Cursos Profissionais - Acesso ao Ensino Superior

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Boa tarde, pelo que estive a ver, muito recentemente, saíram informações relativas ao acesso dos alunos desta via de ensino ao ensino superior.
Segundo um site:

O acesso ao ensino superior para os alunos desta via de ensino é voluntário, podendo realizar os exames se assim o desejarem. O mesmo se procede para as instituições, que caso aderissem poderiam, ou não, criar formas de acesso específicas.
O site é o único até agora que detalha a situação.

Agora caso não seja voluntária, esta forma de acesso, pode não ser justa para aqueles alunos que têm uma média de curso e de PAP baixa. Pelo que apenas por meio de exame, o aluno sempre pode subir. E o aluno pode correr o risco de não entrar, pois a nota do curso e a PAP são fixas.
Eu que vim do profissional, não pude melhorar a nota do curso, não é permitido, a nota que se tem nos módulos é a que fica.

Esta situação poderia ter sido evitada, se desde a criação do ensino profissional, que já vai do século passado, se tivessem inserido as disciplinas que são dadas no ensino regular.mas sempre com caráter opcional, pelo menos escolhiam 2 para estudarem( uma trienal e outra bienal). O que poderá acontecer daqui para a frente, é o ensino superior começar a parecer-se com o ensino secundário, pois daqui a nada qualquer aluno pode entrar na faculdade.

CatarinaBP12

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2020
Olá! Eu sou aluna do ensino profissional de Turismo e acabei o curso em 2017, após esta nova lei de termos um acesso especial para entrar no ensino superior, tenho a seguinte dúvida:
Posso me candidatar na mesma ao ensino superior tendo acabado o meu curso em 2017 ou só se pode candidatar quem seja finalista do curso profissional agora em 2020?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @CatarinaBP12
Posso me candidatar na mesma ao ensino superior tendo acabado o meu curso em 2017 ou só se pode candidatar quem seja finalista do curso profissional agora em 2020?
O diploma não limita o ano de conclusão do curso, pelo que sim, poderás concorrer.

Catarina476

Membro
Matrícula
19 Março 2018
Olá a todos.🙂

Como todos vocês, estudantes do secundário e do ensino profissionalizante devem saber, estamos em período de inscrições para concorrer para os exames nacionais.

Um dos assuntos relativos a um novo acesso para alunos vindos de cursos profissionais (o meu caso) tem vindo a ser debatido com alguma frequencia entre o governo.
Esta medida implicaria que estes mesmos alunos passassem a realizar provas de ingresso específicas de modo a atestar se possuimos, ou não, os conhecimentos devidos acerca da área a que nos propomos realizar exame de acesso.

Mediante isto, o Governo decidiu na passada 5ªfeira, então, aprovar esta lei para o suposto regime.
Gostaria de saber se é do conhecimento de alguém daqui do forúm se, será já neste ano que esta medida irá avançar ou não.
Muito obrigada.

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Olá a todos.🙂

Como todos vocês, estudantes do secundário e do ensino profissionalizante devem saber, estamos em período de inscrições para concorrer para os exames nacionais.

Um dos assuntos relativos a um novo acesso para alunos vindos de cursos profissionais (o meu caso) tem vindo a ser debatido com alguma frequencia entre o governo.
Esta medida implicaria que estes mesmos alunos passassem a realizar provas de ingresso específicas de modo a atestar se possuimos, ou não, os conhecimentos devidos acerca da área a que nos propomos realizar exame de acesso.

Mediante isto, o Governo decidiu na passada 5ªfeira, então, aprovar esta lei para o suposto regime.
Gostaria de saber se é do conhecimento de alguém daqui do forúm se, será já neste ano que esta medida irá avançar ou não.
Muito obrigada.

Olá, Catarina! Tudo indica que seja já para o próximo ano lectivo. No entanto, penso que as Universides/ Politécnicos têm o direito de decidir se abrem vagas para este concurso ou não, pelo que deves andar atenta e preparada para te inscreveres nos Exames Nacionais, uma vez que a lista de Universidades/ Politécnicos com vaga para este concurso ainda não foi divulgada e convém ter sempre um Plano B.
Em todo o caso, como vai sendo habitual, assim que houver mais novidades, o Uniarea irá informar sobre isso em todas as suas redes sociais e aqui no site. Vai andando atenta e boa sorte!

