
Olá gente, é assim estou muito confusa com a minha média porque no certificado do curso profissional diz que para prosseguir estudos superiores a minha média do curso é de 157 valores. Mas quando faço a média no simulador da Uniarea a minha média do curso não dá os 157 mas sim muito mais baixinho. O curso que quero seguir tem peso de 65% na nota do curso e 35% das provas de ingresso. Eu só vou fazer a de português e coloquei no simulador 130 valores para mas fica muito baixa a média à mesma. A outra prova que vou fazer é de Inglês mas não conta como prova de ingresso porque o curso não pede exame de inglês. Mas se tirar negativa a inglês ou um 10 baixa a média? Pf expliquem, já vi fórmulas e não percebo como é que a minha média de curso 157 fica muito mais baixa quando faço no simulador 😱

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá gente, é assim estou muito confusa com a minha média porque no certificado do curso profissional diz que para prosseguir estudos superiores a minha média do curso é de 157 valores. Mas quando faço a média no simulador da Uniarea a minha média do curso não dá os 157 mas sim muito mais baixinho. O curso que quero seguir tem peso de 65% na nota do curso e 35% das provas de ingresso. Eu só vou fazer a de português e coloquei no simulador 130 valores para mas fica muito baixa a média à mesma. A outra prova que vou fazer é de Inglês mas não conta como prova de ingresso porque o curso não pede exame de inglês. Mas se tirar negativa a inglês ou um 10 baixa a média? Pf expliquem, já vi fórmulas e não percebo como é que a minha média de curso 157 fica muito mais baixa quando faço no simulador 😱
O teu certificado do curso não tem os 30% do peso dos exames em consideração, na tua nota de prosseguimento de estudos, possivelmente. Se estás a fazer os dois exames obrigatorios este ano, de certeza que não tem.

Matrícula
2 Abril 2019
O teu certificado do curso não tem os 30% do peso dos exames em consideração, na tua nota de prosseguimento de estudos, possivelmente. Se estás a fazer os dois exames obrigatorios este ano, de certeza que não tem.
Disseram me que se fazia assim a conta para se chegar à média do acesso à Universidade: 157(nota do curso já com a pap e estágio) × 0.65 = 102.05; se por exemplo tirar 10 valores no exame de português - 100 × 0.35 = 35 depois calcular 102.05 + 35 que dá 137.5 de média, mas no simulador na Uniarea dá mais baixo :/

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Disseram me que se fazia assim a conta para se chegar à média do acesso à Universidade: 157(nota do curso já com a pap e estágio) × 0.65 = 102.05; se por exemplo tirar 10 valores no exame de português - 100 × 0.35 = 35 depois calcular 102.05 + 35 que dá 137.5 de média, mas no simulador na Uniarea dá mais baixo :/
A média do curso é 70%.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
No curso que quero é 65% média do curso e 35% exame de ingresso
Não é isso, a tua média do secundário é 70% a tua média do curso e 30% os dois exames. Depois, com esse valor, é que fazes essas contas.

Joana Barata

Membro
Matrícula
11 Julho 2017
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
Universidade De Évora
Olá!
Isso acontece porque a tua média do curso (15,7) vale 70% da média de secundário para concorrerea ao ensino superior, e os teus exames valem 30%. Repara que a tua média do secundário com que vais concorrer é :
Média do Secundário = 70%media do curso + 30%média exames nacionais

Agora quando vais concorrer para a universidade em causa a Média do Secundário (curso +exames) vale 65% e o teu exame de ingresso vale 35% (ou seja o exame vai te contar 2 vezes na média)

E sim está fórmula, se não tiveres a média de exames próxima à média do teu curso desce imenso a média infelizmente :/

Espero ter ajudado, sei bem como isto é confuso 😅

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Sim. Pois o exame tem uma validade de 2 anos.Mas informa-te melhor.

• Like
Reactions: AnônimaR

Sara Pacheco2

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
Sou aluna de um curso profissional acabei o secundário com média de 18.
Estou um pouco perdida em relação se me posso candidatar à universidade visto que fiz dois exames : português ( que é a minha prova de ingresso) que tirei 10 valores e história de artes que tirei 7 valores.
Posso me candidatar na mesma na primeira fase ? Estou um pouco confusa.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Sara Pacheco2
Sou aluna de um curso profissional acabei o secundário com média de 18.
Estou um pouco perdida em relação se me posso candidatar à universidade visto que fiz dois exames : português ( que é a minha prova de ingresso) que tirei 10 valores e história de artes que tirei 7 valores.
Posso me candidatar na mesma na primeira fase ? Estou um pouco confusa.
Estou na mesma situação que a tua 😅 perguntou-me o mesmo..
Sim, podes, usando português como prova de ingresso.

Daniel F.Soares

Membro Veterano
Matrícula
25 Maio 2018
Curso
História
Instituição
FLUP
Olá a todos,
Venho-vos pedir, em nome de uma amiga minha, ajuda. Conheço-a desde o 7°ano, e, no 10°ano, ambos fomos para Humanidades, com Geografia A e Macs. Ela sempre quis ser psicológa, mas viu que Humanidades não era para ela, e, foi para o curso profissional de Multimédia. Com isso, ela desistiu, em parte, de Psicologia, e optou por Cinema. No entanto, ela arrependeu-se e está disposta, como externa, a fazer os exames necessários (no caso, de Macs), sendo que a auxiliarei nessa tarefa. De acordo com o tópico, agora sim, pergunto-vos se, efetivamente, ela tem de fazer algum exame, como funciona o concurso, a média final de acesso à faculdade, entre outros. Agradeço desde já

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Daniel F.Soares
Olá a todos,
Venho-vos pedir, em nome de uma amiga minha, ajuda. Conheço-a desde o 7°ano, e, no 10°ano, ambos fomos para Humanidades, com Geografia A e Macs. Ela sempre quis ser psicológa, mas viu que Humanidades não era para ela, e, foi para o curso profissional de Multimédia. Com isso, ela desistiu, em parte, de Psicologia, e optou por Cinema. No entanto, ela arrependeu-se e está disposta, como externa, a fazer os exames necessários (no caso, de Macs), sendo que a auxiliarei nessa tarefa. De acordo com o tópico, agora sim, pergunto-vos se, efetivamente, ela tem de fazer algum exame, como funciona o concurso, a média final de acesso à faculdade, entre outros. Agradeço desde já
As regras atualmente em vigor são as explicadas neste artigo:

Mas o governo lançou o ano passado a ideia de criar um concurso especial sem exames nacionais que acabou por ser adiado para este ano, pelo que convém que ela esteja atenta a possíveis mudanças.

• Like
Reactions: Daniel F.Soares