Cursos Profssionais PAGOS para maiores de 18 anos?!?

draifetee

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2018
Boa noite, um amigo meu que frequenta um curso profissional e que está prestes a fazer 18 anos foi informado pela direção da sua escola que a partir do ano letivo seguinte terá que suportar ele mesmo os custos de transporte, alimentação, e dos módulos uma vez que será maior de idade na altura. A minha pergunta é, isto pode acontecer? Isto é possível?
Eu não sei a quem recorrer para obter esta informação e não a encontro em nenhum lado, supostamente é uma nova legislação... Alguém entendido na matéria pode-me esclarecer?

Obrigado desde já pelas respostas!

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, um amigo meu que frequenta um curso profissional e que está prestes a fazer 18 anos foi informado pela direção da sua escola que a partir do ano letivo seguinte terá que suportar ele mesmo os custos de transporte, alimentação, e dos módulos uma vez que será maior de idade na altura. A minha pergunta é, isto pode acontecer? Isto é possível?
Eu não sei a quem recorrer para obter esta informação e não a encontro em nenhum lado, supostamente é uma nova legislação... Alguém entendido na matéria pode-me esclarecer?

Obrigado desde já pelas respostas!
Se o aluno for já maior no inicio do ano letivo, tem de pagar, sim, o seguro escolar, cada módulo e qualquer outro custo, que até ao momento era assegurado pela escola por estar na escolaridade obrigatória.

draifetee

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2018
Se o aluno for já maior no inicio do ano letivo, tem de pagar, sim, o seguro escolar, cada módulo e qualquer outro custo, que até ao momento era assegurado pela escola por estar na escolaridade obrigatória.
Mas e se ele não completar os 18 até começar o ano? Se fizer a meio de Dezembro por exemplo esse caso ainda se aplica ou será apenas no ano seguinte?
Ou por exemplo se tiver o primeiro escalão, também terá que pagar?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mas e se ele não completar os 18 até começar o ano? Se fizer a meio de Dezembro por exemplo esse caso ainda se aplica ou será apenas no ano seguinte?
Ou por exemplo se tiver o primeiro escalão, também terá que pagar?
Depois do início do ano, já não paga, muitos alunos fazem 18 anos no 12º ano e não cobram nada. Segundo o que eu estive a pesquisar, continuará, em princípio, a poder usufruir dos apoios que tinha, mas não sei se se estende para os custos da inscrição, por isso aconselho a se informar no gabinete de apoio escolar ou na secretária da escola sobre isso. Ou se o teu amigo não ficar satisfeito, junto da própria Segurança Social.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Fazer 2 cursos em simultâneo Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
andrefqantunes Transferências de cursos no IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
G Cursos de maior empregabilidade Ciências 2
M Cursos com mais equivalências a Biologia Ciências 2
B Economia vs cursos mais específicos? Ciências Económicas e Empresariais 3
S Cursos semelhantes a Línguas e Relações Empresariais Humanidades, Secretariado e Tradução 1
S Prova Variante Psicologia - Cursos Profissionais Concursos e Regimes Especiais 0
S Documentos a apresentar dos cursos TESP Concurso Nacional e Locais - Público 4
C Ajuda na escolha/ordenação dos cursos superiores Candidatos 2020/2021 8
G Cursos Científico-Humanísticos (escolha no 9° ano)! Ensino Secundário 9
S Candidatura a vários cursos Concurso Nacional e Locais - Público 2
G IST Informações sobre os Cursos do IST da ULisboa Universidade de Lisboa 3
G Cursos de preservação de espécies Ciências 4
P Saídas dos cursos Ensino Superior 1
JoãoRafaelRocha Cursos/ faculdades/ Bolsa Candidatos 2020/2021 2
Mara Mota Qual devo colocar em primeiro nas opções de cursos? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B 2 cursos, 2 bolsas? Bolsas e Residências 3
Gabriel Molina Cursos para Engenheiro Químico Inglaterra. Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
G Cursos relacionados com a parte humana Saúde 2
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
V Exames para cursos profissionais Concursos e Regimes Especiais 5
Carol331 Cursos de Ciências da Comunicação em Lisboa Ciências Sociais e Serviços 1
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
Daniel Salgado Cursos de Saúde Saúde 4
S Cursos TeSP e melhorias Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
M Cursos Científico-Tecnológicos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
S algumas duvidas sobre cursos do ensino superior (conselhos) Ensino Superior 4
F Cursos disponíveis sem exame de físico-química Ensino Secundário 9
I Sistema Nervoso (dúvidas sobre cursos) Saúde 1
Riemann fanboy Melhores cursos de artes Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Marinhaaas Cursos Profissionais - Exame de Português como Prova de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
C Cursos com equivalências para engenharia biológica Tecnologias 1
L Pedir mudança de curso para 2 cursos diferentes Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Cursos alternativos para concluir o secundário Ensino Secundário 2
niitx210 Opiniões cursos Fisioterapia / Termalismo Saúde 0
C Equivalências em cursos de Línguas Humanidades, Secretariado e Tradução 0
A cursos com equivalências para medicina dentária Saúde 3
D salvar cursos Concurso Nacional e Locais - Público 1
V Cursos para se ser docente no ensino secundário Educação 22
João_Melo332 Médias dos seguintes cursos Concurso Nacional e Locais - Público 1
A UPorto Cursos na Universidade do Porto Universidade do Porto 1
J Escolha de cursos Ciências 1
M Bioengenharia: cursos para equivalência Tecnologias 3
D Quais são os novos cursos para o ano letivo 2019/2020? Concurso Nacional e Locais - Público 1
G Cursos Preparatórios em Coimbra Ensino Secundário 1
C Candidatura Titulares de outros cursos superiores: licenciatura ou mestrado? Concursos e Regimes Especiais 1
A Cadeias dos seguintes cursos: Ensino Superior 8
Couchinho ESMAD Feedback ESMAD Cursos de Fotografia e TCAV Instituto Politécnico do Porto 9
M humanidades e cursos superiores Ensino Secundário 2
BUBARITA Cursos de Desenho, Arte Multimédia e Belas Artes em Lisboa Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2