Boa tarde, pelo que estive a ver, muito recentemente, saíram informações relativas ao acesso dos alunos desta via de ensino ao ensino superior.
Segundo um site:
O acesso ao ensino superior para os alunos desta via de ensino é voluntário, podendo realizar os exames se assim o desejarem. O mesmo se procede para as instituições, que caso aderissem poderiam, ou não, criar formas de acesso específicas.
O site é o único até agora que detalha a situação.
Agora caso não seja voluntária, esta forma de acesso, pode não ser justa para aqueles alunos que têm uma média de curso e de PAP baixa. Pelo que apenas por meio de exame, o aluno sempre pode subir. E o aluno pode correr o risco de não entrar, pois a nota do curso e a PAP são fixas.
Eu que vim do profissional, não pude melhorar a nota do curso, não é permitido, a nota que se tem nos módulos é a que fica.
Esta situação poderia ter sido evitada, se desde a criação do ensino profissional, que já vai do século passado, se tivessem inserido as disciplinas que são dadas no ensino regular.mas sempre com caráter opcional, pelo menos escolhiam 2 para estudarem( uma trienal e outra bienal). O que poderá acontecer daqui para a frente, é o ensino superior começar a parecer-se com o ensino secundário, pois daqui a nada qualquer aluno pode entrar na faculdade.
Segundo um site:

Alunos do ensino profissional e artístico acedem ao ensino superior com condições especiais - ComUM
O concurso especial é voluntário, tanto para os alunos como para as instituições. Segundo projeto de decreto-lei em discussão prevê que as candidaturas dos alunos do ensino profissional sejam feitas da mesma forma que as restantes, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior.
www.comumonline.com
O acesso ao ensino superior para os alunos desta via de ensino é voluntário, podendo realizar os exames se assim o desejarem. O mesmo se procede para as instituições, que caso aderissem poderiam, ou não, criar formas de acesso específicas.
O site é o único até agora que detalha a situação.
Agora caso não seja voluntária, esta forma de acesso, pode não ser justa para aqueles alunos que têm uma média de curso e de PAP baixa. Pelo que apenas por meio de exame, o aluno sempre pode subir. E o aluno pode correr o risco de não entrar, pois a nota do curso e a PAP são fixas.
Eu que vim do profissional, não pude melhorar a nota do curso, não é permitido, a nota que se tem nos módulos é a que fica.
Esta situação poderia ter sido evitada, se desde a criação do ensino profissional, que já vai do século passado, se tivessem inserido as disciplinas que são dadas no ensino regular.mas sempre com caráter opcional, pelo menos escolhiam 2 para estudarem( uma trienal e outra bienal). O que poderá acontecer daqui para a frente, é o ensino superior começar a parecer-se com o ensino secundário, pois daqui a nada qualquer aluno pode entrar na faculdade.