Cursos Profissionais

Maria_Beatriz_Eusébio

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2015
Boas!

Tenho uma amiga minha que está neste momento em Humanidades no 10º ano, no entanto a média dela não está a ser do seu agrado e correspondente ao curso que ela gostaria de seguir no ensino superior, neste caso, Psicologia.

Ela veio me pedir ajuda sobre quais os cursos profissionais em que ela pode entrar agora para que no futuro possa ingressar num curso superior de Psicologia. Será que me podem ajudar a mim para a poder ajudar?

Obrigada e aguardo respostas!

Olá @Beatriz Ferreira!

Neste momento a maioria das universidades aceita que se entre no curso de Psicologia com o exame de Português ou Biologia e Geologia ou Matemática aplicada às ciências sociais... É uma questão de se ver no site das universidades quais os exames que as universidades que lhe interessam pedem, para serem utilizados como provas de ingresso. A partir daí é importante escolher um curso profissional que lhe dê a oportunidade de estudar as disciplinas às quais terá que fazer exames.

Boas, estou a frequentar um curso profissional, mas pretendo entrar na universidade de medicina, o que tenho que fazer para fazer os exames nacionais e onde os posso fazer?

Boas, estou a frequentar um curso profissional, mas pretendo entrar na universidade de medicina, o que tenho que fazer para fazer os exames nacionais e onde os posso fazer?
Bom dia,

Tens de te inscrever numa escola secundária e realizá-los nessa mesma escola.
O prazo de inscrições para este ano já terminou mas ainda te podes inscrever pagando uma multa de 25€.

Joana

Eu estava a pensar entrar nos novos cursos superiores profissionais alguem tem uma opniao sobre isso, o que acham devo optar por um desses cursos ou licenciatura?

Eu estava a pensar entrar nos novos cursos superiores profissionais alguem tem uma opniao sobre isso, o que acham devo optar por um desses cursos ou licenciatura?

Pelo que sei o ano anterior era chamados os "CETS" no qual tem duração de 1 ano e meio, 1ª de teoria e 6 meses de estagio no qual tem entrada para directa para a universidade mas isso são não quer dizer que entres porque são escolhidos os melhores se for a melhor não ah problema deves entrar senão ficas apenas com o curso nível 5.

Pelo que sei o ano anterior era chamados os "CETS" no qual tem duração de 1 ano e meio, 1ª de teoria e 6 meses de estagio no qual tem entrada para directa para a universidade mas isso são não quer dizer que entres porque são escolhidos os melhores se for a melhor não ah problema deves entrar senão ficas apenas com o curso nível 5.
Atenção que os CETs irão continuar a existir em paralelo com os novos CTSP. ;)

Já agora alguém sabe dizer para quem 12º profissional tem que fazer exame a português a nota tem que ser 9.5 obrigatória a prova não é de ingresso

Boa tarde , conclui o ano passado o meu Curso Profissional de Desporto submeti-me a exame de Português e passei na 2 fase... Este ano submeti-me novamente aos exames nacionais fui obrigado a inscrever-me a dois exames escolhi Português e Biologia. Depois caso queira posso-me candidatar com o exame do ano passado? Esta é a minha dúvida visto que este ano é necessário fazer 2 exames.. Obrigado!

Fiz o 12º profissional a prova de ingresso que preciso é mat mas como sou profissional tenho que fazer português também a mat sei que tenho que tirar 9.5 a português também?

Fiz o 12º profissional a prova de ingresso que preciso é mat mas como sou profissional tenho que fazer português também a mat sei que tenho que tirar 9.5 a português também?
Não, não tens que tirar qualquer nota mínima a Português, só precisas garantir que a CFCEPE e a prova de ingresso têm no mínimo 9,5.

JoanaLima pode esclarecer a minha dúvida por favor? Obrigado ;)
Desculpa, "atropelei" a tua questão.

Boa tarde , conclui o ano passado o meu Curso Profissional de Desporto submeti-me a exame de Português e passei na 2 fase... Este ano submeti-me novamente aos exames nacionais fui obrigado a inscrever-me a dois exames escolhi Português e Biologia. Depois caso queira posso-me candidatar com o exame do ano passado? Esta é a minha dúvida visto que este ano é necessário fazer 2 exames.. Obrigado!
Podes utilizar o exame do ano passado, só não podes é utiliza-lo como prova de ingresso na 1ª fase de candidaturas.

Desculpa, "atropelei" a tua questão.

Podes utilizar o exame do ano passado, só não podes é utiliza-lo como prova de ingresso na 1ª fase de candidaturas.

Ok muito obrigado pela resposta ;) Agora é estudar para tentar melhorar a nota! Tinha esta dúvida porque este ano as regras no Profissional mudaram ;)