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Olá
É verdade que os alunos do profissional vão poder ingressar ao ensino superior sem fazer os exames nacionais?
Olá! Embora tenha sido anunciado, ainda não se sabe quais as Instituições de Ensino Superior que irão ter esta nova forma de acesso, pelo que é aconselhável os alunos do profissional inscreverem-se e prepararem-se para os Exames Nacionais, na mesma.
Tens mais informações aqui: És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso | Uniarea

• Like
Reactions: davis

Katlene

Membro
Matrícula
13 Julho 2019
Olá
Para entrar no curso de biologia marinha tenho que fazer o exame Física e química. Mas como venho do profissional tenho que fazer mais algum exame ou basta o de física e química ?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá
Para entrar no curso de biologia marinha tenho que fazer o exame Física e química. Mas como venho do profissional tenho que fazer mais algum exame ou basta o de física e química ?
O de Português, para fazeres um total de 2 exames. A exceção é se fores do programa de flexibilidade curricular, que só precisas de fazer o que necessitas.

Ucranianazinha

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2017
Boa noite, estou no ensino profissional, vou realizar o exame de biologia como prova de ingresso, como calculo minha média de secundário?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, estou no ensino profissional, vou realizar o exame de biologia como prova de ingresso, como calculo minha média de secundário?
É a tua média do curso profissional.

ritasansao

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2020
Acabei no passado ano letivo, o secundário, num curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e que este ano estou a estudar para fazer os exames de ingresso para se candidatar a Medicina Veterinária.

Gostaria de saber quais as universidades que vão abrir vagas para o regime especial de ingresso dos alunos do ensino profissional, como sabemos quais vão ter esse regime e quais são os exames.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Acabei no passado ano letivo, o secundário, num curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e que este ano estou a estudar para fazer os exames de ingresso para se candidatar a Medicina Veterinária.

Gostaria de saber quais as universidades que vão abrir vagas para o regime especial de ingresso dos alunos do ensino profissional, como sabemos quais vão ter esse regime e quais são os exames.
Ainda não se sabe quais ou quando abrem. E os exames para esse concurso são os da própria instituição.

eli.zaza

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2020
Boa noite. Acabei o secundário já há alguns anos na EASR e gostaria de ingressar este ano no ensino superior. Tendo em conta as mais recentes alterações fiquei um pouco confusa com a situação dos exames de ingresso, continuo a necessitar de fazer dois exames ou somente um? Obrigada.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite. Acabei o secundário já há alguns anos na EASR e gostaria de ingressar este ano no ensino superior. Tendo em conta as mais recentes alterações fiquei um pouco confusa com a situação dos exames de ingresso, continuo a necessitar de fazer dois exames ou somente um? Obrigada.
Só precisas de fazer as provas de ingresso pedido pelo curso.

Beatter2002

Membro Veterano
Matrícula
8 Fevereiro 2020
Curso
Profissional
Instituição
Braga
Olá, preciso da tua ajuda! dudagonc2002@gmail.com
Post automatically merged:

Olá!
Poderia ajudar-me?
dudagonc2002@gmail.com, obrigado

Raquel Claudino

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2020
Boa tarde! Tenho algumas questões relativamente ao acesso ao ensino superior para quem vem de um curso profissional. Estou bastante perdida então qualquer ajuda é necessária xD

Tenho 21 anos estou a acabar uma licenciatura e no secundário estive no ensino profissional. Quero ingressar numa licenciatura em engenharia eletrotécnica, possivelmente no ISEL.

Que exames tenho de realizar? Tenho que fazer o exame de português além do de Matemática A e de Física e química?

Como calculo a minha média? (experimentei o simulador mas penso que o resultado estava incorrecto porque a média de secundário foi 15 e no simulador mostrava 13.6)

O curso de engenharia eletrotécnica do ISEL é bom? O meu objectivo é depois ingressar no mestrado de engenharia de energias renováveis.

Agradeço qualquer ajuda!

Raquel Claudino

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2020
Boa tarde! Tenho algumas questões relativamente ao acesso ao ensino superior para quem vem de um curso profissional. Estou bastante perdida então qualquer ajuda é necessária xD

Tenho 21 anos estou a acabar uma licenciatura e no secundário estive no ensino profissional. Quero ingressar numa licenciatura em engenharia eletrotécnica, possivelmente no ISEL.

Que exames tenho de realizar? Tenho que fazer o exame de português além do de Matemática A e de Física e química?

Como calculo a minha média? (experimentei o simulador mas penso que o resultado estava incorrecto porque a média de secundário foi 15 e no simulador mostrava 13.6)

O curso de engenharia eletrotécnica do ISEL é bom? O meu objectivo é depois ingressar no mestrado de engenharia de energias renováveis.

Agradeço qualquer ajuda!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Agradeço qualquer ajuda!
Não conheço o curso. Espero que alguém te possa ajudar com essa informação.

Quanto ao resto, só precisas de fazer as provas de ingresso pedidas pelo curso e a tua média do secundário será a tua média final do curso profissional.